Como se chamam as etapas do desenvolvimento de uma borboleta?

Perguntado por: Camila Santos  |  Última atualização: 12. Januar 2025
Pontuação: 4.3/5 (44 avaliações)

A metamorfose é composta por quatro fases: o ovo, a lagarta (ou larva), a crisálida (ou pupa) e a borboleta (ou imago).

Qual é o nome de cada uma das etapas do desenvolvimento da borboleta?

A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago).

Qual o processo de desenvolvimento de uma borboleta?

A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta.

Quais são as fases do ciclo de vida da borboleta?

As fases de ovo, lagarta e pupa duram cerca de 3 meses e meio. O tempo de vida da borboleta adulta pode chegar a mais de 3 meses. Esta espécie consegue safar-se dos predadores graças a sua semelhança com uma folha Quando ameaçada abre as asas de repente, revelando enormes olhos e empina o corpo.

Como se chama o processo de transformação?

Metamorfose: o que é, como acontece, exemplos - Escola Kids.

Transformacao da lagarta em borboleta

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os dois tipos de transformação?

Quando a matéria sofre qualquer tipo de mudança, dizemos que ocorreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.

Como é o processo de transformação da lagarta em borboleta?

A transformação passa por quatro fases até a borboleta chegar à idade adulta. A transformação acontece em quatro fases: o ovo, a larva, a pupa e o estágio adulto. O início do ciclo começa com os ovos, postos pelas borboletas geralmente em folhas de plantas.

O que é uma metamorfose completa?

Na metamorfose completa os insetos passam por diferentes transformações ao longo do seu desenvolvimento: crescimento (fases larvares após eclosão do ovo), diferenciação (pupa) e reprodução (fase adulta).

Qual é a reprodução da borboleta?

Borboletas geralmente reproduzem-se sexuadamente. No entanto, algumas podem dar origem a novos indivíduos por meio da partenogênese. Os ovos são lançados aleatoriamente no solo ou, mais frequentemente, são depositados em locais nos quais há grande oferta de alimentos para as lagartas.

O que é um desenvolvimento direto?

O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.

O que é metamorfose gradual?

Metamorfose incompleta: nesse tipo de metamorfose, a mudança nos organismos é gradual. Esse é o caso dos gafanhotos, que apresentam, inicialmente, um organismo jovem (a ninfa) que não possui asas; depois, observa-se a ninfa com asas em formação até se tornar um indivíduo adulto.

Como também é chamado o desenvolvimento indireto?

As mudanças que ocorrem nos organismos que apresentam desenvolvimento indireto são chamadas de metamorfose.

O que é metamorfose na vida?

Quando falamos em metamorfose (do grego metabole = mudança), referimo-nos às mudanças que ocorrem na estrutura, na forma do corpo e até mesmo na forma de vida de alguns organismos durante seu desenvolvimento.

O que outras etapas há na vida desse inseto?

Os insetos que sofrem metamorfose completa são denominados holometábolos, ou seja, apresentam o ciclo de vida dividido em ovo, larva, pupa e adulto (Figura 1), assim o mesmo indivíduo se torna completamente diferente ao longo de sua vida, tanto biologicamente quanto morfologicamente.

Qual é a função da metamorfose?

Metamorfose são mudanças pelas quais alguns animais passam durante seu desenvolvimento. Essas mudanças envolvem transformações na estrutura corporal e mesmo no comportamento, alimentação e habitat desses animais.

Como se chama a estrutura que é trocada no processo da metamorfose?

Holometábolos (metamorfose completa) → os insetos que passam por esse tipo de metamorfose possuem desenvolvimento indireto. Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).

Quais são os tipos de desenvolvimento?

A forma como o indivíduo é ao nascer em comparação ao indivíduo adulto permite identificar dois tipos de desenvolvimento: o direto e o indireto.

O que é o casulo da borboleta?

Ao fim de um período de pouco mais de um mês, a lagarta de 5° instar torna-se amarelada e translúcida, e começa a segregar duas proteínas semi-líquidas (sericina e fibroina), que se solidificam ao entrar em contato com o ar. Estas proteínas formam o fio de seda, com o qual formará o casulo.

Qual é a transformação da lagarta?

Para lagarta se transformar em borboleta, ela passa por uma mudança anatômica (transformação em sua forma e na estrutura do seu corpo), chamada metamorfose. O processo começa quando o inseto vira pupa, período em que ele não se move e fica dentro de uma espécie de proteção.

Porque nem toda lagarta vira borboleta?

Normalmente, as lagartas mais coloridas viram mariposas. Infelizmente, as cores não acompanham o processo evolutivo desse animal. Apesar da aparente semelhança entre mariposas e borboletas, esses insetos possuem suas particularidades. As borboletas voam somente de dia.

Quanto tempo demora a transformação da lagarta em borboleta?

O período de lagarta varia de 12 a 30 dias e ocorre dentro do cartucho da planta. A pupa quando completamente desenvolvida, a larva sai do cartucho e penetram no solo, onde se transforma em pupa de aproximadamente 15 mm de comprimento. A fase tem duração de 10 a 12 dias em média.

Quais são os três tipos de transformações?

- Condensação ou Liquefação: mudança do estado gasoso para o estado líquido; - Solidificação: mudança do estado líquido para o estado sólido; - Sublimação: mudança do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa.

Quais são os exemplos de transformações?

Exemplos de transformações químicas:
  • um prego que se enferruja;
  • a queima de uma folha de papel;
  • uma comida que estraga;
  • um vinho que azeda;
  • formação de gás na massa de um bolo ou de um pão.

Quais são as cinco transformações?

As cinco transformações ou elementos são: a água, a árvore, o fogo, o solo e o metal.

Artigo anterior
Quando devo tomar ampicilina?
Artigo seguinte
Como terminar uma introdução?