Quais são os tipos de obesidade infantil?

Perguntado por: Rebeca Lopes de Torres  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

Após o cálculo do seu IMC, basta ver em que faixa você se encontra.
  • Baixo peso – IMC menor que 18,5 Kg/m².
  • Peso normal – IMC entre 18,5 e 24,9 Kg/m².
  • Sobrepeso – IMC entre 25 e 29,9 Kg/m².
  • Obesidade grau I – IMC entre 30 e 34,9 Kg/m².
  • Obesidade grau II – IMC entre 35 e 39,9 Kg/m².

Quais são os tipos de obesidade?

Obesidade: causas, sintomas, tipos, tratamento e como se prevenir
  • Peso normal: 18.0 a 24,9 kg/m2.
  • Sobrepeso: 25.0 a 29,9 kg/m2.
  • Obesidade grau 1: 30.0 – 34.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 2: 35.0 – 39.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: igual ou superior 40 kg/m2.

Quantos quilos são considerados obesidade infantil?

Entende-se por obesidade quando o Índice de Massa Corporal (IMC) de uma criança de 5 a 10 anos está acima de 30 kg/m². Já a obesidade mórbida é quando o IMC supera os 40 kg/m². Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está obesa.

O que é considerado obesidade infantil?

A obesidade infantil é caracterizada por um excesso de gordura corporal em crianças de até 12 anos, sendo considerado sobrepeso quando o peso da criança está, no mínimo, 15% acima do peso de referência para a sua idade. O diagnóstico também pode realizado através do IMC (índice de massa muscular).

Quais são as principais causas da obesidade infantil?

A obesidade infantil é uma doença epidêmica no mundo todo e pode trazer consequências sérias para a saúde da criança, como hipertensão, diabetes e problemas de pele. O bebê rechonchudo e fofinho tem aparência saudável.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA OBESIDADE INFANTIL?

38 questões relacionadas encontradas

Quais as principais causas da obesidade?

Causas. A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura.

Quais são as principais consequências da obesidade infantil?

Sabe-se que as repercussões da obesidade estão relacionadas com tempo e gravidade de instalação, mas a criança obesa já tem um risco maior de apresentar HAS, hipercolesterolemia, diminuição do hormônio do crescimento, distúrbios respiratórios e problemas ortopédicos.

Qual a diferença entre obesidade e obesidade infantil?

Considera-se sobrepeso crianças que apresentam IMC entre as curvas +1 e +2. E elas são classificadas obesas quando estão entre as curvas +2 e +3. ... Vale ressaltar que a obesidade é o excesso de tecido adiposo (gordura) e não maior peso corpóreo. Um adolescente musculoso pode ter o mesmo IMC de outro com excesso de peso.

Como se calcula o IMC infantil?

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um dos indicadores usados pela Organização Mundial de Saúde para verificação do estado nutricional, calculado a partir da seguinte fórmula: peso atual (kg) / estatura (m)2.

Como diagnosticar a obesidade infantil?

A criança, diferentemente do adulto, não recebe o diagnóstico de obesidade baseado apenas no índice de massa corporal (IMC), mas sim por meio da curva de peso pela idade e IMC pela idade. A obesidade relaciona-se com diversas doenças, como colesterol alto, diabetes, problemas ortopédicos, dentre outras.

Quando é que uma pessoa é considerada obesa?

Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

O que é obesidade quais são os seus tipos e como identificar?

Sobrepeso: IMC entre 25.0 a 29,9 kg/m2. Obesidade grau 1: IMC entre 30.0 - 34.9 kg/m2; Obesidade grau 2: IMC entre 35.0 - 39.9 kg/m2; Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: IMC igual ou superior 40 kg/m2.

Quais os tipos de obesidade e quais as principais consequências?

