Quais são os tipos de casamento?

Perguntado por: Anna Rafaela Mota Moura Matos  |  Última atualização: 28. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (38 avaliações)

Conheça os 11 tipos de casamento que existem!
  • Casamento religioso. O casamento religioso varia de acordo com os dogmas da religião seguidos pelos envolvidos. ...
  • Casamento civil! ...
  • Casamento arranjado! ...
  • casamento forçado. ...
  • Casamento por sequestro! ...
  • Casamento branco! ...
  • Consanguinidade! ...
  • Casamento Gay!

Quais são os 4 Regimes de casamento?

Os principais regimes de bens utilizados pelos casais são: comunhão parcial de bens, comunhão universal de bens e separação total de bens. Além destes, existem o de separação obrigatória de bens – decorrente da lei -, o de participação final nos aquestos e o regime misto.

Quais são os 3 tipos de casamento?

Tipos de Casamento no Civil: Compreendendo as Diferenças
  • Comunhão Parcial de Bens: Ideal para Muitos Casais.
  • Comunhão Universal de Bens: Para os que Optam pelo Compartilhamento Total.
  • Separação de Bens: A Opção para Mais Autonomia Financeira.
  • Participação Final nos Aquestos: Equilíbrio entre o Individual e o Compartilhado.

Quais são os tipos de casamento no civil?

São eles: comunhão parcial, separação de bens, comunhão universal e a participação final nos aquestos. A escolha do regime de bens é realizada no momento da habilitação para o casamento. Está pensando em contrair matrimônio? Confira, a seguir, quais são os principais regimes de bens do casamento civil!

Quantos tipos de casamento que existe?

Segundo a legislação brasileira, existem seis tipos de regime de bens: comunhão parcial, comunhão universal, separação total, separação obrigatória, participação final nos aquestos e regime misto. E foi sobre um desses regimes que a Justiça brasileira aprovou mudanças recentemente.

Entenda os diferentes regimes de bens nos casamentos

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 Regimes de casamento?

Dispõe a lei que existem cinco regimes de bens: 1) a comunhão parcial de bens; 2) a comunhão universal de bens; 3) a separação convencional de bens; 4) a separação obrigatória de bens e; 5) a participação final nos aquestos.

Qual casamento não dividir bens?

No regime da comunhão universal de bens, todos os bens adquiridos de forma onerosa ou gratuita – antes e durante a união estável, ou casamento –, integram os bens comuns do casal, bem como as dívidas por eles contraídas antes ou durante a relação conjugal.

Quem vive em união estável é casado?

A união estável é reconhecida como entidade familiar, assim como o casamento. Por isso, garante às partes os mesmos direitos e deveres previstos no casamento (ou seja, fidelidade recíproca; vida em comum; mútua assistência; sustento, guarda e educação dos filhos; e respeito e consideração mútuos).

Qual o melhor regime de casamento para se casar?

1) Se a intenção do casal é a de que todos os bens adquiridos depois do casamento sejam administrados conjuntamente e pertençam a ambos os cônjuges, o regime mais indicado para estes casos é o da comunhão parcial de bens.

Qual a diferença de casamento com comunhão parcial de bens?

Na Comunhão Parcial de Bens, o patrimônio adquirido ao longo do casamento passa a ser do casal, devendo ser dividido na ocasião de um divórcio. Na Comunhão Universal de Bens, o patrimônio anterior ao casamento e aquele adquirido durante o casamento passa a ser dividido integralmente para o casal.

Como funciona o casamento união estável?

A união estável é um relacionamento entre duas pessoas caracterizado como uma convivência pública contínua e duradoura. Isto quer dizer que ela pode ser estabelecida quando duas pessoas têm a intenção de construir uma família juntos, e para isso convivem de forma continuada dentro de um período que costuma ser longo.

Qual é o valor de uma união estável?

Exceto no caso de pessoas casadas, que podem viver em união estável desde que separadas de fato ou judicialmente. Quanto custa? O valor da escritura pública de união estável, bem como a de união estável homoafetiva, é de R$ 566,30 (quinhentos e sessenta e seis reais e trinta centavos).

Qual casamento divide tudo?

Comunhão Universal de Bens

É o regime em que o casal passa a dividir tudo, tudo o que cada um possuía antes de se casar e tudo que vierem a adquirir depois de casados. A lei faz ressalvas sobre alguns tipos de bens que não são compartilhados, mas a regra principal é esta.

Qual o tipo de casamento mais comum?

=> Comunhão parcial de bens: a mais adotada atualmente (inclusive o regime reconhecido na união estável, ou no casamento, quando não escolhido outro regime).

Qual o significado de uma união estável?

O Código Civil, em seu artigo 1.723, traz o conceito de união estável e descreve os elementos necessários para sua caracterização, quais sejam: “convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”.

Qual é o regime de casamento mais justo?

Qual o regime de casamento mais justo? Muitos casais consideram o regime parcial de bens como o mais justo, já que a ideia é que todos os bens adquiridos – assim como as dívidas – depois do casamento sejam divididos igualmente entre o casal, caso a união chegue ao fim.

Qual melhor união estável ou casamento?

O casamento é mais formal pois, necessita do Registro Civil, sendo emitida uma certidão de casamento. Já na União Estável, pode existir ou não a formalização. Ainda que não formalizada a união estável, é permitida às partes a extinção consensual da união, em âmbito extrajudicial, por meio de escritura pública.

Quem é casado em comunhão parcial de bens têm direito à herança?

O cônjuge sobrevivente casado sob o regime de comunhão parcial de bens concorrerá com os descendentes do cônjuge falecido apenas quanto aos bens particulares eventualmente constantes do acervo hereditário.

Como se chama o casal que mora junto e não é casado?

Como se chama o casal que mora junto e não é casado? A resposta objetiva é que quem vive em união estável é casado ou solteiro, que pode ser solteiro, viúvo ou divorciado. Na prática, as pessoas que vivem em união estável usam o termo “companheiro (a)” ou “convivente” para se referir ao seu estado civil.

Quais os pontos negativos da união estável?

Uma das principais desvantagens da união estável. em relação ao casamento, é que quando uma pessoa. é casada, salvo se o regime de bens for o da. separação total, é necessária a assinatura do outro.

Como se chama uma pessoa que tem união estável?

As melhores palavras são “conviventes” ou “companheiros”. A palavra “cônjuges” é utilizada para referir-se às pessoas casadas “no papel”. Para constituir união estável basta estar morando junto, certo?

Quando o cônjuge não tem direito aos bens?

Vale lembrar que o cônjuge perde o direito à herança dos bens particulares se estiver: divorciado, separado judicialmente ou separado de fato há mais de dois anos. Nesses casos a herança ficaria integralmente para os herdeiros necessários, que são os filhos ou, não ausência destes, os pais.

Como fica a vida de quem se casou com separação total de bens?

O regime da separação total de bens promove uma absoluta separação patrimonial e os bens do casal não se comunicam. Isso significa que, tanto os bens adquiridos depois do casamento, quanto os bens adquiridos antes do casamento, permanecerão sendo particulares de cada cônjuge (ou companheiro/a).

Quando o marido morre a esposa fica com todos os bens?

A partilha de bens é justamente a divisão do patrimônio deixado por aquele que morreu. Ela ocorre entre aqueles que têm direito a esta herança. Após o falecimento, metade dos bens será dividida prioritariamente entre os filhos e o cônjuge do indivíduo.

Artigo anterior
Quais as propriedades da Primeira Lei da Termodinâmica?
Artigo seguinte
Como se forma a consciência coletiva segundo Durkheim?