O que é créditos tributários de diferenças temporárias?

Perguntado por: Ricardo Raúl Mota de Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)

Assim, as diferenças intertemporais provocadas por valores não dedutíveis da base de tributação no período corrente que poderão vir a ser em períodos subseqüentes geram ativos fiscais diferidos, também denominados créditos tributários.

O que são diferenças temporárias?

19.2.2.7 – Diferenças Temporárias são as diferenças entre a base fiscal de um ativo ou passivo e seu valor contábil no balanço patrimonial, que afetem ou possam vir a afetar a apuração dos tributos sobre os lucros.

Como as diferenças temporárias impactam na carga tributária?

Mas as diferenças temporais dão origem tanto a ativo fiscal diferido quanto a passivo fiscal diferido. ... Assim, a postergação do benefício dos direitos tributários das diferenças temporais e do lucro tributável negativo implica em reconhecimento do ativo fiscal diferido.

São exemplos de diferenças temporárias tributáveis que resultam em passivo fiscal diferido?

A seguir, apresentam-se exemplos de diferenças desse tipo que são diferenças temporárias tributáveis e, portanto, resultam em obrigações fiscais diferidas: a) a depreciação considerada na determinação do resultado tributável pode ser diferente daquela que é considerada na determinação do resultado contábil.

Qual objetivo do CPC 32?

CFC – PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 32: TRIBUTOS SOBRE O LUCRO. CORRELAÇÃO ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE – IAS 12. O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os tributos sobre o lucro.

Tributos sobre o Lucro: Diferenças Temporárias Tributáveis - cálculo e contabilização

42 questões relacionadas encontradas

O que é ativo fiscal corrente?

Os tributos correntes relativos a períodos correntes e anteriores devem, na medida em que não estejam pagos, ser reconhecidos como passivos. Se o valor já pago relacionado aos períodos atual e anteriores exceder o valor devido para aqueles períodos, o excesso deve ser reconhecido como ativo.

O que é o CPC 30?

O CPC 30 (2012) explica que quando os serviços acontecerem por etapas durante um período específico de tempo, o reconhecimento da receita se dá pelo método linear durante este período, caso não haja outro método melhor para representar o estágio de execução da transação.

O que é ativo diferido exemplos?

Um ativo diferido era uma despesa que é feita antecipadamente e ainda não foi efetivamente consumida. Esse tipo de contabilização passou a ser considerado como despesas pré-operacionais a partir de 2008.

O que é ativo e passivo fiscal diferido?

O passivo fiscal diferido é o valor do imposto que será cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis. Já o ativo fiscal diferido abrange o valor do imposto que será cobrado de acordo com o lucro recuperável no futuro.

O que é um ativo fiscal diferido?

No contexto do Brasil, os ativos fiscais diferidos, ou também denomi- nados créditos tributários, são ativos de natureza tributária advindos de diferenças temporárias, de prejuízos fiscais e de bases negativas, que podem ser registrados contabilmente, de acordo com a legislação vigente.

O que são diferenças permanentes e temporárias quando da apuração do lucro real de exemplos?

Este desacordo entre a legislação comercial e tributária apresenta diferenças que podem ser chamadas de temporárias ou permanentes. As diferenças permanentes são aqueles registradas na contabilidade, mas que não são aceitas como dedutíveis ou tributáveis na memória de cálculo de IRPJ e CSLL.

O que são diferenças temporárias e permanentes?

As diferenças entre o lucro contábil e o lucro tributável podem ser temporárias ou permanentes. A diferença é que as temporárias afetarão a apuração do lucro tributável em período futuro, enquanto que as permanentes não.

O que são adições temporárias?

ADIÇÕES E EXCLUSÕES: TEMPORÁRIAS E DEFINITIVAS

Em resumo, a discussão entre Fisco e Contabilidade é sobre o MÉRITO da receita ou da despesa. Já uma despesa não dedutível pelo Fisco num período, por não preencher determinado requisito, que será preenchido em períodos seguintes, será considerada como adição temporária.

São exemplos de diferenças permanentes?

Diferenças Permanentes ou definitivas (não revertem nos períodos seguintes) – são custos ou proveitos que afectam o resultado fiscal mas nunca o contabilístico e vice-versa Ex: Multas, desp. confid., IRC, menos valias contabilísticas.

O que são diferenças permanentes?

Uma diferença permanente é a diferença entre a despesa de imposto e o imposto a pagar causada por um item que não é revertido com o tempo. Em outras palavras, é a diferença entre a contabilidade financeira e a contabilidade fiscal que nunca é eliminada. Um exemplo de diferença permanente é a multa de uma empresa.

É exemplo de adição permanente?

Multas, doações, despesas sem NF e várias outras despesas de curto prazo, que se apresentam definitivas, são tratadas como adições/exclusões permanentes. Uma vez na base de cálculo, ali permanecem até o final do período fiscal.

O que é um passivo fiscal?

Passivos fiscais são despesas que envolvem um grau de incerteza quanto à sua ocorrência de forma efetiva. São todos os atos ou fatos que podem levar o administrador a ter um desembolso inesperado.

Como contabilizar ativo fiscal diferido?

Um ativo fiscal diferido deve ser reconhecido para o registro de prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados na medida em que seja provável que estarão disponíveis lucros tributáveis futuros contra os quais os prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados possam ser ...

Quando um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido?

Passivos fiscais diferidos por diferenças temporárias tributáveis relacionadas ao ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) são, entretanto, reconhecidos na medida em que eles não surjam do reconhecimento inicial do derivado da expectativa de rentabilidade futura.

Para que serve o diferido?

O ativo diferido indica as despesas necessárias antes de serem consumidas, em determinada companhia. Pode ser para a abertura e funcionamento de uma empresa, antes dela iniciar suas operações.

Porque o ativo diferido foi extinto?

Por que o ativo diferido foi extinto? Basicamente o que mudou foi somente a nomenclatura. O termo ativo diferido foi extinto oficialmente em 2009 pela lei 11.941, como uma forma de adequar a terminologia contábil às normas internacionais da Contabilidade.

O que é uma despesa diferida?

Despesas diferidas são aquelas que, embora incorridas no período de apuração, devam ser registradas em conta do ativo permanente, subgrupo diferido, para apropriação ou amortização em períodos de apuração futuros.

Porque o CPC 30 foi revogado?

O CPC 47 (Receita de Contrato com Cliente), vigente a partir de 01/01/2018 substituiu e revogou alguns documentos, entre o eles, o CPC 30 (Receitas). ... Isso pode ocorrer, por exemplo, devido à falta de espaço do cliente ou devido a atrasos no seu cronograma de produção.

Qual é o CPC que se refere aos contratos de construção?

Nesse contexto, o CPC 17 – Contratos de Construção estabelece os procedimentos e normas para contabilização de receitas e despesas dos contratos de longa duração.

O que é receita Segundo o CPC?

Receita é o ingresso bruto de benefícios econômicos durante o período observado no curso das atividades ordinárias da entidade que resultam no aumento do seu patrimônio líquido, exceto os aumentos de patrimônio líquido relacionados às contribuições dos proprietários.

Artigo anterior
Quais são os 3 métodos principais de avaliação de qualidade do pescado?
Artigo seguinte
O que fazer quando a tatuagem da alergia?