Quais são os tipos de Discromia?

Perguntado por: Núria Alícia de Alves  |  Última atualização: 24. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

DISCROMIAS
  • Acromias: ausência total de melanina.
  • Hipocromias: diminuição da produção de melanina.
  • Hipercromias: aumento da produção de melanina. ...
  • Melasma ou Cloasma: hiperpigmentação facial que afeta frequentemente mulheres grávidas, pessoas com propensão genética ou que usam anticoncepcionais (estrógeno).

Quais são os principais tipos de discromia?

Discromia é dermopatologia de origem endógena e exógena caracterizada por modificações da cor da pele. Essas modificações ocorrem por excesso (hipercromia), diminuição (hipocromia) ou ausência (acromia) de melanina.

São consideradas discromias?

As discromias surgem quando ocorrem mo- dificações na pigmentação da pele, em virtude do aumento ou diminuição da produção ou da distribuição da melanina, pigmento marrom-ene- grecido ou avermelhado que fornece a cor da pele e funciona também como fotoprotetor (KEDE; SABATOVICH, 2015).

O que causa a discromias?

Discromia é um termo genérico que engloba toda e qualquer alteração da cor da pele, representadas por hipocromias ou hipercromias. Estas manchas surgem na pele por diversos fatores sendo a exposição excessiva ao sol a principal causa, podendo futuramente acarretar uma neoplasia de pele.

O que é discromia Pós-inflamatória?

As discromias são alterações patológicas na cor natural da pele, podendo ser divididas em dois grupos: hipocrômicas resulta em manchas mais claras que o tom de pele e hipercrômicas se destacam pela presença de manchas mais escura na pele.

DISCROMIAS - CONCEITOS E EXEMPLOS

22 questões relacionadas encontradas

O que é Discromia exemplos?

Discromias são um distúrbio na uniformidade da pigmentação da pele que causam alterações na coloração dela e que geralmente aparecem como manchas mais escuras ou mais claras, circundadas por uma pele de coloração habitual, resultantes respectivamente do aumento (hipermelanose) ou da diminuição (hipomelanose) da ...

Qual o tratamento para Discromia?

Clinicamente são muito heterogêneos quanto ao tamanho, forma e taxa de proliferação. Os casos que não involuem podem ser tratados com medicamentos como corticóides, interferon ou medidas cirúr- gicas que incluem intervenções maiores ou simples crioterapia, LASER ou a luz intensa pulsada.

Qual o nome da doença que troca a cor da pele?

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

O que significa a palavra lentigo?

O Lentigo Solar é conhecido também como manchas senis, que são lesões pigmentadas na superfície do tecido epitelial. O lentigo apresenta coloração castanho-claro, escura ou negra e surge em regiões do corpo mais expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, colo e os ombros.

Qual o tipo de discromia presente no melasma?

Essa discromia se apresenta em três tipos, sendo eles o melasma epidérmico que é o aumento da melanina na camada mais superficial da pele (epiderme); o melasma dérmico que apresenta como característica o depósito de melanina ao redor dos vasos, ou seja, um aumento perivascular.

Quais ácidos são mais frequentemente utilizados no tratamento das Discromias?

O ácido glicólico é amplamente utilizado na terapêutica para se obter um peeling suave, levando ao afinamento do estrato córneo e na renovação da epiderme amenizando, assim, o melasma epidérmico.

Quais são os tipos de manchas na pele?

Quais são os tipos de manchas na pele?
  • Melanoses ou manchas senis. Costumam ser escuras, arredondadas e surgem com o passar dos anos no corpo devido à exposição prolongada ao sol. ...
  • Efélides ou sardas. ...
  • Melasma. ...
  • Manchas de pós-acne. ...
  • Ceratose seborreica. ...
  • Dermatite. ...
  • Alergia. ...
  • Manchas brancas na pele.

O que é lesão Hipocromica?

As hipocromias caracterizam-se pelo aparecimento de manchas ou zonas de coloração mais clara que o tom de pele normal do indivíduo.