Entre as principais consequências da obesidade estão o aparecimento de doenças. Isso acontece, pois o excesso de peso causa processos inflamatórios em diferentes regiões do corpo, sobrecarga ou acúmulo de gordura nas artérias (infarto) e colesterol nos vasos sanguíneos (AVC), sem contar os efeitos psicológicos.

Qual o tipo de obesidade mais grave?

A obesidade mórbida é uma forma de acúmulo excessivo de gordura no corpo, caracterizada pelo IMC maior ou igual a 40 kg/m². Esta forma de obesidade é também classificada como grau 3, que é a mais grave, pois, neste nível, o excesso de peso coloca em risco a saúde e tende a diminuir o tempo de vida.

Como calcular o IMC por idade?

Calcular IMC feminino ou masculino de 20 a 59 anos de idade; 1,70 de altura; peso 70kg. O cálculo do IMC será: Altura multiplicada pela altura: ( 1,70 x 1,70 ) = 2,89. Peso dividido pelo quadrado da altura: 70 / 2,89 = 24,00.

Qual é o IMC ideal para cada idade?

Valores entre 18-24 kg/m² para mulheres / 18-25 kg/m² para homens – consideradas IMC de pessoas normais. Entre 25-30 kg/m² – consideradas pessoas com sobrepeso. Valores entre 35-40 kg/m² – pessoas com obesidade moderada. Valores > 40kg/m² – pessoas com obesidade grave.

Como Calcular IMC exemplos?

O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta. Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo: NÃO PARE AGORA...

Qual é a diferença de sobrepeso e obesidade?

Tanto o sobrepeso quanto a obesidade se referem ao acúmulo excessivo de gordura corporal. ... Para o sobrepeso, o IMC fica entre 25 e 29,99 enquanto a obesidade seria diagnosticada com o IMC a partir de 30”, explica.

Qual é a diferença entre sobrepeso e obesidade?

Quando uma pessoa tem sobrepeso, significa que ela pesa mais do que o que é considerado saudável ou normal para a sua idade, sexo ou tamanho. Em contrapartida, obesidade é um estado onde o obeso possui gordura corporal em quantidade excessiva.

O que é a obesidade?

A obesidade é uma doença crônica grave que apresenta como principal característica o acúmulo exagerado de gordura corporal, responsável por comprometer a saúde do indivíduo. Esse acúmulo pode ser resultado, por exemplo, de um consumo excessivo de calorias e/ou falta de exercícios físicos.

Quais são as causas e as consequências da obesidade?

A obesidade é uma doença que pode ser motivo de diversas doenças metabólicas, como a hipertensão e o diabetes tipo 2. Alterações na dieta, decorrentes de novos hábitos culturais, assim como o sedentarismo, são fatores determinantes no aumento dos índices de obesidade e sobrepeso no Brasil.

Quais são as consequências da obesidade para a saúde física e emocional de uma criança?

"Além disso, o dano psicológico causado pelo excesso de peso pode trazer transtornos graves para crianças e adolescentes, como depressão, vergonha da autoimagem corporal, baixo nível de autoestima, não aceitação social e consequente isolamento social".

Quais são as preocupações com a obesidade infantil?

Há uma quantidade crescente de evidências que vinculam o sobrepeso e a obesidade infantil a maior risco dessas crianças contraírem, no futuro, doenças cardíacas e diabetes. Sobrepeso e obesidade em crianças também podem complicar o controle de outros problemas de saúde, como asma, além de prejudicar a autoestima.

Quais são as principais causas da obesidade no Brasil?

Isso pode ser consequência de dois principais fatores: Um aumento no consumo de alimentos muito calóricos, ricos em gordura e açúcar; Uma redução da prática de atividades físicas e aumento do sedentarismo. O sedentarismo e a alimentação inadequada e excessiva são, portanto, as principais causas da obesidade.

Quais são as causas do excesso de peso?

O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Artigo anterior
Qual o Estado mais triste do Brasil?
Artigo seguinte
O que é cooperativa e qual a sua importância?