Quais são os tipos de poesia de Gregório de Matos?

Perguntado por: Kevin Ângelo Paiva de Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (30 avaliações)

A obra de Gregório de Matos divide-se em três vertentes temáticas: poesia satírica, religiosa e lírica.

Quais são os poemas mais conhecidos de Gregório de Matos?

Poesias de Gregório do Matos
  • Inconstância das coisas do mundo! Nasce o Sol e não dura mais que um dia, ...
  • O todo sem a parte não é todo; A parte sem o todo não é parte; ...
  • Ó tu do meu amor fiel traslado. ...
  • Falsa gentileza vã, ...
  • As Cousas do mundo. ...
  • A Jesus Cristo Nosso Senhor. ...
  • Mandai-me Senhores, hoje. ...
  • SONETO VII.

Como está subdividida a poesia de Gregório de Matos?

Gregório de Matos Guerra (1636-1695) é o principal autor do Barroco brasileiro. Considerado o primeiro grande lírico nacional, sua poesia é dividida em lírica, sacra e satírica. ... Na satírica, elege como alvo os políticos, os religiosos e as mulheres – por isso recebeu a alcunha de “Boca do Inferno”.

Quais as características das poesias de Gregório de Matos?

Gregório de Matos Guerra é um poeta do barroco brasileiro, portanto, suas obras podem apresentar as seguintes características:
  • Fusionismo: harmonia entre os opostos.
  • Culto ao contraste: ...
  • Cultismo ou gongorismo: jogo de palavras.
  • Conceptismo ou quevedismo: jogo de ideias.
  • Morbidez.
  • Sentimento de culpa.

Como era a poesia lírica de Gregório de Matos?

O poeta lírico

Em sua produção lírica, Gregório de Matos se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza.

POEMAS ESCOLHIDOS - GREGÓRIO DE MATOS - RESUMÃO#16

16 questões relacionadas encontradas

O que é a poesia lírica?

Poesia lírica

É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. Aliás, o nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.

Qual as características dos poemas religioso?

Poesia religiosa ou sacra

Nesse sentido, a poesia gregoriana sustenta-se, na maior parte do tempo, entre o pecado e a necessidade de se redimir perante Deus. O eu lírico ajoelha-se e implora para que seus erros sejam perdoados.

Como se caracteriza a linguagem na poesia satírica de Gregório de Matos?

Em relação à vertente satírica, predomina, como traço caracterizador, o teor crítico aos vícios e costumes do brasileiro, mais precisamente da sociedade baiana, à hipocrisia do clero e à incompetência do administrador português.

Qual é a ideia central do poema de Gregório de Matos?

A poesia lírica

> A preocupação, de ordem filosófica, com a efemeridade das coisas e da vida é o tema de A Instabilidade das Cousas do Mundo e Inconstância dos Bens do Mundo.

Quais são as três principais temáticas da poesia de Gregório de Matos por qual motivo o poeta foi apelidado de Boca do Inferno?

A temática religiosa, a satírica e a amorosa. 2. Por qual motivo o poeta foi apelidado de “Boca do Inferno”? Pois ele fazia poemas criticando e satirizando pessoas influentes da Bahia.

Como é a estrutura de poemas escolhidos?

Estruturalmente é composto por 14 versos decassílabos com rimas ABBA, ABBA, CDC, DCD. O poema é composto através de antíteses, figura de linguagem que aproxima pares de opostos, o que é uma marca da poesia lírico-amorosa de Gregório de Matos.

O que era a poesia satírica?

Nesse sentido, a sátira nada mais é que uma poesia usada para ridicularizar costumes, figuras públicas, instituições, etc. Vale notar que nem sempre ela é literária, sendo também usada no cinema, na música e na televisão.

Qual foi a principal obra de Gregório de Matos?

É conhecido como o “Boca do Inferno”, sendo famoso por seus sonetos satíricos, donde ataca, muitas vezes, a sociedade baiana da época.

Quais são os poemas satíricos de Gregório de Matos?

A obra de Gregório de Matos possui duas vertentes: a satírica, composta dos versos de escárnio pelos quais ficou conhecido e que lhe renderam a alcunha de Boca do Inferno, e a lírico-amorosa, cujos poemas dividem-se entre temas sacros e do amor sensual.

O que retrata o poema a cidade da Bahia?

Esse poema faz uma crítica à desigualdade social daquela época, ataca os governantes e, ainda, possui um tom preconceituoso ao tratar sobre o afrodescendente. É possível, também, por meio desse poema, abordar algumas características do Barroco e do estilo do autor.

Qual o motivo do apelido Boca do Inferno?

Apelido "Boca do Inferno"

Em 1681, Gregório de Matos estava de volta a Salvador como procurador da cidade, junto à Corte portuguesa. Levava uma vida boêmia e escrevia versos e sátiras gozando de todos, sem poupar as autoridades civis e eclesiásticas da Bahia, recebendo o apelido de “Boca do inferno”.

Como a mulher é retratada na poesia lírico amorosa de Gregório de Matos?

A mulher é retratada com caracteres românticos, pureza, delicadeza, sendo exaltada e idealizada pelo eu poético.

Quais as principais características do Barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Quais são as principais características do barroco brasileiro?

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

Como se caracteriza o cultismo?

Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos (preciosismo vocabular), linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias. Além do uso desses termos, o cultismo valoriza os detalhes e a forma textual. É comum o uso de diversas figuras de linguagem (hipérbole, sinestesia, antítese, paradoxo, metáfora, etc.).

O que é poesia lírica Quais são suas características?

A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

Como identificar um poema lírico?

Como uma das principais características do gênero lírico é a manifestação da subjetividade, ou seja, a manifestação de aspectos ligados à interioridade de um sujeito, dá-se o nome de eu lírico à voz que se expressa no poema.

O que é gênero lírico exemplos?

Gênero lírico: inclui os textos poéticos de caráter sentimental revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos. Gênero narrativo (anteriormente chamado de épico): narra uma história com personagens, situados em um tempo e um espaço, por exemplo, um romance.

Qual foi a obra mais importante de Gregório de Matos?

Gregório de Matos Guerra foi advogado e poeta. Sua obra inclui poesia lírica, sacra, satírica e erótica. Ganhou maior destaque por suas produções satíricas, ganhando o apelido de “Boca do Inferno” e também “Boca de Brasa”.
...
  • Obras de Gregório de Matos, 1923-1933.
  • I, Sacra.
  • II, Lírica.
  • III, Graciosa.
  • Vols. IV e V, Satírica.

Artigo anterior
Qual a diferença entre um grifo é um hipogrifo?
Artigo seguinte
Pode congelar mamão maduro picado?