O que diz a filosofia de Platão?
Perguntado por: Flávio Samuel de Fonseca | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (13 avaliações)
Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.
O que é filosofia de acordo com Platão?
Para Platão, a Φιλοσοφία significa posse ou aquisição de um conceito que seja ao mesmo tempo o mais válido e o mais amplo possível. “O objetivo da filosofia é o de elevar a alma à contemplação do mais perfeito do seres”, diz o filósofo. Além disso, o uso desse conhecimento deve ser realizado em benefício do homem.
Qual foi a principal ideia de Platão?
A principal ideia de Platão envolve a defesa da teoria de um mundo das ideias onde estão os exemplares perfeitos e completos de tudo o que percebemos pelos sentidos.
Qual foi a importância de Platão para a filosofia?
O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental.
Qual a filosofia da filosofia?
A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação. Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Principais ideias do Filósofo Platão (2013) - Prof. Lúcia Helena Galvão de Nova Acrópole
Como a Filosofia é definida?
A filosofia hoje consiste em reflexões que direcionam o indivíduo para padrões de comportamento que ele julga ser ético.
Como a Filosofia pode ser definida?
A Filosofia é uma área do conhecimento que coloca em questão o próprio conhecimento. Os filósofos, desde a Antiguidade, tentaram entender o mundo e tudo o que há nele, seja concreto, seja abstrato, de maneira conceitual.
Quais são os três pensamentos filosóficos de Platão?
Das atividades da Academia a filosofia fundamentalmente filosofar. Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser).
Por que o pensamento de Platão é importante até hoje para o mundo?
Platão contribuiu de forma significativa para o pensamento humano ao elaborar obras em que discutiu temas de importância por meio de diálogos, o que, por si só já é um importante legado pois celebra a necessidade da troca, da interação, da comunicação e do embate inteligente de ideias.
Qual foi a importância de Aristóteles para a filosofia?
Aristóteles foi um importante filósofo para a Grécia Antiga e para o Ocidente em geral, visto que a importância dada por ele ao conhecimento empírico e as suas classificações sistemáticas do conhecimento muito influenciaram a Filosofia Escolástica e Moderna e as ciências modernas que surgiram a partir do século XVI.
Qual era o pensamento de Platão sobre a política?
O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno.
O que é que a filosofia estuda?
A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área.
O que é a realidade para Platão?
Para Platão, a realidade por nós percebida (Mundo Sensível) é uma expressão ilusória e imperfeita, é apenas fenômeno, expressão rudimentar das coisas perfeitas que estão no Mundo Inteligível. A partir da idéia pode-se "deduzir" o fenômeno.
Qual a importância de Platão para o racionalismo?
Platão era o que chamamos de inatista. Ele acreditava que o conhecimento era inato ao ser humano (já nascia com ele), mas de uma forma ainda embaçada, esquecida. O ser humano, por meio do processo de educação, desenvolveria e redescobriria esse conhecimento escondido em sua memória.
Quais são as três partes da alma de acordo com Platão explique as?
Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...
Quais eram os pensamentos de Sócrates Platão e Aristóteles?
Uma é a idealista, que partiu de Platão (427-347 a.C.), seguidor de Sócrates. Ao distinguir o mundo concreto do mundo das idéias, deu a estas status de realidade; e a outra é a realista, partindo de Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão que submeteu as idéias, às quais se chega pelo espírito, ao mundo real.
O que caracteriza a filosofia idealista de Platão Porquê?
Platão afirmou a existência de duas realidades distintas: a realidade material ou sensorial e a realidade ideal. A realidade ideal seria um todo complexo contendo todas as ideais, conceitos e formas de maneira perfeita, eterna e imutável. A realidade material seria apenas a cópia imperfeita daquela realidade ideal.
Porque é que a Filosofia tem muitas definições?
Ao confrontarmo-nos com esta questão concluímos que existe não uma filosofia mas várias filosofias ou seja várias definições para filosofia pois cada pessoa tem um conceito diferente sobre o Mundo, daí nós termos que aprofundar mais a História da Filosofia.
Qual a origem e a definição da Filosofia?
A palavra filosofia vem do grego philosophia e significa: philo- amizade, amor, afeição e sophia - sabedoria. Portanto, a filosofia significa o respeito, amor e apreço pelo saber. O termo filosofia foi cunhado pelo matemático e filósofo Pitágoras a partir da junção das palavras philo e sophia.
O que é Filosofia e qual a sua origem?
A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. É a Pitágoras de Samos (571 a.C. – 496 a.C.) que se atribui a invenção da palavra.
Como a Filosofia explica o mundo?
Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. Ela pode se voltar para qualquer objeto: pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana.
Qual é a principal característica do Saber da Filosofia?
A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.
Qual o papel primordial da Filosofia?
Ele explica que a grande procura dos primeiros filósofos era a busca da verdade de modo racional. Antes do aparecimento da ciência como a temos hoje, a filosofia foi a única forma de conhecimento no mundo durante muitos séculos. Os filósofos tratavam o conhecimento de forma geral e explicavam um pouco sobre tudo.
Quais são as duas realidades apontadas pelo filósofo Platão?
Com essa alegoria, Platão divide o mundo em duas realidades: o sensível, que é percebido pelos cinco sentidos, e o inteligível (o mundo das ideias), que se alcança apenas com a racionalidade, o pensamento puro, livre das 'trapaças' dos sentidos.
Quais assuntos A filosofia estuda?
- História da Filosofia.
- Teoria do Conhecimento.
- Ética.
- Lógica.
- Problemas Metafísicos.
- Filosofia Política.
- Filosofia da Ciência (Epistemologia)
- Estética.
Como fazer a apresentação dos resultados de uma pesquisa?
O que as pessoas preferem gatos ou cachorros?