Quais são os tipos de motores de indução?

Perguntado por: Bárbara Matias de Coelho  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (36 avaliações)

Existem dois tipos de motores de indução (assíncronos) trifásicos: Motor de indução trifásico, rotor tipo bobinado (motor de anéis):

O que é um motor de indução?

Motor de indução é um tipo de motor elétrico que possui dois campos magnéticos girantes. Também conhecido como motor de corrente alternada (AC) ou motor assíncrono trifásico. Esse dispositivo é composto por duas partes que funcionam simultaneamente: um rotor (elemento móvel do motor) e um estator (elemento fixo).

Quais são os dois tipos de geradores ou motores de indução?

Existem dois tipos de máquina de indução: Motor de indução trifásico, rotor curto-circuitado (tipo gaiola de esquilo) : No qual o rotor é composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anéis metálicos nas extremidades.

Quais os tipos de motores de indução monofásicos?

Em função do método de partida, podemos classificar os motores monofásicos como: (1) de fase separada/dividida (Split Phase); (2) de capacitor de partida (eletrolítico); (3) de capacitor permanente (a óleo); (4) de dois capacitores (óleo, eletrolítico) e (5) de anel de arraste ou polo sombreado (Figuras 3 a 6).

Quais são as 6 principais partes de um motor de indução trifásico?

Esses três fios transportam as 3 ondas senoidais que estão trabalhando juntas, porém, defasadas em 120º uma da outra.
  • Sistema de alimentação trifásico.
  • Rotor bobinado e rotor gaiola de esquilo.
  • Rotor e estator do motor.
  • Fórmula de velocidade síncrona.
  • Fórmula para o escorregamento.

Motores de Indução (Aula 01) - Introdução

34 questões relacionadas encontradas

Quais as partes constituintes de um motor trifásico?

O motor elétrico trifásico tem duas partes principais, o que chamamos de estator e o que chamamos de rotor, esta construção vale para todos os motores de indução trifásicos. O rotor fica fixado em um eixo. Ele corresponde à parte rotativa da máquina, ou seja, é a parte do motor que vai girar.

Quais são as sete partes de um motor elétrico de indução?

Outras partes do motor de indução trifásico: tampa, ventilador, tampa defletora, caixa de ligação, terminais e rolamentos. Tampa dianteira: na tampa dianteira é fixado o rolamento dianteiro. Caixa de ligação: é na caixa de ligação que encontramos os terminais para a energização do motor.

O que são motores de indução monofásicos?

O motores monofásicos são equipamentos que contam com um conjunto de bobinas, assim como os motores elétricos. Entretanto, seu funcionamento se dá por meio da corrente alternada com apenas uma fase.

Como funciona um motor monofásico de indução?

O motor de indução monofásico tem dois enrolamentos de bobina: um principal e um auxiliar. Os enrolamentos ficam perpendiculares entre si. Quando uma bobina é alimentada por uma fonte AC, é produzido um campo magnético pulsante que muda de sentido constantemente.

O que é um motor monofásico?

A definição mais simples e concisa para definir essa máquina é a seguinte: o motor monofásico é uma máquina rotativa que converte energia elétrica em energia mecânica.

Quais os tipos de motores e geradores que existem?

Há dois tipos básicos de motores que funcionam com corrente alternada trifásica: os motores síncronos e os de indução. No síncrono, os magnetos do campo são montados sobre um rotor e se excitam por corrente contínua.

Quais são os tipos de geradores de energia elétrica?

Tipos de Geradores
  • Gerador Mecânico - utiliza energia mecânica e a converte em energia elétrica. ...
  • Gerador Químico - utiliza energia energia química, ou potencial, e a converte em energia elétrica. ...
  • Gerador Térmico - utiliza energia térmica e a converte em energia elétrica.

Quais são os tipos de motores elétricos?

