Quais são os tipos de poluição radioativa?

Perguntado por: Sofia Mafalda Ferreira de Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (56 avaliações)

O tipo de lixo gerado é chamado de lixo radioativo ou nuclear. Um bom exemplo de poluição radioativa são as bombas nucleares sendo o principal componente combustível o urânio. Além dele, outros gases e elementos tóxicos são liberados durante os acidentes nucleares: estrôncio, iodo, césio, cobalto, plutônio.

O que é poluição radioativa?

A poluição radioativa, ou nuclear, é considerada por muitos estudiosos do ramo como o tipo mais perigoso de poluição. Ela é proveniente da radiação, que é um efeito químico derivado de ondas de energia (sejam elas de calor, de luz ou de outras formas).

O que a poluição radioativa pode causar?

A poluição radioativa pode trazer consequências graves à vida dos seres humanos que são expostos a ela. Além de causar a morte, a exposição à poluição radioativa pode provocar o aparecimento de doenças graves (como tumores, lesões internas e infecções) e diversas deficiências.

Quais os elementos radioativos?

Elementos Radioativos da Tabela Periódica
  • Carbono (C)
  • Césio (Cs)
  • Cobalto (Co)
  • Estrôncio (Sr)
  • Iodo (I)
  • Plutônio (Pu)
  • Polônio (Po)
  • Rádio (Ra)

Quais são os lixos radioativos?

É chamado de lixo radioativo, ou lixo nuclear, todo material residual que possui elementos químicos radioativos em sua composição, send obtido ao final de processos que ocorrem em hospitais, usinas nucleares ou em centros de pesquisas.

Me Salva! ECO09 - Ecologia - Poluição por elementos radioativos

45 questões relacionadas encontradas

O que é considerado lixo radioativo e quais os tipos classificação do mesmo?

O lixo radioativo é o material proveniente de atividades nucleares. Lixo industrial é o resíduo gerado nas indústrias, que pode ser de plástico, vidro ou alumínio. O lixo orgânico é composto por restos de comida, sementes de frutas, dentre outros.

Qual a classificação dos resíduos radioativos?

Já os rejeitos radioativos das Classes 2.2 e 2.3 devem ser colocados em depósitos próximos à superfície ou em profundidade definida pela análise de segurança; rejeitos radioativos da Classe 2.4 devem ser depositados em formações geológicas com profundidade definida pela análise de segurança.

Qual é o elemento mais radioativo do mundo?

O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas.

Quais os principais tipos de radioatividade?

A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partícula — alfa (α) e beta (β); e onda eletromagnética — raios gama (γ).

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Quais as consequências do lixo radioativo?

Para nós humanos, pode causar mutações, deficiências, diversas patologias, por ser tóxico ao nosso organismo. E a consequência são patologias como infecções, hemorragia, cânceres, perturbações mentais, distúrbios respiratórios e circulatórios e deformidades crônicas.

Quais problemas causados pelo lixo radioativo?

Nos seres humanos, o contato e a contaminação com esse tipo de material radioativo pode ocasionar no desenvolvimento de inúmeras doenças graves, como câncer, mutações genéticas, destruição das células e, em casos extremos, a morte imediata.

Quais são os riscos dos elementos radioativos?

Ela é causada pela poluição gerada por radiação, que é o efeito da propagação da energia por ondas eletromagnéticas. Quando em contato com o ser humano, essa radiação é extremamente prejudicial à saúde e pode acarretar problemas graves como leucemia, câncer, perda de cabelo e muitas outras doenças.

O que é a poluição biológica?

A poluição física pode ser classificada em térmica, que é resultado do lançamento de água aquecida, e em poluição por resíduos sólidos. Por fim, a poluição biológica é aquela provocada pela contaminação por organismos patogênicos, tais como bactérias, vírus, protozoários e vermes.

O que é poluição radioativa o que aconteceu com a cidade em Chernobyl?

O acidente de Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986, quando o reator 4 da usina nuclear de Chernobyl explodiu e lançou material radioativo na atmosfera. Em virtude do acidente de Chernobyl, em 26 de abril de 1986, a cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia, foi abandonada.

O que é poluição e quais os tipos?

Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora. Trata-se de problemas socioambientais que prejudicam enormemente a qualidade de vida.

Quais são as três principais partículas de radiação?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

O que são radiação e radioatividade Cite exemplos?

Radioatividade é a emissão espontânea de radiação pelos núcleos dos átomos de determinados elementos. Perceba que falamos em radiação espontânea, ou seja, independe de estar ligado ou desligado. Um aparelho de raios-X emite radiação quando ligado, mas se o desligarmos a emissão cessa.

O que são as partículas alfa beta e gama?

Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

Qual é o elemento mais raro do mundo?

O astato é, portanto, o elemento mais raro na tabela periódica, porque é o mais difícil de produzir. Tão difícil de produzir, de fato, que os cientistas que o criaram em 1939 não puderam detectar sua existência diretamente e tiveram que recorrer a um truque.

Qual é o elemento mais pesado?

Na atual versão da tabela periódica, o elemento mais pesado, que figura em seu canto inferior direito, é o oganessônio (Og), de número atômico 118.

O quê polônio 204?

O polônio possui características que o tornam perfeito para ser usado em crimes de envenenamento. Por ser um emissor de partículas alfa, a radiação do elemento possui curto alcance, sendo incapaz de atravessar paredes.

Como são classificados os rejeitos ou resíduos radioativos?

Por norma da CNEN, os rejeitos são classificados em categorias segundo o estado físico, radiação, concentração e taxa de exposição na superfície do rejeito e determinam, ainda, se são de baixo, médio ou alto nível de radioatividade.

Quais são os 5 grupos de resíduos?

Classificação dos resíduos
  • Grupo A – Infectantes. ...
  • Grupo B - Químicos. ...
  • Grupo C - Radioativo. ...
  • Grupo D - Resíduos comuns. ...
  • Grupo E - Perfuro cortantes.

Qual a classificação de resíduos de acordo com a RDC 222 18 da ANVISA?

resíduos de serviços de saúde do Grupo D: resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares, elencados no Anexo I desta Resolução; LVIII.

Artigo anterior
Porque ocorreu o êxodo rural na Revolução Industrial?
Artigo seguinte
Como fazer um layout de produção?