Quais são os tipos de fontes utilizadas pelos historiadores?
Perguntado por: Melissa Isabel Pinho de Machado | Última atualização: 18. April 2022Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)
Fontes escritas: certidões, documentos, livros, cartas, diários, jornais, mapas, entre outros. Fontes visuais: pinturas, fotografias, gravuras, filmes, entre outros. Fontes orais: entrevistas, gravações, depoimentos orais, canções, entre outros.
Quais são as fontes históricas?
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.
Quais os tipos de fontes históricas e dê exemplos?
Fontes históricas materiais:
- Documentos escritos (registros, contratos, diários, etc.). - Construções (palácios, casas, ruínas, castelos, pirâmides, templos, igrejas, teatros, etc.). - Registros (desenhos e símbolos) deixados em paredes de cavernas. Exemplo: pinturas rupestres.
O que são fontes imateriais Cite exemplos?
Por conseguinte, temos como fontes imateriais os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore. fontes materiais: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos, etc. fontes imateriais: tradicões, costumes, ritos, lendas e folclore.
São exemplos de fontes históricas visuais?
São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época. Esses anúncios foram fontes visuais para as pessoas daquela época.
As fontes usadas pelos historiadores
Quais são as 5 fontes históricas?
- Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
- Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
- Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
- Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.
Quais são os exemplos de fontes orais?
- Lendas.
- Mitos.
- Relatos.
- Documentários.
- Entrevistas.
- Discursos.
Quais exemplos de fontes escritas?
Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.
São exemplos de fontes materiais escritas?
As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
O que é fonte de escrita?
1. Fonte escrita. Qualquer fonte histórica registrada em textos, documentos, publicações, etc.
Quais são os tipos de fontes?
- Fonte Serifada. ...
- Fonte não Serifada. ...
- Fontes Serifadas Egípcias. ...
- Fontes Caligráficas. ...
- Fontes Decorativas.
O que são fontes orais e materiais?
Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes iconográficas: fotografias. Fontes orais: depoimentos orais. Fontes materiais: utensílios, objetos variados.
O que são documentos de fontes orais?
Resumo: O documento oral, reconhecido pelo seu valor histórico, tem como intuito preservar a memória das pessoas e servir como evidência ou prova de algum evento ocorrido. Ainda que pouco explorados no cenário arquivístico, constituem-se como importantes itens documentais em seus acervos.
O que é uma fonte imaterial?
Fontes imateriais: são uma novidade não muito nova dentro do trabalho dos historiadores, e nelas estão incluídos os relatos de pessoas que presenciaram determinado acontecimento, assim como lendas e histórias populares transmitidas pela oralidade.
O que podemos chamar de registros orais?
Algumas histórias só podem ser conhecidas se alguém contar para você, isso é o que chamamos de registros orais. Os registros orais são importantes para que se mantenha determinada cultura. Civilizações que não desenvolveram a escrita são as que mais se utilizavam dessa forma de contar história.
O que são os relatos orais?
"É termo amplo que recobre uma quantidade de relatos a respeito de fatos não registrados por outro tipo de documentação, ou cuja documentação se quer completar. Colhida por meio de entrevistas de variadas formas, ela registra a experiência de um só indivíduo ou de diversos indivíduos de uma mesma coletividade.
Como trabalhar com fontes orais?
Como forma de garantir que está a cumprir com todas as tarefas necessárias ao correto tratamento das suas fontes orais, o historiador pode criar uma listagem de tudo aquilo que precisa de fazer e, de modo a organizar melhor o seu trabalho, criar a partir dessa mesma lista de tarefas um formulário de controlo.
O que é uma fonte histórica material?
Quando falamos de fontes materiais, estamos falando de vestígios concretos produzidos por mãos humanas, como textos, pinturas, fotos, filmes, roupas, construções etc.
Como descobrir qual é a fonte?
Acesse o WhatTheFont e insira uma imagem para descobrir a fonte utilizada. No computador, é possível carregar um arquivo do seu dispositivo. No celular, há a possibilidade de usar a câmera ou enviar uma foto da galeria; Em seguida, a plataforma irá identificar e sugerir algumas opções de texto presentes.
Como descobrir a fonte de um texto online?
O What Font Is é um site que permite descobrir a fonte pela imagem. O usuário deve fazer upload do arquivo e usar as ferramentas do aplicativo online para recortar o trecho em que o texto aparece e separar as letras. Feito isso, os caracteres são analisados e as prováveis tipografias usadas na foto serão exibidas.
Como descobrir fonte online?
Descobrir a fonte usada em uma imagem é um procedimento que pode ser feito online por meio do site What The Font. A plataforma reconhece textos presentes em imagens JPG ou PNG, exibindo a família tipográfica usada no arquivo e oferecendo, também, versões semelhantes acompanhadas de links para baixar ou comprar.
Como saber a fonte que eu preciso?
As fabricantes informam o gasto energético de suas peças, mas existem sites que fazem o cálculo de acordo com a configuração informada pelo usuário. Basta colocar quais são os componentes do seu computador e eles darão a quantidade aproximada de watts que será necessária para alimentar todo o conjunto.
Qual a diferença entre fontes históricas materiais e imateriais?
As primeiras são os vestígios de civilização material: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos etc., assim como os documentos de diversas espécies. As fontes imateriais são os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore.
Como usar as fontes orais na pesquisa histórica?
[...] a história oral apenas pode ser empregada em pesquisas sobre temas contemporâneos, ocorridos em um passado não muito remoto, isto é, que a memória dos seres humanos alcance, para que se possa entrevistar pessoas que dele participaram, seja como atores, seja como testemunhas.
Como historiador pode utilizar a memória como fonte?
Isso porque, segundo Marieta Ferreira, é possível trabalhar com a memória a partir de monumentos, literatura e outros documentos: "Muitos historiadores dos Annales, embora se propusessem a trabalhar com a 'História dos homens comuns', ainda viam com muita desconfiança o trabalho com testemunhos", afirma.
Qual foi o PIB do Brasil em 2020?
Como deve ser a divisão do salário?