Quais são os tipos de choque distributivo?

Perguntado por: Ariana Débora Abreu Silva  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

A vasodilatação periférica que ocasiona o choque distributivo tem quatro causas distintas, as quais dão nome aos quatro principais subtipos de choque distributivo: o séptico, o anafilático, o neurogênico e o decorrente de crise adrenal.

Quais os 3 tipos de choque?

Existem três tipos de choque: o choque hipovolêmico, choque séptico e choque cardiogênico.

Quais os 5 tipos de choque?

5 principais tipos de choque: sintomas e tratamento
  1. Choque séptico. ...
  2. Choque anafilático. ...
  3. Choque hipovolêmico. ...
  4. Choque cardiogênico. ...
  5. Choque neurogênico.

Quais são os sintomas do choque distributivo?

O choque distributivo causa sintomas semelhantes, exceto pelo fato de a pele poder estar quente ou enrubescida, especialmente durante sepse. O pulso pode ser saltitante em vez de fraco. No choque séptico, tipicamente há febre, habitualmente precedida por calafrios.

Como devemos dividir o choque distributivo?

Dividido em: Hemorrágico: pode ser relacionado ao trauma, em que há hipovolemia devido a perda de sangue e destruição tecidual.
...
Fisiopatologia:
  1. Aumento da atividade simpática.
  2. Hiperventilação.
  3. Vasoconstrição venosa.
  4. Hipoperfusão tecidual –> metabolismo anaeróbio –> lactato.

Mini Curso Hemodinâmica - Aula 10 - Choque distributivo P1 - Choque séptico

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os estágios do choque?

Estágios do Choque

O choque é progressivo e ocorre em três estágios: compensado, progressivo (descompensado) e irreversível.

Qual a fisiopatologia do choque distributivo?

No choque distributivo, a má perfusão é resultado de uma vasodilatação periférica global que ocasiona drástica redução da PEC, comprometendo o fornecimento de oxigênio pelos capilares e a captura de oxigênio pelos tecidos.

Quais os sinais e sintomas do choque obstrutivo?

Os pacientes apresentam dor torácica, dispnéia, taquicardia e distensão das veias do pescoço. Nos pacientes em ventilação mecânica ocorre um aumento na pressão de pico necessária para oferecer o mesmo volume corrente, devido ao aumento da pressão intrapleural 12.

O que é um choque distributivo?

Choque Distributivo – É caracterizado pela presença de má distribuição do fluxo sanguíneo relacionado a uma inadequação entre a demanda tecidual e a oferta de oxigênio, fenômeno descrito como shunt.

Quais os sinais e sintomas do choque hipovolêmico?

Os sintomas do choque hipovolêmico são decorrentes da perda excessiva de líquidos e podem incluir: náuseas e vômitos; cansaço excessivo e tontura; dor de cabeça progressiva e constante; confusão; dedos e lábios azulados e sensação de desmaio.

O que é choque e tipos de choque?

Choque é uma situação crítica caracterizada pela diminuição da disponibilidade de oxigênio para diferentes partes e estruturas do corpo humano. Esse quadro pode ser causado por diversos motivos, desde circulatórios à neurológicos, que comprometem a correta perfusão dos tecidos.

O que são os choques?

O choque é um quadro clínico com risco à vida, em que o fluxo sanguíneo é baixo, diminuindo o fornecimento de oxigênio e causando danos a esses órgãos e, às vezes, morte.

Quantos e quais são os dois grandes grupos de choque?

Em relação às alterações hemodinâmicas, o choque pode ser dividido em dois grupos de acordo com o débito cardíaco (DC) e resistência vascular sistêmica (RVS):

O que é o choque cardiogênico?

PALAVRAS-CHAVE: Choque cardiogênico; Insuficiência cardíaca; Balão de contrapulsação aórtica. O choque cardiogênico caracteriza-se por uma hipoperfusão tecidual sistêmica devido à incapacidade do músculo cardíaco de gerar um débito adequado às necessidades metabólicas do organismo.