Tipos de motores elétricos existentes

São muitos os tipos de motores elétricos que você encontra no mercado, mas, podemos separá-los em 3 grandes grupos: Motores de corrente alternada (CA), Motores de corrente contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).

Quais as diferenças entre motores síncronos e motores de indução?

O motor síncrono é um alternador funcionando como motor; aplica-se CA ao estator e CC ao rotor. O motor de indução difere do motor síncrono por não ter o seu rotor ligado a qualquer fonte de alimentação, sendo o seu rotor alimentado por indução magnética.

Como funciona o induzido?

O induzido funciona como um motor elétrico, utilizando a reação de eletroímãs para exercer seu trabalho. Ele fica próximo ao bendix e à bobina e age como condutor para a onda elétrica, de modo que ela circule e faça com que os demais componentes trabalhem de forma correta.

Qual é o maior problema no motor de indução?

O grande problema para os motores é a quebra/perda do isolamento no enrolamento do motor. Devido ao fato de transientes de tensão possuírem causas diversas e nem sempre serem um fenômeno recorrente, é difícil encontrar a causa.

Qual a diferença entre motor de indução e universal?

O motor universal, também conhecido como motor de escova, é comumente usado para máquinas de uso ocasional, pois além de ser mais leve também é mais barato, deixando os preços dos produtos mais acessíveis. Os motores monofásicos de indução possuem um único enrolamento no estator.

Como é produzido o campo principal do motor de indução monofásico?

 Nesse motor, essencialmente monofásico, o enrolamento do estator é feito com o mesmo fio do enrolamento do rotor caracterizando uma ligação circuito série.  Apesar de funcionar tanto com corrente CC quanto CA, eles costumam ser construídos para serem usados principalmente com uma ou outra.

Como funciona motor monofásico com capacitor permanente?

Hoje falaremos um pouco sobre o motor monofásico com capacitor permanente. Neste tipo de motor o enrolamento auxiliar e o capacitor ficam sempre ligados e não possuem chave centrífuga. Tem características similares ao motor trifásico, como rendimento e fator de potência.

Quais as vantagens do motor monofásico?

Apresenta rendimento e fator de potência menores do que os trifásicos; Não é possível inverter diretamente o sentido de rotação. não têm torque de partida. Os vários tipos de motores de indução monofásicos são classificados de acordo com o método de partida e configuração em operação.

Como saber se o motor é trifásico ou monofásico?

Cada fase é representada por uma cor de fio. Os motores trifásicos tem grandes faixas de potência. Já os motores monofásicos normalmente são fabricados até 12,5CV e são comumente maiores e mais pesados que os trifásicos, considerando a mesma potência.

Onde o motor monofásico tem maior aplicação?

Dentre os motores monofásicos, os motores de fase auxiliar são os que possuem maior aplicação. Normalmente são usados em compressores, máquina de lavar roupas, bombas d'água, etc. Nos motores de fase auxiliar sem capacitor, o enrolamento auxiliar fica ligado em paralelo com o enrolamento principal durante a partida.

Quais são os componentes que compõem um motor elétrico de indução trifásico?

Os motores elétricos de indução trifásico são constituídos por duas partes construtivas: o rotor e o estator. O circuito elétrico estatórico é formado por um enrolamento que contém bobinas afastadas e alimentadas por cada uma das fases do sistema trifásico.

Quais são os componentes de um motor elétrico?

Quando falamos sobre motor elétrico de corrente alternada, eles consistem em dois componentes principais: um estator e um rotor. O estator é basicamente um anel de metal com fendas que prendem as bobinas de fio isolado em um núcleo de aço.

O que são os polos de um motor de indução?

Um eletroímã, ao ser energizado, produz os mesmos efeitos magnéticos de um ímã, apresentando igualmente um pólo norte e um pólo sul. um alinhamento na direção do campo magnético, porém com os pólos opostos se defrontando.

Artigo anterior
É possível a exclusão de um condômino nocivo ao condomínio?
Artigo seguinte
Pode lavar bolsa de couro sintético?