Quais são os tipos de complemento?
Perguntado por: Beatriz Núria Sá | Última atualização: 15. März 2022Pontuação: 4.4/5 (65 avaliações)
Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.
Como identificar o complemento de um verbo?
OBS: Para definir qual o complemento verbal, uma dica é observar o verbo ao qual este se liga. Se o verbo for de LIGAÇÃO, então é porque trata-se de um Predicativo, se o verbo for TRANSITIVO DIRETO é porque se trata de um Objeto Direto, e se o verbo for TRANSITIVO INDIRETO é porque seu complemento é um Objeto Indireto.
O que é um complemento na língua portuguesa?
O complemento verbal é um dos termos integrantes da oração que tem como intuito completar o sentido de um verbo. Este assunto é estudado na Língua Portuguesa por meio da sintaxe. ... Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto.
Que tipos de complementos o verbo pode ter?
Gramática. Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto.
Quais são os complementos do verbo destacado?
São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.
OBJETO DIRETO e OBJETO INDIRETO (Complementos Verbais) || Prof. Letícia
Quais são os complementos verbais na tirinha?
Nesse caso, o verbo tem dois tipos de complemento verbal: um que pede preposição e o outro que não necessita dela. Na tirinha, podemos observar a frase “E você queria que me ensinassem a escrever numa aula só?”. O verbo “ensinasse” é transitivo bitransitivo, ou seja, ele tem dois objetos: um direto e um indireto.
O que é o complemento de um endereço?
O complemento de endereço é uma informação que usamos para indicar com exatidão a localização de um imóvel. Essa informação costuma ser pedida em formulários ou cadastros como um dado complementar do nosso endereço. O complemento pode ser o número do seu apartamento (ex.: apt.
O que pode ser um complemento?
O complemento nominal pode acompanhar substantivos, adjetivos e advérbios. Já o adjunto adnominal só acompanha substantivos. O complemento nominal indica o paciente (aquele que sofre a ação). Já o adjunto adnominal indica o agente (aquele que pratica a ação).
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Qual é o complemento do verbo espero?
Verbo esperar como transitivo direto e indireto
Esperar, quando empregado como verbo transitivo direto e indireto, terá dois complementos, um não preposicionado e o outro seguido de preposição. Nessa situação, poderá ocorrer a preposição “de”. Por exemplo: Maria esperava tudo de André.
Qual é o complemento do verbo escrever?
Nesse caso, o verbo tem dois tipos de complemento verbal: um que pede preposição e o outro que não necessita dela. ... Portanto, “a escrever” é o objeto direto, pois não tem preposição, sendo “a” um artigo. E “me” o objeto indireto, pois quando colocado depois do verbo ficaria “a mim”.
Qual a diferença entre os porquês?
Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
Como usar o porquê?
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.
Por que junto ou separado?
Não há nenhum exemplo na língua portuguesa em que o porquê não é separado nas interrogações; já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”.
O que é complemento exemplos?
O que é complemento :
Complemento ou complemento opcional é a informação que serve para dar a localização exata da sua residência. O número do seu apartamento pode ser o complemento do seu endereço.
Como se chama o complemento do verbo que é introduzido sem preposição?
a) Objeto direto:
É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.
O que é apto completo?
Quando se aplica a alguém, significa que está preparado para realizar a tarefa de acordo com as condições estabelecidas. É sinônimo de habilitado ou aprovado.
Como escrever endereço completo?
Use vírgula para separar os números e escreva-os sempre algarismos arábicos: Rua 7, 369, SQS 105, Bloco J, 304. Não use ponto para separar os números do CEP e use hífen para separar os três últimos dígitos. O CEP deve vir antes do nome da cidade e do estado. Não use vírgula depois de CEP ou caixa postal.
Como complemento sinônimo?
Aquilo que completa e aperfeiçoa algo: 2 acabamento, arremate, conclusão, remate. Aquilo que acrescenta algo a alguma coisa: 3 adenda, apêndice, acessório, suplemento, detalhe, pormenor.
O que é verbo transitivo direto exemplos?
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)
Quando o objeto vem com preposição ele é chamado de?
O objeto direto pode vir precedido de preposição: é chamado objeto direto preposicionado.
São exemplos de verbos transitivos diretos?
...
Lista de verbos transitivos diretos
- ler;
- fazer;
- querer;
- quebrar;
- ter;
- causar;
- comprar;
- derrubar;
Quanto à transitividade Qual é a classificação do verbo escrever na frase?
Significado de Escrever
verbo transitivo direto Compor a narração, a descrição de algo pela escrita: escreveu o holocausto.
Quanto à transitividade Qual é a classificação do verbo em destaque?
Um verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto. Um verbo que tem um objeto indireto como complemento é chamado de transitivo indireto. Um verbo que tem um objeto direto e um objeto indireto como complementos é chamado de transitivo direto e indireto.
Quem trouxe o Candomblé para o Brasil?
O que fazer em caso de super dosagem de ibuprofeno?