O que é choque cardiogênico refratário?

A forma mais grave de choque cardiogênico (choque refratário) é definida como um choque persistente apesar da administração de volume, inotrópicos e drogas vasopresoras. Choque cardiogênico após infarto agudo do miocárdio (IAM) tem uma incidência de 5-10% e é a principal causa de mortalidade em pacientes com IAM.

O que é um choque séptico?

O choque séptico é um estado de falência circulatória aguda associada a foco infeccioso ou predomínio de componente endotóxico, constituindo-se em grande desafio médico devido à sua prevalência, morbimortalidade, e custo do tratamento.

Quais as causas do choque séptico e seus sinais e sintomas?

Principais sintomas
  • Pressão arterial muito baixa, sendo a pressão arterial média (PAM) menor ou igual a 65 mmHg;
  • Aumento na concentração de lactato circulante, sendo verificada concentrações acima de 2,0 mmol/ L;
  • Respiração rápida na tentativa de aumentar a quantidade de oxigênio circulante;

São sinais de choque?

Quais os sinais e sintomas

Pode-se identificar alguém em estado de choque quando fica com a pele pálida, fria e pegajosa, pulso fraco, respiração lenta e superficial, pressão arterial baixa, tonturas, fraqueza, olhos sem brilho, com um olhar fixo e pupilas dilatadas.

Quais os sinais e sintomas do choque neurogênico?

Principais sinais e sintomas
  • Diminuição da temperatura corporal, abaixo de 35,5ºC;
  • Respiração rápida e superficial;
  • Pele fria e azulada;
  • Tonturas e sensação de desmaio;
  • Excesso de suor;
  • Ausência de resposta a estímulos;
  • Alteração do estado mental;
  • Redução ou ausência da produção de urina;

Quais são os sinais clássicos do choque cardiogênico?

Os sinais clínicos de choque cardiogênico incluem evidência de baixo débito cardíaco com hipoperfusão tecidual (hipotensão, alterações do estado mental, pele fria mosqueada) e evidência de sobrecarga de volume (dispneia, estertores, distensão venosa jugular).

Quais as causas do choque distributivo?

A vasodilatação periférica que ocasiona o choque distributivo tem quatro causas distintas, as quais dão nome aos quatro principais subtipos de choque distributivo: o séptico, o anafilático, o neurogênico e o decorrente de crise adrenal.

Qual a fisiopatologia do choque Septico?

No choque séptico, o débito cardíaco aumenta e a resistência vascular periférica diminui, enquanto em outras formas de choque. Os mecanismos podem envolver volume circulante diminuído, débito cardíaco diminuído e vasodilatação... leia mais o débito cardíaco tipicamente diminui e a resistência periférica aumenta.

Qual a fisiopatologia do choque cardiogênico?

A fisiopatologia básica é a obstrução coronária que leva à isquemia miocárdica, esta causando diminuição da contratilidade miocárdica e do desempenho ventricular, que resulta em hipotensão com hipoperfusão sistêmica e coronariana.

São sinais e sintomas do choque no estágio progressivo?

São sinais e sintomas do choque no estágio progressivo:
  • Pressão sistólica (<80-90 mmHg); batimentos cardíacos (>150 bpm); respirações rápidas e superficiais; estertores; ausência de petéquias na pele; débito urinário de 0,5 ml/kg/h; consciente; com acidose metabólica.
  • B. ...
  • C. ...
  • D. ...
  • E.

Qual o tipo de choque mais comum nas grandes cirurgias?

No Pós-Operatório (PO) imediato, o choque hipovolêmico é o mais comum dentre os tipos de choques. O choque hipovolêmico é provocado pela perda sanguínea excessiva ou reposição hídrica ou sanguínea inadequada durante ou após a cirurgia.

Artigo anterior
Como saber quando é o quinto dia útil?
Artigo seguinte
Onde há desespero há esperança?