Quais são os tipos de sonetos?

Perguntado por: Renato Amaral  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (55 avaliações)

Há três tipos de soneto: o petrarquiano, o monostrófico e o estrambólico.

Quais tipos de soneto existem?

Pode ser apresentado em três formas de distribuição dos versos:
  • Soneto italiano ou petrarquiano: apresenta duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas de três versos (tercetos);
  • Soneto inglês ou Shakespeariano: três quartetos e um dístico;
  • Soneto monostrófico: Apresenta uma única estrofe de 14 versos:

Quais os tipos de sonetos e suas característica?

Soneto petrarquiano ou italiano: possui duas estrofes de quatro versos (denominados quartetos) e duas de três versos (denominados tercetos); Soneto inglês ou Shakespeariano: esta forma de soneto apresenta três quartetos e um dístico; Soneto monostrófico: estrutura composta por uma única estrofe de 14 versos.

Como classificar soneto?

Assim, de acordo com o número de versos que compõem uma estrofe, elas são classificadas em:
  1. 1 verso: Monóstico.
  2. 2 versos: Dístico.
  3. 3 versos: Terceto.
  4. 4 versos: Quarteto ou Quadra.
  5. 5 versos: Quintilha.
  6. 6 versos: Sextilha.
  7. 7 versos: Septilha.
  8. 8 versos: Oitava.

Quais são as partes do soneto?

O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos). Todos os versos possuem dez sílabas poéticas, chamadas de decassílabos.

O QUE É SONETO ?

27 questões relacionadas encontradas

O que é uma estrofe e um verso?

O verso corresponde a cada uma das linhas formam um poema. Já a estrofe é um conjunto de versos com sentido completo. O verso é o elemento que define a poesia, por oposição à prosa. Versos livres (irregulares) são aqueles que não possuem o mesmo número de sílabas no poema, que não seguem uma restrição métrica.

Como contar as sílabas de um soneto?

Regras de metrificação de versos
  1. Conta-se da primeira sílaba da primeira palavra até a sílaba tônica da última palavra do verso; o que vier depois é ignorado. ...
  2. Quando uma palavra termina em vogal e a palavra seguinte começa em vogal, as sílabas em que essas vogais estão se juntam e contam como uma só.

Como saber se um poema é um soneto?

O poema é um tipo textual estruturado em versos e que pode conter rimas e metrificação. O soneto é um tipo de poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. Já a poesia é a própria forma de arte, podendo ser expressa pela pintura, fotografia, músicas e textos.

O que são sonetos brancos?

Versos brancos são versos que possuem métrica, mas não utilizam rimas. Desde o século XVIII temos como exemplo o poema "O Uraguai" (1769) de Basílio da Gama e no século seguinte os românticos também o empregaram como Álvares de Azevedo e Fagundes Varela.

O que é soneto é um exemplo?

Soneto é um poema de forma fixa que se apresenta com 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. De acordo com pesquisadores, o soneto foi criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374). A palavra soneto significa “pequena canção”, ou, de forma literal, “pequeno som".

O que é um soneto camoniano?

O soneto escrito em língua portuguesa, depois de Luís de Camões, constitui sempre forma ético-estética que responde – retomando, negando, transformando – ao nome mais tradicional da lírica lusófona. ... Elegemos dois poemas como centrais em nossa análise: “Bilacamonia” (1981) e “Soneto Bocágico-Camônico” (1999).

O que é rima interna e externa?

Rima externa: ocorre no fim do verso, ex.: “E em louvor hei de espalhar meu canto / E rir meu riso e derramar meu pranto” (Vinícius de Moraes); Rima interna: que ocorre no interior do verso, ex.: “A bela bola do Raul / Bola amarela” (Cecília Meireles).

Como podemos identificar um poema?

O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.

Quais são as características de um poema?

Características do poema

O poema geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes. O verso é cada uma das linhas de um poema. Já a estrofe é um conjunto de versos. ... Isto é: para que um texto possa ser chamado de poema ele não precisa ter versos, estrofes, rimas e métrica.

Como podemos diferenciar um poema de outros tipos de textos?

O poema: Elemento pertencente ao gênero lírico, o poema é um gênero textual que apresenta características que permitem identificá-lo entre os demais gêneros: é um texto composto em versos e estrofes, em uma oposição aos textos compostos em prosa (textos escritos em parágrafos, ou seja, em linhas longas).

Como identificar sílabas poéticas?

As definições da contagem dos versos variam de acordo com a quantidade de sílabas poéticas, podendo ser:
  1. 1 sílaba: verso monossílabo.
  2. 2 sílabas: verso dissílabo.
  3. 3 sílabas: verso trissílabo.
  4. 4 sílabas: verso tetrassílabo,
  5. 5 sílabas: verso pentassílabo, mais conhecido como redondilha menor.
  6. 6 sílabas: verso hexassílabo.

Como contar as sílabas de um haicai?

A contagem de sílabas deve obedecer à tradição métrica portuguesa. Isto significa contar apenas até a sílaba tônica da última palavra do verso. Além disso, através do processo de elisão, fundem-se as vogais de sílabas vizinhas, de acordo com a pronúncia.

Qual o número de sílabas Metricas nos versos do soneto?

No que diz respeito ao seu formato, o soneto é composto de 14 versos divididos em quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos, organizados pela métrica, isto é, número igual de sílabas poéticas. Normalmente os sonetos são compostos por dez sílabas poéticas, denominados versos decassílabos.

Como explicar o que é estrofe?

O que é uma estrofe? Na composição de um texto poético, como é o caso das letras de músicas e os poemas, a estrofe corresponde a um conjunto de dois ou mais versos. A estrofe, então, é uma seção de versos agrupados, constituindo assim um poema completo.

Como contar estrofes e versos?

Estrofe e Tipos de Estrofes
  1. Monóstico: estrofe de 1 verso.
  2. Dístico: estrofe de 2 versos.
  3. Terceto: estrofe de 3 versos.
  4. Quarteto ou Quadra: estrofe de 4 versos.
  5. Quintilha: estrofe de 5 versos.
  6. Sextilha: estrofe de 6 versos.
  7. Septilha: estrofe de sete versos.
  8. Oitava: estrofe de 8 versos.

O que é estrofe resposta?

Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que organizam a estrutura composicional de textos/gêneros discursivos poéticos, como os poemas e as letras de músicas.

Como identificar uma estrofe?

Classificação das Estrofes
  1. Monóstico: estrofe formada por um verso.
  2. Dístico ou Parelha: estrofe formada por dois versos.
  3. Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos.
  4. Quarteto ou Quadra: estrofe formada por quatro versos.
  5. Quintilha, Quinteto ou Pentástico: estrofe formada por cinco versos.

O que é 3 estrofes e 4 versos?

Tipos de Estrofe

Terceto: estrofe de 3 versos. Quarteto ou Quadra: estrofe de 4 versos. Quintilha: estrofe de 5 versos.

O que é estrofe de um poema exemplo?

São linhas de um poema

O grupo de vários versos com sentido completo é denominado de estrofe. ... A frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá tenho a mulher que eu quero" é outro verso. Essa estrofe apresenta um conjunto de quatro versos.

Artigo anterior
É possível morrer de asma?
Artigo seguinte
Quais tipos de água mineral existem?