Quais os tipos de fundações na construção civil?

Perguntado por: Joana Castro  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (59 avaliações)

Quais são os tipos de fundações?
  • Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ...
  • Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ...
  • Radier. ...
  • Sapata Corrida. ...
  • Estacas.

Quais tipos de fundações são empregadas em obras de construção?

Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010.

Quais são os tipos de fundações?

As fundações são classificadas em DIRETAS e INDIRETAS de acordo com a forma de distribuição das cargas da estrutura para o solo. As DIRETAS são aquelas que distribuem as cargas da edificação para as camadas de solo capazes de suportar sem grandes deformações.

Como saber o tipo de fundação?

Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação:
  1. Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.
  2. Natureza e características do subsolo no local da obra.
  3. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
  4. Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.

Quais os tipos de alicerce na construção civil?

Tipos de alicerce

No dia a dia de profissionais da construção civil, existem quatro tipos de fundações: direta, com estacas cravadas, de tubulações e de barretes. Na fundação direta, são cavados buracos na profundidade do solo de cerca de 2 metros.

Tipo de fundações na construção civil

33 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de alicerces?

Os tipos de fundações diretas mais comuns são:
  • Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ...
  • Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ...
  • Radier. ...
  • Sapata Corrida. ...
  • Estacas.

Qual tipo de alicerce mais barato?

Fundação direta

Esse tipo de alicerce, também conhecido como fundação rasa, é o mais fácil e mais barato.

Qual a diferença de fundação direta e indireta?

Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.

Quando se usa sapata ou estacas?

Para construções pequenas como edículas ou muros divisórios, outra opção é a sapata corrida. Quando o solo firme está sob camadas mais profundas, o jeito é a utilização de estacas ou tubulões.

Quais os principais critérios para escolha do tipo de fundação?

Basicamente, os critérios para escolha das fundações são três: o técnico, o econômico e o de mercado. O critério técnico para a escolha das fundações deve garantir a segurança à ruptura e os recalques aceitáveis para a estrutura, além de evitar danos às edificações vizinhas.

Quais os tipos de fundações profundas existentes?

Entre os principais tipos de fundações profunda, destacamos:
  • Estacas de fundação;
  • Estacas de deslocamento;
  • Estacas pré-moldadas de concreto;
  • Estacas metálicas;
  • Estacas de madeira;
  • Tubulões.

O que são fundações superficiais e profundas?

Diferenças entre fundações rasas e profundas

As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.

O que são fundações profundas Cite 5 tipos e descreva os?

As fundações profundas ou fundações indiretas são aquelas executadas nas camadas mais profundas do solo e, em sua grande maioria, são realizadas com o auxílio de um equipamento de escavação ou cravação. São exemplos de tipos de fundações profundas as estacas, tubulões (a céu aberto ou a ar comprimido) e os caixões.

O que é fundações de uma obra?

A fundação é a estrutura que permite a distribuição de carregamentos (como o peso dos materiais) para o solo na construção de casas, prédios, viadutos ou qualquer grande edificação. Por esse motivo, é também uma das primeiras etapas a ser realizada no momento de levantar uma obra.

O que é uma fundação na construção civil?

As fundações, nada mais é que um processo de transmissão de cargas da construção ao solo e se dá pelo uso de elementos que permita esta distribuição através das vigas, pilares paredes, sapatas e estacas afim de garantir a estabilidade da estrutura.

O que são fundações especiais na construção civil?

As fundações especiais fazem parte de um sistema complexo de fundações e de contenções, que utiliza elementos estruturais para edifícios, obras de arte, indústrias, tendo como principal objetivo oferecer segurança no suporte de cargas do imóvel para a camada resistente do terreno.

Quando se usa sapata?

Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado. Esse concreto recebe em seu interior barras de aço ou armaduras que resistem aos esforços de tração, flexão e torção.

Quando é necessário bater estaca?

A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme.

Qual o tipo de fundação mais adequada?

Um terreno com solo bem resistente ou com afloração de rocha já nos primeiros metros pode ser o mais adequado para fundações rasas, já um solo menos resistente é indicado o uso de fundações profundas.

Qual a diferença entre fundação direta e indireta explicar e citar exemplos?

Na fundação direta a carga é transmitida ao terreno, predominante pelas tensões distribuídas sob a base do elemento estrutural de fundação e a profundidade de assentamento é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação (é o caso das sapatas, blocos, radier, baldrames, etc), enquanto na fundação indireta a carga ...

Quando usar fundação indireta?

A fundação indireta é empregada quando os solos próximos à superfície do terreno apresentam baixa capacidade de carga e/ou alta compressibilidade, não permitindo o uso de fundações rasas (ou diretas).
...
Enquadram-se neste tipo de fundação;
  1. Estacas;
  2. Tubulões;
  3. Caixões.

O que é fundação continua?

Uma fundação direta contínua, ou rasa contínua, é um tipo de fundação direta onde existe continuidade entre os elementos constituintes da estrutura da fundação (um baldrame, por exemplo) ou quando toda a fundação é constituída por um único elemento consolidado (um radier, por exemplo).

Qual fundação é mais barata?

Fundação direta é mais barata, mas requer mais cuidados.

Qual a diferença entre baldrame e alicerce?

Alicerce – O alicerce é basicamente a fundação de uma edificação. ... Baldrame – Já o baldrame é caracterizado como o conjunto de vigas horizontais que traspassam o alicerce. O baldrame possui a finalidade de conferir maior resistência as paredes e ajuda a evitar o aparecimento de fissuras e rachaduras nessas estruturas.

Artigo anterior
O que é interpessoal exemplos?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de canais no YouTube?