Quais são os tipos de obsolescência?
Perguntado por: Leandro Matias Cunha de Anjos | Última atualização: 20. April 2022Pontuação: 4.8/5 (62 avaliações)
São elas: a obsolescência programada ou de qualidade, a obsolescência perceptiva ou de desejabilidade e a obsolescência tecnológica ou de função.
O que é obsolescência e quais os diferentes tipos?
A obsolescência está associada, por exemplo, ao mercado tecnológico, pois constantemente aparecem novos equipamentos mais atrativos, mais rápidos, mais econômicos, mais práticos ou mais modernos. A obsolescência pode ocorrer de três formas: programada, perceptiva ou funcional.
O que é obsolescência exemplos?
Quando o produto se torna inútil devido a mudanças em outros produtos. Por exemplo, os relhos tornaram-se obsoletos quando as pessoas começaram a andar em automóveis, em vez de charretes. Quando as peças de reposição se tornam tão dispendiosas que se torna mais interessante comprar um produto novo.
Qual a diferença entre obsolescência planejada e perceptiva?
Essa modalidade de obsolescência – a perceptiva – ocorre de maneira diversa: se na obsolescência programada o bem ou produto é que se torna obsoleto e demanda a substituição, na obsolescência perceptiva o bem ou produto ainda é perfeitamente utilizável, mas a sua aparência desperta no consumidor o desejo de ...
O que é a obsolescência planejada?
A terceira classificação de Giles Slade, a obsolescência planejada ou programada, ocorre quando o fornecedor deliberadamente manipula o produto para que venha a falhar após determinado período de tempo, ou seja, o fabricante usa de sua engenharia para adulterar o produto fazendo com que tenha uma vida menor, fazendo ...
Entenda: O que é obsolescência programada? - TecMundo
Quais os principais fatores de obsolescência nas organizações na atualidade?
O consumismo sem freio está tornando a obsolescência programada cada vez mais forte e o ciclo de vida útil dos objetos parece cair mais a cada geração de novos lançamentos. Por outro lado, a própria obsolescência programada está aumentando o consumismo, resultando em um ciclo vicioso que parece não ter fim.
Qual o impacto da obsolescência programada para a sociedade?
Além dos prejuízos financeiros pessoais, a obsolescência programada causa impactos ambientais extremamente danosos, que vão desde a quantidade cada vez maior de lixo acumulado e exploração de recursos naturais, até os poluentes encontrados tanto na fabricação quanto nos materiais produzidos.
O que causa obsolescência programada?
A obsolescência programada ocorre quando um produto vem de fábrica com a predisposição a se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de uso – geralmente um tempo curto. Dessa forma, as empresas lançam produtos no mercado para que sejam rapidamente descartados e substituídos por outros.
O que significa obsolescência tecnológica?
A obsolescência tecnológica, ou obsolescência de função, como também é conhecida, ocorre quando um produto, mesmo funcionando e cumprindo a função para a qual foi projetado, é substituído por um novo, com tecnologia mais avançada, que acaba desempenhando com mais eficiência as necessidades do consumidor.
Qual o objetivo do texto ao colocar a fala da diretora executiva do Instituto pelo consumo responsável durante a explicação do que é a obsolescência planejada?
Qual o objetivo do texto ao colocar a fala da diretora executiva do Instituto pelo Consumo Responsável durante a explicação do que é a “obsolescência planejada”? a) Expor a visão do consumidor sobre o assunto de seu interesse.
Quando surgiu a obsolescência planejada?
Obsolescência programada é um fenômeno industrial e mercadológico dos países capitalistas que surgiu em 1930.
O que é obsolescência perceptiva Cite exemplos?
A obsolescência perceptiva acontece quando as mídias ou grupos te induzem a consumir produtos que se tornam obsoletos antes do tempo, por exemplo: Ao comprar o SUPERPHONE X a mesma marca lança após um ano o SUPERPHONE Y e o grupo ao qual você pertence, seu ídolo ou até mesmo as mídias te induzem a acreditar que o seu ...
O que é a obsolescência perceptiva * sua resposta?
A obsolescência perceptiva é uma estratégia que tem o objetivo de estimular o consumo e aumentar as vendas. Alguns pesquisadores definem este termo como “a desvalorização prematura de um produto ou serviço, no ponto de vista emocional”.
O que é um produto obsoleto?
Primeiramente, o que significa obsoleto? Quando usamos esse termo, geralmente estamos nos referindo àqueles produtos que estão parados dentro de um estoque sem giro ou sem utilidade para a empresa.
O que é obsolescência programada no Brasil?
Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a ...
Quem criou a obsolescência?
A obsolescência programada foi criada na década de 1920, pelo então presidente da General Motors, Alfred P. Sloan. Ele procurou atrair os consumidores a fazerem constantes substituições, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios de seus veículos.
O que significa obsolescência na contabilidade?
A obsolescência é um fator importante no risco operacional, e pode exigir a baixa do valor do item obsoleto contra lucros para cumprir o princípio de contabilidade de exibição de estoque com menor custo ou valor de mercado.
O que é obsolescência do conhecimento?
É conseguir entender os conceitos que estão por trás das ferramentas, uma vez que as ferramentas evoluem e o conhecimento específico fica obsoleto - cada vez mais rápido. ...
O que significa a palavra obsoleto no dicionário?
Significado de Obsoleto
adjetivo Que está ultrapassado; sem uso; distante da moda atual. Que se encontra fora de uso; arcaico, antigo. [Biologia] Que é elementar ou sem grande desenvolvimento; rudimentar. Etimologia (origem da palavra obsoleto).
Como evitar a obsolescência?
- Substituir peças e acessórios somente quando necessário. ...
- Atualização do sistema operacional. ...
- Verificar a real necessidade de um novo aparelho. ...
- Procurar produtos mais duráveis. ...
- Cuidados de manutenção.
Qual o principal problema causado pelo consumismo?
O consumismo também causa danos ao meio ambiente, como excesso de produção de lixo, além da grande quantidade de poluição gerada pelas indústrias. Atualmente, já se sabe que o consumo em excesso não é uma alternativa sustentável e causa severos impactos ao meio ambiente.
Quais os perigos da obsolescência programada?
Tal prática tem consequências devastadoras. Os consumidores são constantemente forçados a jogar fora aparelhos e peças que deixaram de funcionar e comprar novos. E a mentalidade do descarte significa mais lixo eletrônico de países industrializados se acumulando em aterros de países em desenvolvimento.
Porque as coisas não são feitas para durar?
Pode até parecer papo de teoria da conspiração, mas existe um mecanismo chamado de obsolescência programada, que faz com que os produtos durem menos, e de forma intencional. Todo mundo já passou por isso. Aquele produto que você usa sempre começa a parecer velho, meio lento ou aparenta ter um defeito técnico.
Quais as vantagens e desvantagens da obsolescência programada?
A obsolescência programada tem vantagens para as empresas fabricantes dos produtos e para o próprio sistema econômico, pois permite manter ou inclusive aumentar as vendas ano após ano ao incentivar o consumo. Por sua vez, a sociedade também se beneficia de um constante investimento em P+D+inovação.
Quais são os pontos positivos e negativos da obsolescência programada?
“A obsolescência programada tem como aspectos negativos o estímulo ao consumismo, o aumento do volume e da diversidade de resíduos, a redução da vida útil dos aterros e o aumento do consumo de insumos”, ressalta.
Em qual país existem mais católicos no mundo?
Qual é a maior faixa do Jiu Jitsu?