Quais são os tipos de explosão?

Perguntado por: Lucas Xavier de Cardoso  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

Os efeitos das explosões dividem-se em: fisiológicos, térmicos e mecânicos. Os efeitos fisiológicos são os que afectam os indivíduos ao nível de olhos, tímpanos, pulmões, coração, etc. Os efeitos térmicos provêm do aumento de temperatura provocado pela libertação de energia.

Quantos tipos de explosão existem?

Deflagração: queima rápida, com rajada mínima. Explosão: ignição subsônica e rajada de vento (explosivo de baixo grau) Detonação: ignição supersônica e onda de explosão (explosivo de alto grau)

Quais os tipos de explosivos que existem?

Como exemplo de explosivo dessa classificação têm-se a nitroglicerina, a nitrocelulose, a nitroguanidina, a PETN, o TNT, o tetril, o ácido pícrico e o ANFO.

Qual explosivo mais poderoso?

É a Tsar Bomba. Trata-se de uma bomba termonuclear com duas detonações (fissão e fusão nuclear). Também chamada de “Grande Ivan” ou bomba H, ela libera uma energia explosiva tão alta que foi usada uma única vez, em 30 de outubro de 1962, em um arquipélago no Oceano Ártico.

O que gera uma explosão?

Se o calor que surge não puder ser liberado rápido o suficiente, há uma expansão repentina de volume dos gases concorrentes e uma liberação de uma grande energia de calor, acompanhada por uma onda de pressão: a explosão.

8 explosões que entraram para a história

32 questões relacionadas encontradas

Qual o material mais explosivo do mundo?

Aziroazida azida é a substância explosiva mais potente já criada pelo homem. Ele possui 14 átomos de nitrogênio, ligados entre si e muito instáveis.

O que acontece com o corpo numa explosão?

O cérebro também seria seriamente ferido: médicos das Forças Armadas dos EUA afirmam que os efeitos de uma explosão em nosso corpo fazem com que o sangue e os fluídos corporais sejam forçados em direção ao crânio, da mesma forma que acontece durante o ato de apertar um tubo de pasta de dente.

Qual gás mais explosivo?

A nitroglicerina é uma substância amarelo-esverdeada, líquida à temperatura ambiente, descoberta pelo italiano Ascanio Sobrero em 1847 – e um dos explosivos químicos mais potentes que existem.

Qual a força de uma dinamite?

A dinamite, por exemplo, tem uma densidade energética 60% maior (aproximadamente 7,5 MJ/kg, comparados com 4,7 MJ/kg para o TNT).

Qual a bomba não nuclear mais forte?

O GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast (sigla MOAB, popularmente conhecida como "Mother of All Bombs") (em português: "Mãe de todas as bombas") é uma arma de destruição em massa não-nuclear (considerada a maior do mundo em uso), desenvolvida para a Força Aérea dos Estados Unidos por Albert L.

O que é explosivos exemplos?

EXEMPLOS: pólvora, explosivos em geral, munições de qualquer calibre ou finalidade, fogos de artifício, etc. RISCOS: rompimento do corpo e válvula do cilindro, explosão, incêndio, congelamento, asfixia, envenenamento, etc. EXEMPLOS: GLP, GNV, butano, propano, spray em geral, freon, C02, nitrogênio líquido, 02, etc.

Quais são os explosivos primários?

Explosivos primários incluem:
  • Hexametileno-triperóxido-diamina (HMTD)
  • Azida de chumbo.
  • Estifnato de chumbo.
  • Picrato de chumbo.
  • Fulminato de mercúrio.
  • Tricloreto de nitrogênio.
  • Tri-iodeto de nitrogênio.
  • Azida de prata.

O que são explosivos segundo a NR 19?

19.3.1 Para fins desta Norma, considera-se explosivo material ou substância que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão.

Qual a diferença de alto explosivo para baixo explosivo?

A velocidade com que a reação química se propaga no explosivo (velocidade de queima) permite classificar os diferentes tipos de explosivos como: ALTO EXPLOSIVO: Velocidades maiores que 2000 m/s; BAIXO EXPLOSIVO: Velocidades menores que 2000 m/s.

Qual a diferença de detonação e deflagração?

A detonação difere da deflagração, que se propaga a uma velocidade subsônica e não gera onda de choque ou grandes variações de pressão. Devido às altas pressões desenvolvidas, detonações costumam ser muito mais destrutivas que deflagrações.

Qual é a velocidade de uma explosão?

Velocidade: a explosão é uma reação química rápida que inicia em um ponto da massa do explosivo, e se propaga por essa massa produzindo luz, calor e gases. Supondo cilíndrica a forma do explosivo, é medida ao longo da altura do cilindro, e pode variar de 1500 a 7500 m/s.

Quanto é 1 Gigaton?

Gigaton é uma unidade de medida de massa igual a 1.000.000.000 (1 bilhão) de toneladas.

Quantas gramas de pólvora tem uma dinamite?

A dinamite é habitualmente vendida na forma de bastões com 20 cm de comprimento e 3,2 cm de diâmetro, em média, e peso aproximado de 230 gramas cada, podendo estar disponível em outros tamanhos.

Quantos joules tem uma dinamite?

Não foi por acaso que eu escolhi TNT como o material da nossa hipotética dinamite. Um grama de TNT é 4184 Joules, por definição.

Qual o gás mais inflamável?

Lista de gases inflamáveis
  • Hidrogênio. O hidrogênio é o mais básico dos elementos. ...
  • Butano. O termo butano pode se referir ao alcano n-butano ou para seu outro isômero, o isobutano. ...
  • Metano. ...
  • Etileno. ...
  • Outros gases inflamáveis.

Quais as combinações explosivas?

Mistura explosiva! Descubra materiais de casa que podem dar reações danosas
  • Água Sanitária com Amaciantes.
  • Água Sanitária com Produtos para Limpeza de Vasos Sanitários (Desinfetantes)
  • Água Sanitária com Vinagre.
  • Bicarbonato com Vinagre.
  • Soda Cáustica com Vinagre.
  • Mistura de Água Sanitária com Álcool.

Qual composto pode ser usado como explosivo?

O TNT é o trinitrotolueno, um composto sólido e amarelo muito utilizado como explosivo militar e em demolições. A explosão do TNT é causada por uma fagulha elétrica emitida por um dispositivo conectado a esse composto.

O que acontece depois de uma explosão nuclear?

A grande quantidade de energia liberada pela detonação de uma bomba nuclear pode ser obtida por meio de dois processos diferentes: a fissão nuclear (quebra) ou a fusão nuclear (união), que envolvem, em ambos os casos, as partículas que compõem o núcleo atômico (nêutrons e prótons).

O que acontece se houver uma explosão nuclear?

A bomba nuclear funciona pelo princípio da fissão nuclear, que é a divisão de um átomo instável pelo bombardeamento de partículas, como um nêutron. Isso gera uma reação em cadeia que vai provocando a fissão nuclear dos outros átomos presentes.

Porque a explosão mata?

Em uma explosão, há súbito aumento da temperatura e, se ela é muito forte, o deslocamento do ar pode ser um evento extremamente perigoso.

Artigo anterior
Quais as etapas do processo de integração?
Artigo seguinte
Qual é o nome do ângulo de 120 graus?