Quais são os tipos de caldeiras existentes?
Perguntado por: Lorena Pires | Última atualização: 21. Juni 2025Pontuação: 4.5/5 (17 avaliações)
- Caldeiras Flamotubulares.
- Caldeiras Aquatubulares.
- Caldeiras Flamotubulares de Grelha Fixa.
- Caldeiras Flamotubulares de Grelha Móvel.
- Caldeiras Cornuálias.
- Caldeiras Lancashire.
- Caldeiras Multitubulares.
Quantos tipos de caldeiras existe?
Tipo de caldeira
Dentre os principais e mais utilizados tipos de caldeira a vapor, podemos citar 3, sendo elas: a caldeira flamotubular, a caldeira aquatubular e a caldeira mista.
Como as caldeiras são classificadas?
A categoria A é para aquelas caldeiras que operam com pressão igual ou maior a 1.960 kPa ou 19,98 kgf/cm². Já a categoria B se refere as caldeiras que trabalham com uma pressão igual ou menor que 588 kPa ou 5,99 kgf/cm².
Quais são as principais diferenças entre o uma caldeira Flamotubular é uma caldeira Aquatubular?
Flamotubular: Os produtos de combustão circulam pelo interior dos tubos, que ficam imersos na água a ser vaporizada. Aquatubulares: A água a ser vaporizada circula pelos tubos, e os produtos de combustão pelo exterior deles.
O que é uma caldeira mista?
As caldeiras mistas, são uma junção de dois tipos de caldeiras diferentes: as aquatubulares e as flamotubulares. Elas misturam o processo de combustão das caldeiras flamotubulares com os paredes de tubos de água, característica das caldeiras aquatubulares.
Diferentes Classes de Caldeiras em Apenas 100 Segundos
O que são caldeiras e quais os seus tipos?
Segundo a NR13 (13.4.1.1), caldeiras são equipamentos destinados a gerar e acumular vapor, a pressão superior a atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes. Construtivamente, podem ser classificados em 03 tipos: Aquatubular. Flamotubular.
O que é uma caldeira Flamotubular?
A caldeira flamotubular é um equipamento gerador de vapor cuja finalidade é essencial em uma gama bem extensa de processos industriais. Ela é comumente utilizada para fornecer vapor para os processos de diversas máquinas como autoclaves e reatores, presentes nos mais diversos processos industriais.
Onde são utilizadas as caldeiras Aquatubulares?
Diferentemente da caldeira flamotubular, os modelos de caldeira aquatubular são mais utilizados em modernos projetos industriais, como as modernas termelétricas, visto que esse modelo tem a capacidade em produzir grandes quantidades de vapor, sempre a elevadas temperaturas e pressão de trabalho.
Qual a vantagem da caldeira Flamotubulares?
As caldeiras flamotubulares verticais possuem algumas vantagens: Economia de energia. Aproveitamento do espaço físico. Instalação e uso simples.
Qual é a função de uma caldeira?
A caldeira é um equipamento de larga utilização na indústria, onde sua principal função é gerar vapor para diversos fins. Estes equipamentos térmicos tão importantes, transformam água em vapor, utilizando para isso a queima dos mais diversos tipos de combustíveis.
Qual a NR que fala sobre caldeiras?
NR 13 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento.
O que diz a NR 13?
13 (NR-13) A norma regulamentadora foi originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978, com o título “Vasos sob pressão”, de forma a regulamentar os artigos 187 e 188 da CLT, conforme redação dada pela Lei n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1977.
O que a NR 13 fala sobre as tubulações?
13.1.1 O objetivo desta Norma Regulamentadora - NR é estabelecer requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando a segurança e ...
Quais são os principais componentes de uma caldeira?
- Tubos. ...
- Soprador de fuligem. ...
- Câmara de combustão. ...
- Queimador ou Fornalha. ...
- Tambor de vapor. ...
- Economizador. ...
- Válvulas de segurança. ...
- Sistema de controle.
O que é uma caldeira categoria B?
b) caldeiras da categoria B são aquelas cuja a pressão de operação seja superior a 60 kPa (0,61 kgf/cm²) e inferior a 1 960 kPa (19,98 kgf/cm2), volume interno superior a 100 L (cem litros) e o produto entre a pressão de operação em kPa e o volume interno em m³ seja superior a 6 (seis).
O que são caldeiras para fins de aplicação da NR 13?
1.2.1 - O que são vasos e caldeiras para fins de aplicação da NR 13? Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.
Qual a caldeira mais eficiente?
O funcionamento das caldeiras de condensação é simples: aproveitam a energia dos gases de combustão para produzir mais, ou seja, tornam-se mais eficientes.
Como funciona a caldeira a gás?
Caldeira a Gás Natural: Um medidor de temperatura regula e um dispositivo termoelétrico é usado para reduzir o desperdício de combustível. O gás acende o piloto que aquece as bobinas da caldeira que aquece a água.
O que é uma caldeira industrial?
Caldeira industrial é uma máquina usada nas indústrias para gerar e armazenar vapor sob uma pressão maior que a atmosférica. Para isso, ela utiliza algum combustível, como GLP (Gás Liquefeito do Petróleo), gás natural, eletricidade ou biomassa.
O que nunca pode faltar numa caldeira?
O injetor de água é uma peça importante para as caldeiras que queimam combustível sólido. Este é um dos itens obrigatórios de uma caldeira, sendo por isso uma exigência da norma NR-13. Sua função é suprir a alimentação de água em casos de parada da bomba d'água movida por energia elétrica.
O que é uma caldeira de força?
A caldeira de força também conhecida como caldeira de biomassa, faz parte de um circuito que suporta a fabricação da celulose. Seu funcionamento garante a produção de vapor usado para a produção de energia e também como fonte de aquecimento para o processo industrial.
Como funciona uma caldeira de biomassa?
O processo de cogeração consiste no uso da caldeira a biomassa para a queima do combustível com consequente geração de vapor. A partir da alta pressão e saturação do vapor, uma turbina acoplada a um gerador começa a girar, permitindo que a máquina elétrica gere energia e abasteça eletricamente a unidade industrial.
Quais são as partes de uma caldeira Flamotubular?
- 2.1 Tubos.
- 2.2 Soprador de fuligem.
- 2.3 Câmara de combustão.
- 2.4 Queimador ou Fornalha.
- 2.5 Tambor de vapor.
- 2.6 Economizador.
- 2.7 Válvulas de segurança.
- 2.8 Sistema de controle.
Para que serve a descarga de fundo de uma caldeira?
A descarga de fundo da caldeira consiste na remoção periódica dessas impurezas acumuladas no fundo do equipamento. O procedimento é muito importante para o bom funcionamento da caldeira e deve ser realizado com frequência para evitar problemas em sua operação.
Qual é a importância do uso de material didático?
Quanto tempo ficar no agachamento isométrico?