Para que serve o Microhmímetro?

Perguntado por: Benedita Mariana Reis de Matos  |  Última atualização: 29. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

O microhmímetro digital é um equipamento que tem a função de efetuar a medida das resistências dos disjuntores, chaves, bobinas dos motores e de outros aparelhos. É um aparelho bastante funcional e que viabiliza uma análise com exatidão.

Qual é a função do Microhmimetro?

Utiliza o método dos 4 terminais (método de Kelvin) para evitar erros na medição provocados pelos cabos de prova e suas resistências de contato. As leituras de resistência são exibidas em um display alfanumérico com resolução de 4½ dígitos. Mede resistências de até 200 Ω, e a menor indicação é de 1 µΩ.

Para que serve o Miliohmímetro?

O miliohmímetro digital MO-2Ke é um instrumento portátil, controlado por microprocessador, destinado a medir com alta precisão resistências baixas de contatos, chaves, bobinas de transformadores e motores, etc., com correntes de prova desde 1 mAaté 1A.

Como fazer medição com Microhmimetro?

Após conectar o adaptador AC e ligar o Microhmímetro, pressione o botão BATTERY CHARGE para recarregar a bateria. Quando esta luz estiver acesa, a medição sendo realizada será válida tanto para materiais indutivos como resistivos. Quando estiver apagada, a medição será somente para materiais resistivos.

Em quais ensaios é utilizado o Microhmimetro?

Esse equipamento é muito utilizado para realizar ensaios de resistência da malha de aterramento, resistência ôhmica de enrolamento de máquinas elétricas, resistência de contatos, dentre outros.

Microhmímetro

18 questões relacionadas encontradas

Como medir a resistência do SPDA?

A medição pode ser feita diretamente com o uso de um mili ou microohmímetro, um aparelho capaz de fornecer corrente da ordem de 10 A, sendo admissível o valor mínimo de 1 A. Importante: não é admissível a utilização de multímetro!

Como medir a resistência do enrolamento?

Os ensaios para a medição da resistência dos enrolamentos visam a detecção precisa de curtos-circuitos nas espiras e uma estimativa do envelhecimento das bobinas. Para isso, utiliza-se o método da ponte Kelvin, por meio de corrente contínua.

Onde usar o micrômetro?

O que é um micrômetro e para que serve?
  1. O micrômetro é um instrumento de medição utilizado para determinar dimensões com alta precisão.
  2. O micrômetro é utilizado principalmente para medir a espessura, o diâmetro e a profundidade de objetos com alta precisão.

Como medir com um micrômetro?

A resolução de uma medida tomada em um micrômetro corresponde ao menor deslocamento do seu fuso. Para obter a medida, divide-se o passo pelo número de divisões do tambor. Assim, girando o tambor, cada divisão provocará um deslocamento de 0,01 mm no fuso. Leitura no micrômetro com resolução de 0,01 mm.

Como é realizado o procedimento de leitura do micrômetro?

O objeto a ser medido deve ser colocado entre o pistão e o suporte. Ao girar o controle do pistão, deve-se tocar no objeto e ouvir três cliques. Após, deve-se adicionar a trava, enquanto o objeto ainda está no instrumento e depois tirar o objeto para fazer a leitura da medida.

Como calcular o ohmímetro?

A equação resultante para essa condição é: E = ( R + RiG ). IGM nesta equação são conhecidos RiG e IGM, devemos portanto escrever outra equação relacionando entre si E e R.

Qual é o instrumento utilizado para medir a resistência elétrica?

O instrumento que mede resistência elétrica é chamado de ohmímetro. Os multímetros possuem escalas apropriadas para a medida de resistência elétrica.

Como se usa o ohmímetro?

Como utilizar o ohmímetro?
  1. Desligue a energia do circuito. Para iniciar o teste com ohmímetro, é preciso desligar a fonte de energia do circuito que será testado. ...
  2. Verifique a alimentação do ohmímetro. ...
  3. Conecte os terminais do ohmímetro. ...
  4. Zere o medidor. ...
  5. Agora é só medir.

Qual a diferença entre terrômetro e Miliohmímetro?

Enquanto o miliohmímetro é usado em medições de baixa tensão, o microhmímetro é utilizado circuitos elétricos com tensões ainda menores e que exijam maior precisão. Já o terrômetro tem outra finalidade, que é medir a resistência do solo, sendo usado geralmente para aterramento elétrico.

Para que serve o micrômetro de profundidade?

Micrômetro de profundidade Mitutoyo. O micrômetro de profundidade é um instrumento de medição de alta precisão usado para medir a profundidade de orifícios, canais e sulcos em uma peça.

Para que serve o aparelho terrômetro?

Um terrômetro digital é um instrumento utilizado para medir a resistência do solo, com o objetivo de verificar a qualidade da conexão elétrica em sistemas de aterramento.

Qual é o símbolo do micrômetro?

Micra é o plural de mícron e o mesmo que micrômetro, micrómetro ou micragem. Todas essas nomenclaturas são representadas pelo símbolo (µm) e correspondem à unidade de medida microscópica, em que 1 mícron é o mesmo que dividir 1 milímetro por 1000.

Qual a escala do micrômetro?

A capacidade de medição dos micrômetros normalmente é de 25 mm (ou 1"), variando o tamanho do arco de 25 em 25 mm (ou 1 em 1"). Podem chegar a 2000 mm (ou 80"). A resolução nos micrômetros pode ser de 0,01 mm; 0,001 mm; .

Qual é a precisão de um micrômetro?

O micrômetro é um instrumento apropriado para fazer medições rápidas de até alguns centímetros e precisão de 0,01 mm, como a espessura de uma folha de papel, o diâmetro de um fio muito fino, um fio de cabelo, ou pequenos comprimentos, etc.

Quais são os principais tipos de micrômetros?

Os tipos de micrômetros incluem micrômetro externo, micrômetro interno, micrômetro de profundidade e micrômetro de altura.

Quantos zeros tem um micrômetro?

A resolução nos micrômetros pode ser de 0,01 mm; 0,001 mm; . 001″ ou . 0001″. No micrômetro de 0 a 25 mm ou de 0 a 1, quando as faces dos contatos estão juntas, a borda do tambor coincide com o traço zero (0) da bainha.

Como medir a corrente de uma bobina?

A corrente de medição pode ser calculada a partir da tensão de terminal aberto, da impedância de saída do instrumento e da impedância do alvo de medição. Para calcular isso, pode-se usar uma aproximação da impedância da bobina.

Como descobrir a resistência de um motor?

Calcule a resistência usando a potência e a tensão.

Altere a Lei de Ohm para encontrar o I: I = V / R. Substitua V /R por I na fórmula da potência: P = V(V/R) = V2/R. Reorganize a fórmula para calcular a resistência: R = V2/P.

Como saber a resistência de um motor?

Use um medidor de ohm para verificar o valor da resistência.

Com um ohmímetro configurado para teste de Resistência ou Ohms, faça testes nas tomadas adequadas, as tomadas comuns e de Ohms. Consulte o manual de operação do medidor, se necessário.

Qual o valor máximo da resistência de aterramento?

Contudo, a NFPA e a IEEE recomendam o valor máximo de resistência de aterramento de 5,0 ohms. A NEC recomenda o seguinte: "Assegure que a impedância do sistema à terra seja menos do que os 25 ohms especificados na norma NEC 250.56. Em instalações com equipamentos sensíveis, esse valor deve ser no máximo 5,0 ohms."

Artigo anterior
Quando se deve retirar a tireoide?
Artigo seguinte
Pode lavar o morango com vinagre?