Quais são os tipos de inferência?

Perguntado por: Sérgio Ivan Figueiredo  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

Inferências
  • Designa-se por inferência a operação mental pela qual obtemos de uma ou mais proposições outra ou outras que nela(s) estava(m) já implicitamente contida(s).
  • As inferências podem ser divididas em dois tipos: imediatas e mediatas. ...
  • O termo inferência usa-se por vezes como sinónimo de raciocínio.

Quais são as inferências imediatas?

Inferências imediatas válidas
  • Conversão.
  • Oposição.
  • Contrapositiva.
  • Ilícita contrária.
  • Ilícita subcontrária.
  • Ilícita subalternação (Superalternação)

O que é inferência direta?

Um exemplo dela seria: “todos os pássaros tem asas”, sendo assim, temos a inferência imediata de que não existem pássaros sem asas. Esse tipo de inferência é direta, logo, se tivermos um outro enunciado como: “nem todos os pássaros tem asas”, logo podemos concluir que ele se trata de algo falso.

O que é uma inferência exemplo?

O que significa inferência:

Inferir também pode significar chegar a uma conclusão a partir de outras percepções ou da análise de um ou mais argumentos. Exemplo: Se eu tiver dinheiro, irei viajar. Se eu for viajar, ficarei feliz. Portanto, se eu tiver dinheiro, ficarei feliz.

Quais são os três tipos de inferência imediata?

Quanto às inferências imediatas, além do processo de conversão, três novos tipos destes processos formais são obtidos: a obversão, a contraposição (parcial e total) e a inversão (parcial e total).

Tipos de inferência

28 questões relacionadas encontradas

O que é inferência dedutiva?

Na inferência dedutiva, nós possuímos uma teoria e, com base nela, fazemos uma previsão de suas conseqüências, ou seja, prevemos o que as observações deveriam ser se a teoria estivesse correta. O raciocínio indutivo é o oposto do raciocínio dedutivo.

O que significa inferência na filosofia?

Inferência é um processo pelo qual, através de determinados dados, chega-se a alguma conclusão. Outros sinônimos de inferência são conclusão, implicação, ilação e consequência. Certas inferências são imediatas, são diretas. Inferência imediata é aquela na qual a conclusão surge como consequência necessária da premissa.

Como fazer inferências em um texto?

O ato de inferir é ir além daquilo que o texto apresenta. É interpretar de forma lógica e objetiva. Buscando informações que complementam a leitura. Para se compreender um texto, é preciso fazer inferências, ou seja, é preciso que o leitor complete o texto com informações que não estão explícitas nele.

O que é inferir do texto?

Inferir significa realizar um raciocínio com base em informações já conhecidas, a fim de se chegar a informações novas, que não estejam explicitamente marcadas no texto.

O que é silogismo de um exemplo?

É constituído de três termos que compõem 3 proposições distintas: uma premissa maior, uma menor e uma conclusão – essencial para estabelecer a relação lógica entre as premissas anteriores. Avaliando esse raciocínio lógico (silogismo categórico), temos como exemplo: “Todos os homens são mortais.

O que é um sistema de inferência particular?

O trabalho de um sistema de inferência é o de estender uma base de conhecimento automaticamente. A base de conhecimento (KB) é um conjunto de proposições que representam o que o sistema sabe sobre o mundo. Várias técnicas podem ser utilizadas pelo sistema para estender KB por meio de inferências válidas.

O que é um argumento indutivo?

Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. ... Tais argumentos se baseiam na experiência passada para sustentar uma conclusão. O primeiro passo para compreender o que é um raciocínio indutivo é não associá-lo à “indução”, “induzir”.

O que é o processo de inferência?

O processo inferencial! É este processo que vai permitir e garantir a organização dos sentidos elaborados pelo indivíduo na sua relação com o texto. É a partir dele que o estabelecimento da relação entre as partes do texto e entre estas e o contexto torna-se possível, fazendo dele uma unidade aberta de sentido.

Quais são os tipos de proposição?

Classificação das proposições lógicas: Simples ou compostas
  • Proposições é um termo que possui enunciados que podem ser tomados como verdadeiros ou falsos. ...
  • Proposições simples: São aquelas que vêm sozinhas. ...
  • Proposições compostas: Quando duas ou mais proposições vêm conectadas entre si.

Quais são os modos do silogismo?

Modos do Silogismos

Designa-se por modo cada uma das formas que o silogismo pode tomar derivado da quantidade e qualidade das proposições que o constituem. Cada proposição pode ser dos tipo "A" (universal afirmativa), "E" (universal negativa), "I" (particular afirmativa) ou "O" (particular negativa).

Quais são as regras do silogismo?

Regras do silogismo
  • Todo silogismo contém somente três termos: maior, médio e menor;
  • Os termos da conclusão não podem ter extensão maior que os termos das premissas;
  • O termo médio não pode entrar na conclusão;
  • O termo médio deve ser universal ao menos uma vez;
  • De duas premissas negativas, nada se conclui;

O que é possível inferir?

verbo transitivo direto e bitransitivo Deduzir, concluir por inferência ou por dedução, geralmente partindo de indícios, de fatos ou de raciocínios: com esse aparelho é possível inferir a velocidade da chuva; o juiz inferiu a culpa dos réus.

Qual o sinônimo de inferir?

10 sinônimos de inferir para 1 sentido da palavra inferir: Deduzir com raciocínios: 1 deduzir, compreender, alcançar, concluir, depreender, entender, perceber, saber, induzir, ler.

Qual é a importância das Inferencias?

Ao ler um texto, as informações podem estar explícitas ou implícitas. ... Inferir é conseguir chegar a conclusões a partir dessas informações. Para encontrar a essência do texto, é preciso partir dos fatos e procurar o sentido que eles querem estabelecer.

O que é estratégia de inferência?

Estratégias de inferência: permitem captar o que não está dito no texto de forma explícita. A inferência é aquilo que 'lemos', mas não está escrito. São adivinhações baseadas tanto em pistas dadas pelo próprio texto como em conhecimentos que o leitor possui.

Como fazer a interpretação de texto?

Dicas para Interpretar um texto:
  1. Leia lentamente o texto todo. ...
  2. Releia o texto quantas vezes forem necessárias. ...
  3. Sublinhe as ideias mais importantes. ...
  4. Separe fatos e opiniões. ...
  5. Retorne ao texto sempre que necessário. ...
  6. Reescreva o conteúdo lido.

O que é um teste de inferências?

O teste de inferências, ou teste motivacional, tem como objetivo entender o tipo de drive da pessoa que está fazendo o assessment. ... Nesse tipo de metodologia o objetivo é entender a condição mental da pessoa e, assim, entender o seu tipo de drive.

O que é um argumento filosófico?

Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar (provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.

O que é um argumento Defina é dê exemplos?

Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.

Qual a diferença entre a inferência dedutiva e indutiva?

Diferenças entre Raciocínio Indutivo e Dedutivo

O raciocínio dedutivo, por exemplo, apresenta premissas que definem e estabelecem a conclusão de um fato. Enquanto o raciocínio indutivo fornece os dados que são o principal fundamento da própria conclusão.

Artigo anterior
Porque cachorro não pode comer fígado de galinha?
Artigo seguinte
O que causa troponina alta?