O que é cártula de cheque?

Perguntado por: Verónica Helena Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (74 avaliações)

S.F. Documento bancário, cheque. Exemplo de uso da palavra Cártulas: O banco enviou cártulas a seus clientes preferenciais.

O que é Cartula de crédito?

A palavra cartularidade deriva de “cártula”, que significa “pequeno papel” em latim. Assim, tal característica significa que o crédito deve estar materializado – documentado – em um papel, que é o título.

O que é cheque incompleto?

3. Há muito a jurisprudência permite a existência dos chamados “cheques incompletos”, quando emitidos com a omissão de um dos elementos constituintes obrigatórios previstos legalmente, permitindo-se seu preenchimento posterior pelo credo de boa-fé antes de sua cobrança.

O que significa o cheque não admite aceite?

Art . 6º O cheque não admite aceite considerando-se não escrita qualquer declaração com esse sentido. Art . ... Parágrafo único - Vale como cheque ao portador o que não contém indicação do beneficiário e o emitido em favor de pessoa nomeada com a cláusula ''ou ao portador'', ou expressão equivalente.

Quais são os requisitos que um usuário deve cumprir para poder fazer uso do cheque?

Dentre esses requisitos, pode-se citar o escrito “cheque” no título, o nome do banco sacado, a indicação do local do pagamento e da data de emissão.

Cheque - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER - Direito Empresarial

17 questões relacionadas encontradas

Como funciona o cheque visado?

O cheque visado é um tipo de cheque que certifica a existência de fundos suficientes na altura que é sujeito a visto, sendo um instrumento mais seguro para quem recebe, pois garante que a conta na qual será debitado tem o devido montante para ser pago.

Quem é o emissor do cheque?

Emitente (emissor ou sacador): aquele que emite o cheque; Beneficiário: pessoa que recebe o cheque como pagamento; e. Sacado: banco onde está depositado o dinheiro do emitente e que fará o pagamento do cheque ao beneficiário.

O que é o aceite do cheque?

É o ato pelo qual o destinatário da ordem de pagamento aceita pagar o título de crédito, tornando-se devedor principal. ... O aceite é necessário nos títulos de crédito em que o sacador não é o devedor principal, mas outra pessoa, isto é, quando a pessoa que emitiu um Título de Crédito não é a que deve pagá-lo.

Tem aceite no cheque?

O sacador garante o pagamento, independente do protesto, pois o cheque não admite “aceite”. O sacado não tem responsabilidade, o emitente é o obrigado principal. “À pessoa nomeada” – Apenas a pessoa que consta no cheque pode pegar o dinheiro. Com cláusula “não à ordem” – Não permite transmissão e endosso.

O que é aceite de um título de crédito?

É o ato cambial pelo qual o sacado concorda em acolher a ordem incorporada pelo título de crédito. Note-se que nada obriga o sacado a aceitar a letra de câmbio, sendo que nenhuma obrigação lhe é imputada pelo fato do sacador ter-lhe endereçado a ordem de pagamento.

O que diz a Súmula 370 do STJ?

O cheque é pagável à vista. Considera·se não escrita qualquer menção em contrário. Parágrafo único. O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação.

Quais são os tipos de cheques?

Tipo de Cheques
  • Cheque ao portador. É um cheque em que não é mencionada qualquer pessoa ou entidade beneficiária, pelo que é pagável ao apresentante.
  • Cheque nominativo. É um cheque em que é mencionado um determinado beneficiário.
  • Cheque Cruzado.

O que fazer quando o cheque voltou por divergência de assinatura?

O cheque é devolvido para o favorecido no banco e agência em que ele possui a conta. Você tem a opção de recuperar o cheque e substituí-lo por um que esteja assinado de acordo com o cadastro ou corrigir a assinatura em sua agência e solicitar a reapresentação.

O que são os chamados atos cambiários?

Os atos cambiários são formas de movimentação dos títulos para terceiros, possuem regras e especificações para que haja segurança para ambas as partes, e a movimentação possa ser realizada com ciência e garantia. O endosso e o aval são modelos de realizar essas transferências e de garantia de pagamento do título.

O que é a letra de câmbio?

É um título de crédito em que o sacador (emitente) dá ao sacado (aceitante) ordem de pagar ao tomador (beneficiário) determinada quantia, no tempo e no lugar fixados na cambial.

Qual a finalidade das letras de câmbio?

Basicamente, a letra de câmbio é indicada para qualquer investidor de renda fixa que busca diversificar sua carteira de forma conservadora e rentável. São alternativas diretas aos CDBs, LCIs e LCAs e ao próprio Tesouro Direto.

Tem aceite na nota promissória?

Não há aceite na nota promissória: o próprio criador do título é quem promete efetuar pessoalmente o pagamento. O emitente da nota promissória é equiparado ao aceitante: o devedor principal será o próprio emitente, portanto tudo que se aplicava ao aceitante será aplicável ao emitente.

Quais são as características do cheque?

O cheque é um titulo formal, pois segue um modelo padronizado. a) A denominação, ''cheque'' inscrita no contexto do título e expressa na língua em que este é redigido; b) A ordem incondicional de pagar quantia determinada; c) O nome do banco ou da instituição financeira que deve pagar (sacado).

Quem dá o aceite na letra de câmbio?

A letra de câmbio é título de aceite. O sacador ordena ao sacado que pague ao tomador. Ao fazê-lo, garante o aceite do sacado e o pagamento do título. ... O aceite é facultativo porque nada obriga o sacado a assumir a obrigação cambial, pelo aceite da ordem contida na letra.

Quem é o aceite?

Sacado– É o aceitante, o devedor, pois aceitando (aceite) o título estará concordando; portanto, deverá pagá-lo no vencimento. Tomador – É o credor, o beneficiário, que poderá ser um terceiro (cheque ou letra de câmbio), ou ser a mesma pessoa que o sacador (duplicata).

O que é aceite qual seu efeito?

O aceite terá como efeito principal a vinculação do sacado como principal pagador da letra de câmbio, no entanto, considerando-se que este não está obrigado a se vincular contra sua vontade, poderá recusar o aceite, acarretando o vencimento antecipado do título, tornando-o automaticamente vencido e exigível dos co- ...

Como é feito o aceite na duplicata?

O aceite da duplicata poderá ser expresso ou presumido. Caso o comprador/devedor assine a duplicata e a devolva no prazo de dez dias após sua apresentação, ocorre o chamado aceite expresso, tornando a duplicata em um título de crédito exequível.

O que é emissão de um cheque?

O cheque é uma ordem de pagamento à vista. Pode ser recebido em dinheiro diretamente na agência em que o emitente mantém conta. Ou pode ser depositado em outra agência, para ser compensado e creditado na conta do beneficiário. Ao emitir um cheque, lembre-se de que ele poderá ser descontado imediatamente.

Quais são as formas de emissão do cheque?

O cheque pode ser emitido de três formas: nominal (ou nominativo) à ordem: só pode ser apresentado ao banco pelo beneficiário indicado no cheque, podendo ser transferido por endosso do beneficiário; ... ao portador: não nomeia um beneficiário e é pagável a quem o apresente ao banco sacado.

Quais são os sujeitos do cheque?

São eles: o sacador (emitente titular do cheque), o sacado (instituição financeira), o beneficiário (a pessoa que tem direito de receber o valor do cheque), um possível avalista e um possível endossante.

Artigo anterior
Como foi a primeira Constituição?
Artigo seguinte
Quais as características das filhas de Iemanjá?