Quais são os fatores que determinam a escolha da via a ser administrada?

Perguntado por: Lorena Guerreiro de Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (30 avaliações)

A escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada se é local ou geral, rapidez da ação desejada, esta orienta, por exemplo, se deve ser preferida a via inta-muscular ou a intravenosa em determinados casos, e a natureza do medicamento, os voláteis pela via ...

Quais são as principais vias de administração?

Existem três vias de administração de medicamentos consideradas principais:
  • Oral;
  • Parental;
  • Subcutânea;
  • Nasal;
  • Retal;
  • Intra-vesical;
  • Nebulização;
  • Ocular;

Porquê a escolha da via intravascular?

Por apresentar efeito mais rápido, é a primeira opção durante emergências. Outra justificativa para a administração por essa via é que muitos fármacos não conseguem ser absorvidos pelo Page 3 intestino, sendo necessário o uso dessa via.

O que leva a escolha da forma farmacêutica?

Escolha da forma farmacêutica

da natureza físico-química do fármaco; do mecanismo de ação; do local de ação do medicamento; da dosagem – quantidade de fármaco na forma farmacêutica.

Qual a principal indicação da via SC?

É utilizada para administração de insulina, anticoagulantes, algumas vacinas, adrenalina e hormônios. Pode ser feita em várias regiões do corpo, em que haja camada substancial de tecido gorduroso.

Quais são as Vias de Administração dos Medicamentos

19 questões relacionadas encontradas

Quais as indicações da via subcutânea?

As principais indicações para o uso da infusão subcutânea são: (a) náuseas e vômitos persistentes, (b) disfasia severa, (c) paciente muito fraco para utilizar drogas via oral e (d) má absorção alimentar(14).

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

1.1) Intramuscular (IM): deposita a medicação profundamente em tecidos musculares esqueléticos como o deltoide, o tríceps, glúteo máximo, etc. A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.

Como podemos definir forma farmacêutica?

As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.

Qual a importância da forma farmacêutica para o sucesso terapêutico desejado?

A seleção da forma farmacêutica ideal é de grande relevância para a qualidade farmacotécnica de um medicamento, pois, assegura uma perfeita eficácia terapêutica e conservação.

Quais os componentes de uma forma farmacêutica?

Forma Farmacêutica: É a forma física de apresentação do medicamento. Ex: comprimido, solução, suspensão, emulsão, xarope, supositório, creme, pomada, etc. Insumo: As matérias-primas e os materiais de embalagem empregados na manipulação e acondicionamento das formulações.

Qual a principal vantagem da via sublingual?

Facilita a adesão à terapêutica em pessoas com dificuldade para engolir comprimidos, como crianças, idosos ou pessoas com problemas psiquiátricos/neurológicos; Impede o efeito de primeira passagem no fígado e tem uma melhor biodisponibilidade; Rápida dissolução do remédio, sem que seja necessário água.

Qual a principal vantagem da via retal?

Vantagens. Protege os fármacos suscetíveis da inativação gastrointestinal e hepática, pois somente 50% do fluxo venoso retal tem acesso à circulação porta.

Quais as vantagens da via tópica?

A via tópica apresenta como principal vantagem evitar o efeito de primeira passagem e melhorar a adesão do doente à terapêutica, no entanto, pode levar à ocorrência de irritações ou alergias na pele e também não permite a administração de fármacos de grandes dimensões.

Quantas vias de administração existem?

Entenda as principais vias de administração. A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral. Para cada uma, existem critérios específicos para sua indicação que estão relacionados ao medicamento e à condição fisiológica do paciente.

O que é via parenteral direta e indireta?

VIA PARENTERAL INDIRETA

Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.

O que são vias de administração enteral e parenteral?

Podem ser classificadas em dois grandes grupos, sendo a via enteral e a parenteral. Compreende a via enteral as vias oral, sublingual e a retal. Do grupo da via parenteral fazem parte as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

Qual o papel do princípio ativo em uma forma farmacêutica?

Princípio ativo é uma substância presente na composição do medicamento oncológico, que é responsável pelo efeito farmacológico. Classificada em função de aspectos como classe química, classe terapêutica, alvo molecular etc.

Qual deve o processo que devemos fazer para o desenvolvimento de uma nova forma farmacêutica?

O desenvolvimento de uma nova forma farmacêutica envolve a realização preliminar do estudo de pré-formulação para que sejam reunidas informações sobre as características físicas, químicas e mecânicas dos constituintes da formulação. A formulação incorpora os princípios ativos e/ou marcadores.

Qual as vantagens das formas farmacêuticas líquidas?

As principais vantagens das preparações líquidas são a facilidade na administração, a rápida absorção e a facilidade para o ajuste de dose.

O que é o que é farmacologia?

Afinal, a FARMACOLOGIA é a ciência que se ocupa do estudo das interações que acontecem entre um organismo vivo e drogas que afetam seu funcionamento, normal ou anormal. Se uma substância tem propriedade medicinal, ela é considerada farmacêutica. É importante não fazer confusão entre FARMACOLOGIA e farmácia.

Como podem ser classificados os medicamentos?

A classificação dos medicamentos é dividida em três categorias diferentes, sendo elas: referência, similares e genéricos.

Quais os 4 objetivos da farmacologia?

Principais objetivos da farmacologia:

- Absorção dos fármacos pelo organismo; - Ação dos fármacos no combate de determinadas doenças; - Efeitos das associações entre remédios diferentes; - Excreção dos remédios pelo organismo.

Qual a única via em que o fármaco tem 100% de absorção?

Assim, por definição, um medicamento administrado por via intravascular é 100% biodisponível, isto é, toda dose do fármaco administrada diretamente na corrente sanguínea e está disponível para interagir com os receptores e desencadear o efeito farmacológico (ASHFORD, 2005a).

Qual forma farmacêutica age mais rápido?

Cada via de administração é indicada para uma situação específica, e apresenta vantagens e desvantagens. Sabemos, por exemplo, que uma injeção é sempre incômoda e muitas vezes dolorosa. No entanto, seu efeito é mais rápido.

Quanto tempo o medicamento demora para ser absorvido pelo organismo?

Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio. Porém, é possível que em algumas situações essa dose realmente seja perdida.

Artigo anterior
Como desintoxicar o corpo de alumínio?
Artigo seguinte
Qual calibre mais usado no mundo?