Quais são os tipos de fungicida?

Perguntado por: Santiago William Leite Nunes Ribeiro  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

Os principais fungicidas sistêmicos são os benzimidazóis, carboxamidas, triazois, imidazóis, morfolinas e algumas estrobilurinas. Porém, existem diferentes graus de mobilidade/sistemicidade dentro dos fungicidas sistêmicos, como ilustram as imagens abaixo para triazóis e estrobilurinas.

Quais os tipos de fungicida?

Princípio de controle
  • Fungicidas protetores (fungicidas preventivos) Os fungicidas protetores, também conhecidos como preventivos, são aqueles que conseguem evitar a penetração do fungo na planta. ...
  • Fungicidas curativos. ...
  • Fungicidas erradicantes. ...
  • Fungicidas antiesporulantes. ...
  • Fungicidas sistêmicos. ...
  • Fungicidas de contato.

O que é um fungicida triazol?

São produtos capazes de penetrar na planta e serem tóxicos com processos vitais inerentes aos fungos. São altamente seletivos. O conjunto químico sistêmico deve ser prontamente assimilado pela planta, translocado, e inibir infecções locais e distantes do local de aplicação, sem afetar os tecidos do hospedeiro.

O que é um fungicida sistêmico?

Fungicidas são defensivos agrícolas utilizados na lavoura para combater os fungos que provocam doenças nas plantas. Os fungicidas sistêmicos são aqueles que, uma vez aplicados sobre a lavoura, conseguem penetrar nos tecidos internos e, em seguida, se deslocar de um ponto a outro dentro da planta.

O que é um fungicida protetor?

Os fungicidas protetores atuam prevenindo a infecção nas plantas, atuam impedindo a penetração dos fungos. Os curativos atuam em um momento após a infecção, mas antes do aparecimento dos sintomas visíveis, impedindo a colonização do fungo.

Grupos de fungicidas e programas de aplicação

17 questões relacionadas encontradas

Como agem os fungicidas protetores?

Os protetores são efetivos quando aplicados antes da introdução do fungo nos tecidos do hospedeiro, formando uma barreira que impede a penetração dos fungos através da inibição da germinação dos esporos, já os sistêmicos são absorvidos pela planta e deslocados para outras partes inibindo a proliferação do patógeno.

Qual a diferença entre fungicida e inseticida?

Entre os defensivos agrícolas ou agrotóxicos são encontrados produtos que controlam plantas invasoras (herbicidas), insetos (inseticidas), fungos (fungicidas), bactérias (bactericidas), ácaros (acaricidas) e ratos (rodenticidas).

Qual a diferença entre Sistemico e contato?

Os herbicidas de contato atuam próximo ou no local onde são absorvidos nas plantas. ... Já um herbicida sistêmico é aquele que se movimenta, se transloca no interior da planta, pelo xilema ou floema, ou por ambos.

O que é modo de ação sistêmico?

função do modo de atuação na planta, os herbicidas podem ser de contato ou sistêmicos. ... Já os herbicidas sistêmicos são absorvidos tanto pelas raízes como pela parte aérea das plantas, sendo então transpor- tados dentro da planta para pontos que podem estar dis- tantes do local inicial de aplicação (Fig. ...

O que significa a palavra sistêmica?

Significado de Sistêmico

adjetivo Capaz de afetar inteiramente um organismo; generalizado. ... adjetivo Próprio ou relacionado com um sistema; sistemático. Colocado ordenadamente; organizado ou disposto seguindo uma metodologia: projeto sistêmico da casa. Relacionado com a circulação do sangue: medicamento sistêmico.

Como atua o triazol?

Triazol® 150 mg impede o crescimento de fungos por inibir que esses microrganismos sintetizem compostos (esteroides) necessários à sua sobrevivência. É bem absorvido por via oral (engolido), a absorção não é afetada pela ingestão juntamente a alimentos e atinge os níveis no sangue de 0,5 hora (meia hora) a 1,5 hora.

Quais são os fungicidas protetores?

Dentre os fungicidas protetores com maior importância no manejo de doenças da soja, podemos destacar o Mancozebe, o Oxicloreto de Cobre e o Clorotalonil. Navarini explica que esses três fungicidas apresentam ação multissítio.

