Quais são os tipos de feridas enfermagem?

Perguntado por: Patrícia Valente Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)

Feridas traumáticas
Laceração: quando o tecido é esmagado por um excesso de pressão. Escoriação: é uma lesão que ocorre na epiderme (superfície da primeira camada da pele), em que o tecido é retirado. Corte ou incisão: quando é causada por algum tipo de lâmina - faca ou bisturi, por exemplo.

Como se chama ferida na enfermagem?

Ferida ou lesão de pele pode ser definida como uma ruptura estrutural e fisiológica do tegumento cutâneo (pele), da membrana mucosa ou de qualquer parte do corpo, podendo ser causada por agentes físicos, químicos ou biológicos.

Como descrever feridas enfermagem?

Avaliação da ferida

Para tanto, é necessário levar em consideração as evidências clínicas observadas quanto à localização anatômica, forma, tamanho, profundidade, bordos, presença de tecido de granulação e quantidade de tecido necrótico, sua drenagem e as condições da pele perilesional.

Quais os tipos de feridas e curativos?

Conheça os tipos de curativos
  • Alginato. As fibras de alginato são derivadas de algas marinhas. ...
  • Hidrocoloide. As coberturas com hidrocoloide são impermeáveis à água. ...
  • Carvão ativado. É uma cobertura composta por tecido de carvão ativado, impregnado com prata. ...
  • Hidrogel. ...
  • Antissépticos.

Quais os tipos de feridas operatórias?

1. Causa
  • Cirúrgica: são feridas provocadas intencionalmente, mediante:
  • Incisão: quando não há perda tecidual e as bordas são geralmente fechadas por suturas.
  • Excisão: quando dá remoção de uma área da pele.
  • Punção: quando resultam de procedimentos terapêuticos diagnósticos.

Avaliar lesão/ferida

15 questões relacionadas encontradas

Como as lesões podem ser classificadas?

São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura ...

Como se classificam os ferimentos?

Superficiais: envolvem somente a pele, tecido celular subcutâneo e músculos sem atingir estruturas profundas ou nobres. Profundos: envolvem nervos, tendões, vasos calibrosos, ossos ou vísceras. Simples: sem perda tecidual, contaminação grosseira ou presença de corpo estranho.

Quais são os curativos mais utilizados?

Quais são os principais tipos de curativos?
  1. Alginato. Os curativos de Alginato de Cálcio e Sódio são ótimos para absorver o excesso de secreção produzido em alguns tipos de feridas, em um processo chamado de exsudação. ...
  2. Carvão ativado. ...
  3. Hidrogel. ...
  4. Hidrocolóide. ...
  5. Antissépticos.

Quais os tipos de curativos especiais?

Os mais comuns são curativos com carvão ativado, hidrogel, prata, alginato e o de membrana regeneradora de celulose que acelera a cicatrização da pele, diminui a dor e protege os terminais nervosos durante 12 dias sem a necessidade de troca. Essa é o curativo especial mais utilizado.

Quais os dois tipos de curativos?

Tipos de curativos

Curativo semi-oclusivo: curativo absorvente e utilizado em feridas cirúrgicas, drenos e feridas exsudativas; Curativo oclusivo: não permite a entrada de ar ou fluídos, atua como barreira mecânica, impedindo a perda de fluídos.

Como descrever um ferimento?

Ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele. Pode atingir a epiderme a derme, tecido subcutâneo, fáscia muscular, chegando a expor estruturas profundas.

Como descrever um curativo?

CURATIVO SIMPLES – realizado por meio da oclusão com gaze estéril no local da lesão,mantendo-a seca e limpa.
  1. CURATIVO OCLUSIVO – realizado na lesão com sua total cobertura,evitando o contato com o meio externo.
  2. CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica.

O que devo avaliar em uma ferida?

Nessa avaliação, devem ser considerados fatores como causa e tempo de existência da ferida e presença ou não de infecção. Além disso, é preciso avaliar a dor, a presença de edema, a extensão e a profundida- de da ferida e as características do leito da ferida, da pele perilesional e do exsudato.

O que é um Enfermeiro estomaterapeuta?

O enfermeiro especialista em estomaterapia ou estomaterapeuta (ET) é definido como aquele que possui conhecimentos, treinamento específico e habilidades para o cuidado dos clientes ostomizados, portadores de feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária(1,13).

O que é o exsudato?

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

O que são as feridas?

Feridas representam a perda de solução de continuidade da pele (ferimento) por causas externas (traumas ou cirurgias) ou por causas internas ou endógenas, relacionadas a doenças facilitadoras ou causadoras da ferida.

O que seria um curativo especial?

“Os curativos especiais permitem a redução das trocas, o que, além de baixar muito os custos de tratamento, diminui a dor gerada pelas trocas de curativos e promove mais conforto ao paciente”, destaca Rangel.

O que são coberturas especiais?

As coberturas especiais são biomateriais de origem natural (polissacarídeos, colágenos purificados, fibras proteicas e tecidos tratados) ou sintética (compósitos, polímeros, cerâmicos e metálicos) que são aplicados sobre as lesões da pele.

Qual o melhor curativo para ferida aberta?

Os curativos adesivos, conhecidos popularmente como “bandeides”, são curativos prontos. Esse tipo de curativo é indicado para uma ferida aberta simples, que não seja muito profunda nem muito grande. Por isso, seu uso é bastante comum em pequenos arranhões ou cortes.

Quais as etapas do curativo?

Independentemente da etiologia da ferida, a cicatrização segue um curso previsível e contínuo, sendo dividida didaticamente em três fases (fase inflamatória, fase proliferativa e fase de maturação).

Qual a diferença de curativo oclusivo e compressivo?

É usado em caso de pequenos sangramentos ou secreções, que são absorvidos pelo curativo. Já o tipo oclusivo é utilizado quando não se deve ter contato entre a ferida e o ar, evitando a possibilidade de infecção por bactérias e fungos. Tem a função de conter sangramentos por pressão entre o curativo e a pele.

O que é o curativo ideal?

A escolha do curativo ideal envolve a análise de caso. Cada um tem função específica para a cicatrização de feridas dos mais diversos tipos. Os mais conhecidos são as versões com gaze, pomadas e óleos. Embora exista uma grande variedade, não há opção perfeita para todos os tipos de feridas cutâneas.

Quantos tipos de ferimentos existem?

São tipos de ferimentos perfurantes o punctório (prego), o penetrante (penetra cavidade natural do organismo) e o transfixiante (atravessa determinado órgão ou segmento).

Qual a classificação das feridas quanto à evolução?

Abertas: quando ocorre a descontinuidade e rompimento da barreira de proteção da pele, aumentando os riscos de infecção; Simples: evoluem rapidamente para a cicatrização; Complexas: com evolução mais lenta e progressiva, têm maior tendência para cronicidade.

Quais são as 4 fases do processo de cicatrização?

Fases da Cicatrização: inflamatória, proliferativa, maturação e mais! | Colunistas
  1. Fase inflamatória.
  2. Fase proliferativa.
  3. Fase de maturação.

Artigo anterior
O que que significa a palavra possível?
Artigo seguinte
Por que a temperatura aumenta na termosfera?