Quais são as divisões da farmacologia?

Perguntado por: Nelson Gonçalves  |  Última atualização: 24. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)

Há várias divisões da Farmacologia, a saber:
  • Farmacodinâmica.
  • Farmacocinética.
  • Farmacologia pré-clínica.
  • Farmacologia clínica. •

Quais as divisões em farmacologia?

Farmacologia Básica: estuda as substâncias químicas e a sua interação com os sistemas biológicos. Farmacodinâmica: estuda os efeitos bioquímicos, fisiológicos e o mecanismo de ação dos fármacos. Farmacocinética: estuda a absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos fármacos.

Como podemos subdividir a farmacologia?

Farmacodinâmica: mecanismo de ação. Farmacocinética: destino do fármaco. Farmacologia pré-clínica: eficácia e RAM do fármaco nos animais (mamíferos). Farmacologia clínica: eficácia e RAM do fármaco no homem (voluntário sadio; voluntário doente).

Quais são os principais conceitos da farmacologia?

Conceitos básicos da farmacologia devem ser compreendidos para a boa prática médica tais como as propriedades físicoquímicas, bioquímica, mecanismo de ação, vias de administração, absorção, distribuição, metabolização, excreção e terapêutica, respostas fisiológicas, farmacocinética, farmacodinâmica, permitindo ao ...

Quais as 4 finalidades da farmacologia?

Farmácia – como preparar, conservar e padronizar os medicamentos. Farmacognosia – estuda como identificar os princípios ativos naturais dos medicamentos de origem vegetal e animal. Toxicologia – estudo dos agentes tóxicos e venenos. Terapêutica – estuda como aplicar técnicas efetivas para tratar doenças.

Farmacocinética - Absorção, Distribuição, Biotransformação e Eliminação (Farmacologia) - Bio Aulas

17 questões relacionadas encontradas

Quais são as etapas da farmacocinética?

Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Quais os 6 objetivos da farmacologia?

Dentre os principais objetivos da farmacologia, pode-se citar:
  • Absorção dos fármacos pelo organismo;
  • Ação dos fármacos no combate de determinadas doenças;
  • Efeitos das associações entre remédios diferentes;
  • Excreção dos remédios pelo organismo.

O que é farmacologia e qual sua função?

A farmacologia (do grego: ϕάρμακον, fármacon ("droga"), e λογία, derivado de -λόγος lógos ("palavra", "discurso"), sintetizado em "ciência") é a área da farmácia que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos.

Quais são os tipos de formas farmacêuticas?

Tipos de formas farmacêuticas

sólido (comprimidos, cápsulas, drágeas, pastilhas e supositórios); semissólida (pomadas, géis e cremes); líquido (xaropes, gotas, soluções nasais, oftálmicas e injetáveis); gasosa (sprays, aerossóis).

Quais os 4 tipos de medicamentos?

Quais são os tipos de medicamentos?
  • Medicamentos de referência, similares e genéricos. ...
  • Medicamentos psicotrópicos. ...
  • Medicamentos hospitalares e não hospitalares. ...
  • Medicamentos injetáveis e não injetáveis.

Quais são os três tipos de medicamentos?

No Brasil, por determinação de lei, existem três classes de medicamentos, referência, genéricos e similares.

Qual é o conceito de fármaco?

O fármaco é o princípio ativo do medicamento, ou seja, é a substância que garante o efeito esperado da fórmula, aquela que vai garantir a ação terapêutica.

Qual a importância do estudo da farmacologia?

A farmacologia estuda as interações que a droga (fármaco) tem com os sistemas biológicos em toda a extensão do corpo humano. O conhecimento farmacológico ajudará o Técnico de Enfermagem a compreender o funcionamento dos fármacos, as reações adversas possíveis e a terapia farmacológica correta.

Quais são as principais vias de absorção dos medicamentos?

ex., oral, bucal, sublingual, retal, parenteral, tópica e por inalação). Independentemente da via de administração, os fármacos devem estar em solução para serem absorvidos.

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

Quais são as principais vias de administração de medicamento?

As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Qual a diferença entre um fármaco é um medicamento?

Enquanto os remédios são os medicamentos que podem ter diversas formas, como comprimidos, gotas, xaropes, pílulas e outras, os fármacos são o princípio ativo dos medicamentos, ou seja, o fármaco é a substância química que é a base, e principal responsável pelo efeito do remédio desenvolvido para fins curativos, ...

Quais são os exemplos de fármacos?

São exemplos: Álcool, opiáceos (heroína, morfina…), fármacos sedativo‐hipnóticos (benzodiazepinas, barbitúricos), GHB e substâncias voláteis (inalantes).

O que são agentes farmacológicos?

Os agentes farmacológicos são substâncias químicas utilizadas para tratar, prevenir ou diagnosticar doenças em seres humanos e animais. Eles são desenvolvidos com base em estudos científicos e passam por rigorosos processos de teste e aprovação antes de serem disponibilizados no mercado.

Quais os 4 principais alvos farmacológicos da ação de fármacos?

▪ Principais alvos farmacológicos:
  • 1) Receptores.
  • 4) Canais iônicos.
  • 5) Ácidos nucleicos.
  • 6) Outros.

Qual é o órgão responsável pela excreção da maioria dos fármacos?

A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.

O que é o efeito farmacológico?

Os efeitos farmacológicos dos medicamentos são produzidos por meio da ligação dos fármacos a componentes específicos das células e tecidos. Desse modo, a farmacodinâmica analisa a ação dos fármacos nas enzimas, proteínas e receptores celulares.

O que é a excreção dos fármacos?

Excreção. A excreção é a eliminação dos resíduos da medicação do organismo. Os resquícios de medicamentos podem ser eliminados por urina, fezes, saliva, suor, fígado, rins, e outros.

Onde fica a via parenteral?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.

Onde é feita a absorção dos medicamentos?

Chegando ao intestino, a maioria dos medicamentos será absorvido para o sangue atravessando a parede deste órgão. Porém, eles ainda tem que passar pelo fígado. A maior parte do medicamento que passou para o sangue, vindo do intestino, passará pelo fígado primeiro antes de se distribuir para o resto do corpo.

Artigo anterior
Como limpar a joia do piercing?
Artigo seguinte
Como se faz o banho de sete ervas?