Quais são os tipos de RNA durante a síntese proteica e quais as suas funções?

Perguntado por: David Álvaro Miranda  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)

Para que a síntese de proteínas ocorra, é necessária a ação do RNA mensageiro (mRNA), RNA ribossômico (rRNA) e RNA transportador (tRNA): rRNA - Esse RNA é responsável por formar os ribossomos, o local onde ocorre a síntese proteica.

Quais são os tipos de RNA e suas funções?

Os principais tipos de RNA são o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico. Esses três tipos desempenham papel fundamental no processo de síntese proteica. O RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico que está relacionado diretamente com o processo de síntese de proteínas.

Quais as funções do RNA mensageiro transportador e Ribossômico?

RNA Ribossômico (RNAr): recebe esse nome pois é o principal constituinte dos ribossomos. Ele possui o maior peso, sendo o principal responsável pela síntese de proteínas. RNA Mensageiro (RNAm): junto ao RNA ribossômico, ele auxilia na síntese de proteínas, orientando a ordem dos aminoácidos para a formação proteica.

Qual é a função do RNA mensageiro?

RNAm (RNA mensageiro): transmite a mensagem genética para os ribossomos, indicando quais os aminoácidos e qual a sequência que devem compor as proteínas.

Qual é a função do RNA transportador?

O RNA transportador (RNAt) também é produzido a partir de uma fita do DNA. Esse RNA é assim chamado porque ele é o responsável por transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde haverá de fato a síntese das proteínas.

Síntese Proteica (Parte 1) - Transcrição | Prof. Samuel Cunha

45 questões relacionadas encontradas

O que é o RNA?

O RNA é um ácido nucleico que se relaciona com a síntese de proteínas. Existem três tipos de RNA: o mensageiro, o transportador e o ribossômico. O RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico, assim como o DNA. Essa molécula apresenta informações com as quais é possível coordenar a produção de proteínas.

Quais são os tipos de RNA produzidos dentro das mitocôndrias?

RNA ribossômico (RNAr) e RNA transportador (RNAt)

Onde é produzido o RNA ribossômico?

O RNA ribossômico (RNAr) é sintetizado em segmentos de DNA de locais específicos de certos cromossomos, em áreas denominadas regiões organizadoras de núcleo.

Como é produzido o RNA mensageiro?

É sintetizado a partir de uma cadeia molde de DNA e ribonucleotídeos livres através do processo de transcrição gênica. Os segmentos do DNA molde para a síntese do RNAm localizam-se em diversos cromossomos das células, na maioria das vezes separados por longos segmentos de DNA não codificante.

Como os RNAS são formados?

Tem mais depois da publicidade ;) O RNA é formado por uma cadeia de nucleotídeos. Cada um desses nucleotídeos constitui-se de um grupo fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada. No RNA, o açúcar é a ribose, e as bases nitrogenadas são a adenina, guanina, citosina e uracila.

Qual é a diferença entre o DNA é o RNA?

O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

O que é o DNA é o RNA?

DNA e RNA são ácidos nucléicos que possuem diferentes estruturas, mas que apresentam funções indispensáveis para o metabolismo e a reprodução de um organismo. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas.

Onde pode ser encontrado o RNA?

Por essa razão, é comum encontrar na literatura a sigla ARN para se referir ao RNA. Assim como todos os tipos de ácidos nucléicos, essa molécula é composta de nucleotídeos, podendo ser encontradas no núcleo e espalhadas por todo o citoplasma da célula.

Onde pode ser encontrado o DNA é o RNA?

Existem dois tipos de ácidos nucleicos, o DNA (sigla em inglês de desoxiribonucleic acid) ou ADN (ácido desoxirribonucleico), que além do núcleo, pode ser encontrado na mitocôndria e no cloroplasto, e o RNA (sigla em inglês de ribonucleic acid) ou ARN, (ácido ribonucleico), que além do núcleo, pode ser encontrado no ...

Onde pode ser encontrado o DNA?

É por isso que dizemos que o DNA contém todas as informações de um organismo, porque é nele que encontramos o código necessário para a produção de cada proteína do nosso corpo. O DNA é encontrado nos cromossomos de nossas células e nas nossas mitocôndrias.

Qual base nitrogenada diferencia o DNA do RNA?

O DNA e o RNA diferenciam-se pela pentose, que, no DNA, é desoxirribose e, no RNA, é a ribose, e nas suas bases nitrogenadas (timina - DNA e uracila - RNA).

Que tipo de molécula é o DNA?

Assim como o RNA, o DNA é um polímero formado por nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. No caso do DNA, o açúcar é uma desoxirribose e as bases nitrogenadas podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) ou timina (T).

Quais as principais diferenças entre a molécula de DNA e RNA por que ambas têm um caráter ácido?

Qual a diferença entre dna e rna? A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.

Porque o RNA não tem timina?

Devido à uracila ser encontrada somente no RNA, ela é mostrada apenas ligada à D-ribose, mas nunca à 2-desoxi-D-ribose; Devido à timina ser encontrada só no DNA, ela se mostra apenas ligada à 2-desoxi-D-ribose, e nunca à D-ribose.

Quais são as bases nitrogenadas que formam o RNA?

O RNA se difere do DNA principalmente pela estrutura, já que ele possui uma única fita formada por uma pentose (ribose), um ácido fosfórico e as bases nitrogenadas de adenina, guanina, citosina e uracila.

Quais são as bases nitrogenadas do RNA Brainly?

É composto por uma única cadeia de nucleotídeos. Entretanto, diferente do DNA, as bases nitrogenadas do RNA são a adenina (A), a guanina (G), a citosina (C) e a uracila (U), esta última substituindo a timina (T) presente na molécula de DNA.

Quais são os 5 tipos de bases nitrogenadas?

Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos) Um grupamento fosfato.
...
Bases Nitrogenadas
  • » Adenina (A)
  • » Guanina (G)
  • » Citosina (C)
  • » Timina (T)

Qual dessas bases nitrogenadas não é encontrada na molécula de RNA?

Citosina, timina e uracila são pirimidinas, enquanto a adenina e a guanina são purinas. No DNA, estão presentes as bases nitrogenadas citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, por sua vez, a timina está ausente e, no seu lugar, encontramos a uracila.

Porque timina vira uracila?

De fato a Timina tem outro nome, assim como quase tudo na biologia. O seu segundo nome é 5'-metil-uracila. O que você pode tirar daí é que a Timina nada mais é que uma Uracila que possui um grupamento Metil no 5º carbono de sua cadeia! Então pode se dizer que o DNA tem uma 'uracila' modificada, chamada TIMINA!

Qual é a função da timina?

Uma das quatro bases nitrogenadas contidas nos ácidos nucleicos e que intervêm no código genético. O que é Timina? O ácido desoxirribonucleico, ou DNA, é o que os genes são feitos.

Artigo anterior
O que é locuções prepositivas exemplos?
Artigo seguinte
O que é o artigo 329?