O que é sinônimos e Antônimos?

Perguntado por: António Branco de Guerreiro  |  Última atualização: 31. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

O que são Sinônimos e antônimos:
Sinônimo é uma palavra que possui o significado semelhante a outra e antônimo é uma palavra que tem significado contrário a outra.

O que é sinônimo exemplo?

Sinônimo e antônimo

Enquanto sinônimos são palavras com o mesmo sentido (ou pelo menos muito parecidos), um antônimo é uma palavra que tem o sentido contrário de uma palavra. Por exemplo: bonito e feio, perto e longe, permitido e proibido, velho e novo, fiel e infiel, paciente e impaciente, etc.

Quais são as palavras sinônimos?

Sinônimos
  • Sinônimos Perfeitos: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: léxico e vocabulário; morrer e falecer; após e depois.
  • Sinônimos Imperfeitos: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo: feliz e alegre; cidade e município; córrego e riacho.

O que é sintomas e antônimos?

Sinônimos são as palavras diferentes, mas que possuem significados semelhantes. Antônimos são palavras que possuem significados exatamente opostos um ao outro.

Quais são as palavras antônimas?

São antônimos os vocábulos que, além de diversos na forma, são opostos quanto ao significado. Exemplos: sim e não; amor e ódio; prazer e desgosto; tudo e nada; fraco e forte. A antonomia pode originar-se de um prefixo de sentido oposto ou negativo: bem dizer e maldizer; progredir e regredir; ativo e inativo.

SINÔNIMO x ANTÔNIMO: DIFERENÇAS - ENTENDA E ACERTE NA PROVA - Aula 3 - Profa. Pamba - Semântica

18 questões relacionadas encontradas

O que é uma palavra homônima?

Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação. Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.

O que é palavra polissêmica?

Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados.

Qual a diferença de sinônimo e sinonímia?

SINONÍMIA: Sinonímia é a divisão na Semântica que estuda as palavras sinônimas, ou aquelas que possuem significado ou sentido semelhante. ... Algumas palavras mantêm relação de significado entre si e representam praticamente a mesma ideia. Estas palavras são chamadas de sinônimos.

Para que servem os antônimos?

Antónimo ou antônimo é a palavra cujo significado seja contrário, oposto ou inverso ao de outra. O emprego de antónimos na construção de frases é um dos recursos estilísticos que conferem ao trecho empregado uma forma mais erudita ou que chame atenção do leitor ou do ouvinte.

Qual a palavra com mais sinônimos?

Sinônimo de mais
  • em maior quantidade, em maior número, com maior intensidade. ...
  • em grau superior, em maior grau. ...
  • acima de, maior, além de, superior a. ...
  • com, na companhia de, em companhia de, junto com, junto a, juntamente com, acompanhado por. ...
  • outra vez, de novo, novamente, uma vez mais, mais uma vez.

Qual é o sinônimo da palavra muito?

2 excessiva, abundante, demasiada, exagerada, superabundante, exorbitante, intensa. Grande: 3 grande, desmedida, enorme, imensa, gigantesca, colossal.

Qual é o antónimo da palavra?

Antônimo é um substantivo masculino ou adjetivo que descreve uma palavra que tem um significado oposto em relação a outra palavra. Por exemplo: caro é antônimo de barato. O antônimo é o contrário de sinônimo. ... A palavra antonímia expressa o caráter das palavras que são antônimas ou o sentido oposto entre duas palavras.

Quando a pessoa é exemplo?

Ser exemplo para outras pessoas é mostrar que se pode mudar. ... Sempre que uma pessoa deseja ser exemplo ela precisa trabalhar de alguma forma para que seu objetivo seja destacado das demais pessoas, é preciso ter uma rotina que nos permite exercitar nosso lado a ser destacado.

Qual é a definição correta de sinônimos?

Sinônimo é uma palavra de origem grega (syn + ónyma) que significa “com + nome”. De maneira geral, podemos dizer que os sinônimos são palavras de mesma classe gramatical que possuem significados idênticos ou muito próximos.

Que são sinônimos?

2 torna-se, fica, vira, faz-se, passa, converte-se, transforma-se.

Qual a função dos sinônimos?

Os sinônimos são muito importantes em um texto, já que repetições desnecessárias de termos empobrecem o texto, causam confusão e tornam a leitura monótona.

Qual é a importância de utilizar sinônimos ao escrever um texto?

Além disso, o emprego de expressões sinônimas deixa explícito para o leitor o seu amplo conhecimento vocabular sobre o assunto. ... Ou seja, variar a forma de referir-se a um mesmo elemento demonstra que você tem um repertório de leitura e reflexão mais amplo a respeito do tema.

Para que serve o sinônimo?

Os sinônimos são conhecidos pela riqueza que podem proporcionar para uma frase ou texto. Por exemplo, dentro de uma mesma frase, é possível alternar duas ou mais palavras sem que o seu sentido e significado sejam mudados.

O que é um sinônimo e Antonimo?

Sinônimo é uma palavra que possui o significado semelhante a outra e antônimo é uma palavra que tem significado contrário a outra. A diferença entre sinônimos e antônimos é o significado das palavras ao serem comparadas: nos sinônimos eles são aproximados e nos antônimos são opostos.

Quais palavras são polissêmicas?

Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
...
Exemplos de palavras monossêmicas:
  • estetoscópio (instrumento médico);
  • eneágono (polígono com nove ângulos);
  • vulcanologista (especialista em vulcanologia).

O que é polissemia é ambiguidade exemplos?

A palavra “língua”, por exemplo, pode significar um órgão ou um idioma, de acordo com o contexto em que é empregada. Se não forem bem contextualizadas, algumas palavras polissêmicas podem gerar a ambiguidade, que é o duplo sentido do enunciado.

O que é ambiguidade é um exemplo?

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

O que são palavras homônimas e Parônimas exemplos?

HOMÔNIMAS HOMÓFONAS: palavras com a mesma pronúncia, com alguma diferença gráfica e com diferentes significados; PARÔNIMAS: palavras parecidas na forma, com diferentes significados. Acender = pôr fogo, ligar: Ele foi acender a vela.

O que são homônimos e parônimos exemplos?

Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. “Estória” é a grafia antiga de “história” e essas palavras possuem significados diferentes. ... Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.

Quais são os três tipos de homônimos?

A área da Semântica que estuda os homônimos é chamada de Homonímia, e eles podem se classificar em três:
  • Homônimos Perfeitos;
  • Palavras Homófonas;
  • Palavras Homógrafas.

Artigo anterior
Qual a diferença entre o A10S E o A11?
Artigo seguinte
Quantos pontos existem dentro de uma reta?