Quais são os tipos de guarda?

Perguntado por: Ariana Irina Costa de Coelho  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

Guarda dos filhos
  • Guarda compartilhada.
  • Guarda alternada.
  • Guarda unilateral.
  • Guarda nidal.

Quais os tipos de guarda prevista na legislação?

A legislação brasileira prevê dois tipos de guarda, a unilateral e a compartilhada.

Qual a melhor guarda para os filhos?

Atualmente, a guarda que mais é indicada para a melhor criação e desenvolvimento da criança, dependendo do caso concreto, é a Guarda compartilhada, onde os dois genitores tomaram todas as decisões juntos a respeito dos filhos, inclusive é o tipo de guarda que o Ministério Público solicita na ação e onde muitas vezes ...

O que é guarda alternada?

Como o próprio nome já informa, a guarda alternada, é a alternação da presença da mãe e do pai na vida da criança, cujo objetivo dessa opção é que haja um maior convívio dos filhos com os genitores, apesar de ainda não haver lei no Brasil, vem ganhando força no exterior.

O que é guarda definitiva dos filhos?

A guarda definitiva é aquela conferida pelo juiz ao responsável do menor no final do processo de guarda. Portanto, a guarda definitiva somente é fixada em sentença judicial.

Os 3 tipos de guarda // Compartilhada, Unilateral e Alternada

35 questões relacionadas encontradas

O que é a guarda definitiva?

A guarda provisória busca regularizar a situação da pessoa que já cuida do menor, mas que não possui sua guarda pela justiça. Nesse caso, o juiz concede a guarda por tempo determinado a uma pessoa, e só depois é substituída pela guarda definitiva.

Quanto tempo demora para passar a guarda definitiva?

A guarda provisória durará enquanto o processo estiver tramitando, sendo solucionado e finalizado com a sentença.

Quando a guarda alternada é indicada?

Guarda alternada só é determinada se houver consenso entre os pais | Globo News | G1. Bruna Rinaldi destaca que justiça avalia o que é melhor para a criança.

Quem paga pensão na guarda alternada?

Junto de um juiz, haverá a análise da necessidade da criança e as possibilidades do genitor. Por certo, sustentar os filhos é obrigação de ambos os pais. Desse modo, somente uma avaliação detalhada do caso dirá se é possível obter a pensão alimentícia e garantir as necessidades do menor sob guarda alternada.

Porque a guarda alternada não é indicada?

O instituto da guarda alternada não é admissível em nosso direito, porque afronta o princípio basilar do bem-estar do menor, uma vez que compromete a formação da criança, em virtude da instabilidade de seu cotidiano.

Quais os três tipos de guarda?

Atualmente a legislação brasileira determina às seguintes guardas dos filhos: Guarda compartilhada. Guarda alternada. Guarda unilateral.

Quando a guarda unilateral é melhor?

A guarda unilateral é muito útil quando um dos genitores não tem a possibilidade de participar ativamente da vida “burocrática” da criança. Ou seja, decidir a escola em que ela estudará, o lugar mais em conta para comprar o material ou o transporte escolar…

Qual a vantagem da guarda unilateral?

Àquele que possuir a guarda unilateral se tornará o responsável por tomar todas as decisões relativas à vida da criança/adolescente, até que ele complete a maior idade.

Qual a diferença de guarda compartilhada é unilateral?

§ 1º Compreende-se por guarda unilateral a atribuída a um só dos genitores ou a alguém que o substitua e, por guarda compartilhada a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns.

Como é a guarda unilateral?

De acordo com o Código Civil, guarda unilateral ocorre quando a criança ou adolescente de até 17 anos tem a sua guarda atribuída a apenas um dos genitores, o pai, a mãe ou alguém que os substitua. Neste caso, o pai ou a mãe, poderá, resguardado juridicamente, tomar todas as decisões relacionadas ao filho sozinho(a).

O que é guarda Nidal?

Guarda nidal - a residência da criança não muda. O menor de idade permanece na mesma casa e os guardiões alternam-se na residência, existindo, assim, três endereços: cada genitor com o seu próprio e a criança com aquele que servirá de referência.

Qual tipo de guarda não paga pensão?

A guarda compartilhada significa divisão de responsabilidade dos pais para com seus filhos, o que não os desobriga do pagamento da pensão alimentícia.

Quando a guarda fica com o pai a mãe tem que pagar pensão?

No mesmo sentido, no caso dos casais com filhos, quando a guarda fica sob a responsabilidade do pai, a mãe deverá pagar a pensão alimentícia relativa ao filho, sempre que tiver condições financeiras para tanto.

Quando o pai fica com a guarda do filho a mãe tem que pagar pensão?

O pai que receber o seu filho(a) para morar com ele, deve requerer judicialmente a exoneração do seu dever de prestar alimentos; do contrário, o dever de arcar com a pensão alimentícia permanece obrigatório.

É possível a implementação da guarda compartilhada com residência alternada?

A modalidade de guarda pode ser alternada a qualquer tempo, sempre no interesse do menor. Isto significa que a princípio, quando no fervor do rompimento da convivência conjugal, pode não ser o melhor momento para a guarda compartilhada ou para um compartilhamento mais amplo.

O que é finais de semana alternados?

Visitas em finais de semanas alternados (um fim de semana com a mãe e outro fim de semana com o pai). II. Feriados alternados (um feriado com a mãe e outro feriado com o pai). III...., nesse sentido tão importante quanto a ação de alimentos e a fixação de datas de visita....

Quais as possibilidades de guarda compartilhada?

A lei da guarda compartilhada determina aos juízes que estabeleçam o compartilhamento obrigatório da custódia dos filhos se não houver acordo entre o casal. Dessa forma, os pais têm direito a visitar ou passar um tempo com os filhos mesmo sem um acordo judicial.

Quanto tempo leva para sair uma guarda definitiva?

A guarda provisória durará enquanto o processo estiver tramitando, sendo solucionado e finalizado com a sentença.

Quando a pessoa tem a guarda definitiva e ela morre ela tem direito de receber?

O ministro ainda lembrou que a Emenda Constitucional 103/2019, que reformou a Previdência, estabeleceu que apenas o enteado e o menor tutelado se equiparam a filho para fins de pensão por morte, desde que seja comprovada sua dependência econômica.

Como Passar guarda provisória para avó?

Recomendada em lei, quando não há um tutor nomeado pelo pais, a de ser seguida uma ordem para este fim:
  1. 1º lugar os ascendentes, preferindo o mais próximo (avós, bisavós…);
  2. 2º lugar os colaterais, preferindo os mais próximos (irmãos, tios, primos, etc…).

Artigo anterior
Quem toma Xarelto pode tomar suco de limão?
Artigo seguinte
Quanto custava a gasolina no ano de 2001?