O que causa mancha Hipocromica?

Infecções fúngicas, como a pitiríase versicolor, também podem causar manchas mais claras na pele, especialmente em regiões como tronco e ombros. Lesões, queimaduras, cicatrizes e reações a certos medicamentos também podem levar à formação de manchas hipocrômicas.

O que é Acromia da pele?

Leucodermias ou acromias: a diminuição ou ausência de melanina pode causar o surgimento de manchas brancas na pele. São comuns em casos de vitiligo, albinismo e pitiríase; Rosácea: são manchas vermelhas que aparecem no rosto e costumam se manifestar em pessoas de pele clara, com oleosidade e sensibilidade.

O que pode causar hipercromia?

As hipercromias são desordens de pigmentação que tem origem numa produção exagerada de melanina. Essas man- chas podem surgir devido a fatores como envelhecimento, alterações hormonais, inflamações, alergias e exposição solar, dentre outros.

Quais são os 4 tipos de melanoma?

Há quatro tipos principais de melanoma: extensivo superficial, nodular, lentigo maligno e acral-lentiginoso.

O que são manchas senis?

Melanoses solares, lentigos solares ou as popularmente conhecidas “manchas senis”, são lesões benignas decorrentes da atividade aumentada dos melanócitos, células responsáveis pela produção do pigmento na pele. Caracterizam-se por manchas hiperpigmentadas acastanhadas em áreas expostas a radiação solar.

O que causa as manchas senis?

As manchas senis podem ter como causa o envelhecimento, questões hormonais e, principalmente, a exposição aos raios UV. “Inclusive, as manchas senis tendem a ser mais escuras naquelas pessoas que ficaram muito expostas ao sol durante a vida – sem a devida proteção do filtro solar”, esclareceu a dermatologista.

O que é o Piebaldismo?

O que é piebaldismo? O piebaldismo é uma condição genética, estética e, em caso de um dos genitores com a dermatose, pode ser passada para os filhos (50% de risco), porque é uma condição geneticamente determinada, chamada de padrão de herança autossômica dominante.

Qual doença autoimune causa manchas na pele?

Assim como a maioria das outras doenças autoimunes, o lúpus eritematoso sistêmico é considerado uma doença que atinge todas as faixas etárias, sem distinção de gênero. O principal sintoma se manifesta por meio de manchas vermelhas na pele. Além disso, o lúpus pode ser silencioso, afetando diversos órgãos internos.

Quais são as doenças de pele causadas por estresse?

Acne, psoríase, dermatite seborreica(caspa), dermatite atópica (dermatite alérgica), eflúvio telógeno agudo (queda de cabelo intensa recente) e urticária (reação alérgica) são apenas algumas das doenças cutâneas que podem ser causadas ou agravadas por conta da tensão emocional.

O que fazer para voltar o pigmento da pele?

Um dos tratamentos mais indicados para a despigmentação da pele é o de fototerapia por LED. Através da aplicação de luz de comprimento de onda em 660nm (vermelho) ocorre a bioestimulação das células, com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização das manchas e inflamações.

O que fazer para recuperar a pigmentação da pele?

Nesses casos também podemos usar um laser, chamado Excimer, porém são necessárias várias sessões para estimular a pigmentação. Em alguns casos é considerada a cirurgia de Transplante de Melanócitos. São utilizadas naqueles casos de doença estável e com manchas de pequeno tamanho.

O que tomar para melhorar a pigmentação da pele?

Aposte em ativos clareadores para reduzir manchas na pele

O ácido tranexâmico também é eficaz no clareamento de manchas, e o ácido glicólico promove renovação celular, deixando a pele mais iluminada. A vitamina C também é um poderoso ativo clareador, e ainda potencializa o efeito protetor solar.

Artigo anterior
Qual a importância da luta na vida das pessoas?
Artigo seguinte
Quem vende no mercado livre paga imposto?