Quais são os tipos de documentos mais utilizados na empresa?

Perguntado por: Ariana Torres  |  Última atualização: 9. März 2022
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Quais são os 10 principais documentos empresariais exigidos na fiscalização?
  • Contrato social. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licença sanitária. ...
  • Licença ambiental. ...
  • Contrato com profissional de contabilidade. ...
  • Notas fiscais. ...
  • Registros de contabilidade. ...
  • Comprovantes de RH.

Quais são os documentos mais utilizados em uma empresa?

Veja quais são os documentos que não podem faltar a todo negócio, desde licenças de funcionamento até documentos contábeis e fiscais.
  • Alvará ...
  • CNPJ. ...
  • Inscrição estadual e municipal. ...
  • Relação Anual de Informações Sociais. ...
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. ...
  • Livros. ...
  • Guias.

Quais os tipos de documentos mais utilizados?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

Quais são os tipos de documentos administrativos?

Os tipos documentos administrativos são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.

Quais são os tipos de documentos que existem?

Tipos de Documentos
  • Nota fiscal. Documento que oferece caráter legal a uma transação comercial. ...
  • Fatura. Documento que resume a nota fiscal, citando seus principais dados: data de emissão, valor e data do vencimento, além dos dados do comprador e do vendedor.
  • Duplicatas. ...
  • Recibo. ...
  • Vales. ...
  • Nota promissória. ...
  • Aval. ...
  • Fiança.

Quais São os Documentos Mais Importante de Uma Empresa?

33 questões relacionadas encontradas

Como é a classificação de documentos?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

O que é a classificação de documentos?

A classificação de documentos é o processo aplicado para organizar informações por grupos de assuntos e facilitar a localização dos documentos, estejam eles em papel ou em formato digital. ... Confira a seguir os padrões de classificação de documentos mais utilizados no mundo empresarial.

O que são documentos oficiais e administrativos?

Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.

O que é um documento administrativo?

Documento produzido ou recebido por instituição, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, que constitua elemento de prova ou de informação, independentemente da natureza do suporte.

Quais são os documentos administrativos da escola?

Organização do Trabalho Pedagógico - Documentos Referenciais da Escola
  • Livro de Registro de Classe.
  • Projeto Político-pedagógico.
  • Proposta Pedagógica Curricular.
  • Regimento Escolar.

Quais são os principais tipos de documentos financeiros mais utilizados?

Você sabe quais são os principais documentos contábeis? Elencamos 6 dos mais importantes e vamos falar a respeito deles neste post.
...
  • Notas Fiscais. ...
  • Dados e cópias de despesas diversas. ...
  • Extratos bancários. ...
  • Extratos de meios de pagamentos. ...
  • Comprovantes de impostos e encargos trabalhistas pagos.

Quais os tipos de documentos técnicos?

Documentação técnica é usada em diferentes indústrias e ela pode ser classificada de acordo com esses critérios:
  • Educação. ...
  • TI (Tecnologia da Informação) ...
  • Medicina. ...
  • Documentação de API. ...
  • Guias de Usuário. ...
  • Manuais de manutenção. ...
  • Manuais de Instrução.

Quais os dois grupos de documentos?

Quanto à sua origem os documentos podem ser divididos em públicos e privados: Públicos: são emitidos e/ou recebidos por um órgão governamental na gestão de suas atividades ou mediante procuração de autoridade pública.

Quais os principais documentos de uma pessoa jurídica?

CNPJ; ▪ Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais; ▪ Documento de Identidade e CPF do(s) titular (es). CNPJ; Contrato de Constituição e suas alterações se houver, registrados na Junta Comercial.

O que é o ofício?

O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

Como fazer documentos oficiais?

Os documentos oficiais devem ser identificados da seguinte maneira:
  1. a) nome do documento: tipo de expediente por extenso, com todas as letras.
  2. b) indicação de numeração: abreviatura da palavra “número”, padronizada.
  3. c) informações do documento: número, ano (com quatro dígitos) e sigla oficial.

O que são atos oficiais?

O ato oficial é, pois, um ato jurídico praticado pela Administração Pública que se refere ao Poder Executivo, mas nem por isso deixam de ser atos oficiais praticados pelo Poder Legislativo e Judiciário no que tange à sua organização administrativa.

O que é uma correspondência oficial?

Correspondência Oficial é a comunicação entre os órgãos do serviço público ou autárquico, na troca de informações de interesse comum ou das partes. ... Impessoalidade de quem recebe a comunicação; 3.

Qual a importância da classificação de documentos?

Ao classificar documentos de arquivo, o que se pretende é reestabelecer estas conexões que nascem na produção do documento, durante o processo de gestão administrativa, mas que podem ficar ocultas em virtude das características dos processos administrativos ou de problemas em seu gerenciamento.

Como é feita a classificação e ordenação de documentos?

Ordenação Geográfica: disposição de acordo com as unidades territoriais (países, estados, municípios, distritos, bairros e outras). Ordenação Temática: disposição de acordo com temas ou assuntos. Ordenação Numérica: disposição de acordo com a sequência numérica atribuída aos documentos.

Quais são os métodos de classificação?

Existem seis principais métodos de classificação: as classificações supervisionadas e não supervisionadas (Supervised Classification and Unsupervised Classification), a interpretação visual (Visual Observation), as redes neurais artificiais (Artificial Neural Network), classificação baseada no conhecimento ( ...

Como classificar os documentos na contabilidade?

Classificar os documentos conforme o assunto e por ordem alfabética. Todos os documentos devem ser identificados e separados de acordo com sua natureza (contábil, fiscal ou trabalhista/previdenciária) e, em seguida, organizados alfabeticamente.

Como são classificados os documentos por natureza de assunto?

Quanto à natureza do assunto os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos. A classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a institui- ção, podendo ser de domínio público.

Quais as características dos documentos?

Documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprovam fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.

O que são documentos técnicos?

2.1 Documento técnico

Qualquer informação, formando uma unidade lógica, registrada em papel ou em meio eletrônico, que possa servir para consulta, estudo ou validação técnica.

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