Como usar fungicida?

10 regras úteis para aplicação de fungicidas
  1. 1 – Aplique fungicidas antes do desenvolvimento da doença. ...
  2. 2 – Use intervalos de pulverização mais curtos durante condições climáticas favoráveis ​​às doenças das plantas. ...
  3. 3 – Aplique fungicidas antes da chuva, se possível. ...
  4. 4 – Saiba quando alternar fungicidas.

O que provoca fungos no corpo?

Os fungos causadores de doenças buscam lugares quentes e úmidos do corpo humano para se abrigarem. Geralmente, os fungos se instalam na pele, couro cabeludo e unhas. As micoses são tratadas com antimicóticos ou antifúngicos.

Como escolher um fungicida?

Para conseguirmos entender a hora da decisão, o Elevagro listou diversas dicas para auxiliar.
  1. Saber o que se quer controlar. ...
  2. Eficácia de controle e espectro de ação. ...
  3. Conhecer quando inicia cada doença. ...
  4. Momento em relação a infecção e dinâmica na planta. ...
  5. Risco de falhas de controle. ...
  6. Residual de controle. ...
  7. Misturas de tanque.

O que é fungicida agrícola?

Os fungicidas são antigos aliados dos agricultores e seguem passando por inovações para acompanharem a modernização da agricultura. São produtos capazes de proteger as plantas e outros organismos vivos contra o crescimento desenfreado de fungos capazes de desencadear doenças.

Qual a diferença no modo de ação de um produto sistêmico para um produto de contato?

Fungicidas sistêmicos têm grande capacidade de penetração e translocação e podem ser imunizantes, protetivos, curativos ou erradicantes. Ou seja, têm uma amplitude maior de usos em relação aos de contato. Contudo, a eficácia depende da aplicação no início da infecção ou de forma preventiva.

Como deixar o Roundup mais forte?

Formas de uso do roundup
  1. usar a correta altura da barra de pulverização;
  2. utilizar água de boa qualidade e que seja isenta de sujeiras.
  3. atenção a correta diluição do produto para evitar doses muito elevadas ou subdoses.
  4. utilizar pontas de pulverização adequadas às condições de vento, temperatura e umidade.

Qual a diferença entre herbicida seletivo e não seletivo?

A seletividade pode ser definida como a capacidade daquela molécula de herbicida em matar ou retardar o crescimento de uma planta daninha, mas sem prejudicar a cultura de interesse econômico. ... Os herbicidas seletivos são aqueles que ao serem aplicados, não causam injúrias severas à cultura.

O que é inseticida Sistemico e de contato?

Sistêmico: É aquele inseticida que, aplicado sobre folhas, troncos, ramos, raízes e sementes é capaz de ser absorvido e circular com a seiva para todas as partes da planta.

O que é fungicida de contato?

Fungicidas de contato (também chamados protetores) permanecem na superfície das plantas. Muitos fungicidas de contato são potencialmente fitotóxicos (tóxicos às plantas) e podem causar danos à planta se absorvidos. Fungicidas sistêmicos (ou de penetração) são absorvidos para dentro das plantas.

O que é um inseticida de contato?

Os inseticidas de contato penetram na pele da praga e são usados contra os artrópodes, como os pulgões e cochonilhas. Esses inseticidas originalmente foram encontrados em plantas, e por isso passaram a ser denominados, inseticidas naturais.

Para que serve o inseticida?

Inseticidas são substâncias químicas ou biológicas utilizadas para controlar insetos-praga (ovo, larva e adultos) que atacam e prejudicam as lavouras.

Quais os inseticidas?

Tipos de inseticida
  1. Piretroides. Os tipos de inseticidas piretroides são produzidos a partir da piretrina. ...
  2. Organofosforados. Os organofosforados estão entre os tipos de inseticidas agrícolas mais utilizados. ...
  3. Glifosato. O glifosato também está entre os tipos de inseticida mais utilizados em todo o mundo. ...
  4. Óleo de neem. ...
  5. Fumo.

Quais os sintomas de intoxicação por inseticida fungicida e herbicida?

Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

Artigo anterior
Quem faz o Tilt Test?
Artigo seguinte
Qual é a principal praia de Maceió?