Quais são os tipos de pregão eletrônico?

Perguntado por: Matilde Núria Machado Moura  |  Última atualização: 29. November 2024
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

  • 1 - PREGÃO ELETRÕNICO – PROCEDIMENTOS COMUNS. ...
  • 1 - PREGÃO ELETRÕNICO – PROCEDIMENTOS COMUNS. ...
  • 3 - PREGÃO ELETRÔNICO PARA SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO (SISRP) ...
  • 4 - PREGÃO ELETRÔNICO POR MAIOR DESCONTO. ...
  • 5 – PREGÃO ELETRÔNICO PREÇO GLOBAL (LOTE) ...
  • 1 - PREGÃO ELETRÕNICO – PROCEDIMENTOS COMUNS. ...
  • 2.1 - Fase de Análise de Propostas.

O que é modalidade pregão eletrônico?

O pregão eletrônico é uma modalidade de licitação cuja negociação ocorre inteiramente pela internet e seu objetivo principal é promover a competitividade e a transparência nas compras públicas.

Quais são as fases do pregão eletrônico?

Compreende as seguintes etapas: Operação, etapa de lances, visualização de propostas, aceitação de propostas, habilitação de fornecedores, abertura/fechamento de prazo para o registro da intenção de recursos, juízo de admissibilidade, encerramento da sessão pública.

Quais as principais características do pregão eletrônico?

No pregão eletrônico, o processo ocorre pela internet. Ou seja, as empresas dão seus lances em sessão pública eletrônica. Para isso, os licitantes devem se cadastrar no site para uma determinada licitação de seu interesse. Feito isso, é possível cadastrar seus respectivos valores e fazer lances para vencer a licitação.

Qual o objetivo do pregão eletrônico?

Objetivos do Pregão Eletrônico

Incrementar a competição; Simplificar o processo de aquisição de bens e serviços comuns e estabelecer melhores controles gerenciais das despesas.

Os 3 tipos de Pregão na Nova Lei de Licitações

42 questões relacionadas encontradas

Quais os princípios do pregão eletrônico?

2º O pregão, na forma eletrônica, é condicionado aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, do desenvolvimento sustentável, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo, da razoabilidade, da ...

Quando o pregão eletrônico é obrigatório?

A obrigatoriedade do pregão estendeu-se, com o Decreto Federal n° 5.504 de 5 de agosto de 2005, a todos aqueles que realizarem aquisições/contratações utilizando recursos voluntariamente repassados pela União, abrangendo, inclusive, entes privados que tenham recebido recursos da União através de transferência ...

Qual a diferença entre pregão eletrônico e licitação?

A diferença entre licitação e pregão é que a licitação dá nome ao processo que acordará o fornecimento de produto ou serviço da empresa para o Estado, enquanto o pregão é uma das ferramentas disponíveis para colocar a licitação em prática.

Qual o prazo do pregão eletrônico?

O prazo de validade das propostas é de 60 dias, se outro não estiver estipulado no edital, conforme art. 6º da Lei 10.520/02. Deve a Administração, caso fixe prazo superior aos 60 dias, atender ao princípio da razoabilidade, de forma a não fixar prazo excessivo ou abusivo.

Qual a vantagem do pregão eletrônico?

JáLorenzi e Willig (2016) as vantagens do pregão eletrônico são a redução de custos para os licitantes, uma vez que não é necessária a presença física, redução dos valores finais de compra, economia de tempo, desburocratização, tendo em vista a sequência diferenciada das demais modalidades licitatórias, transparência, ...

Como fica o pregão eletrônico com a nova Lei de licitações?

A nova sistemática de envio de documentos se confirma, ao visitar o Manual do Pregão Eletrônico pela Lei n.º 14.133/2021 - Visão Fornecedor (2022, p. 20), que diz: “não há mais o campo para envio de documentos de habilitação.

Como fazer um pregão eletrônico?

Para se cadastrar no Comprasnet, o fornecedor deverá acessar o sítio www.comprasnet.gov.br ou www.comprasgovernamentais.gov.br na área Fornecedor, clicar em “Cadastro”, conforme Figura 1. O sistema exibirá tela com informações sobre o cadastro no Comprasnet. O fornecedor deverá selecionar a opção desejada.

Quais são as 5 modalidades de licitação?

Modalidades de Licitação
  • Concorrência.
  • Tomada de preços.
  • Convite.
  • Concurso.
  • Leilão.

Onde se aplica o pregão?

Em virtude de ser aplicado em compras de bens e serviços comuns, ou seja, não especializados nem complexos, de qualquer valor, o pregão é a categoria de licitação utilizada com mais frequência pelos órgãos públicos.

Por que se chama pregão?

Entretanto, a origem étimo do vocábulo “pregão”, segundo (De Plácido e Silva 2007), vem do latim preconium, depraeconari, que significa apregoar, proclamar.

O que é pregão exemplo?

Podemos definir o pregão como a modalidade de licitação destinada à contratação de bens e serviços comuns, inclusive os de engenharia, sem quaisquer limites de valor. A disputa ocorre em sessão pública, na forma presencial ou eletrônica.

Como 6 a modalidade O pregão é regido pelo decreto?

6o do Decreto no 5.450/2005. RESUMINDO: O Pregão é uma modalidade de licitação, passível de utilização por to- dos os entes federados (em alguns casos obrigatório), para a aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor da contratação.

Qual o tipo de licitação da modalidade pregão?

O Pregão é uma modalidade de licitação, passível de utilização por todos os entes federados (em alguns casos obrigatório), para a aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor da contratação. A disputa entre os licitantes é feita por meio de propostas e lances em sessão pública.

Em que situações o pregão não pode ser utilizado?

Por outro lado, o pregão não pode ser utilizado para contratações de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual e de obras e serviços de engenharia, com exceção dos serviços comuns de engenharia (previsão do parágrafo único do artigo 29 da Lei nº 14.133/2021).

O que é vedado no pregão?

Vedação de Exigências na modalidade Pregão

c) pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

Quando não usar pregão?

A licitação na modalidade de pregão, na forma eletrônica, não se aplica às contratações de obras de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral.

Qual é o salário de um pregoeiro?

Qual é o salário de Pregoeiro? O salário médio nacional de Pregoeiro é de R$3.304 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Pregoeiro na sua região. As estimativas de salários têm como base os 44 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Pregoeiro.

Qual o decreto que regulamenta o pregão eletrônico?

DECRETO Nº 3.697, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2000

2º da Medida Provisória nº 2.026-7, de 23 de novembro de 2000, que trata do pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Quem pode participar pregão eletrônico?

R – Tanto a pessoa jurídica como a pessoa física, podem participar de Pregão Eletrônico. 1.10 - Como proceder para consultar os Fornecedores que realizaram download do edital, para um determinado Pregão ?

Artigo anterior
Como medir centímetros na régua?
Artigo seguinte
Como é formada a imagem em espelhos esféricos?