Quais são os tipos de aspersor?

Perguntado por: Samuel Bernardo Morais Tavares Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)

Tipos de aspersor por funcionamento
No quesito sistema de funcionamento, existem duas principais diferenciações entre os tipos mais comuns de aspersor: os fixos, que funcionam como difusores, e os rotativos.

Qual a classificação dos aspersores quanto ao tipo de funcionamento?

Os aspersores podem ser classificados sob diferentes aspectos, podendo ser em função do mecanismo de ação (impacto, reação e de turbina), da velocidade de giro (rápido e lento) e também da pressão de trabalho (baixa, média e alta). Os aspersores com mecanismo de ação por impacto e com dois bocais são os mais comuns.

Quais os melhores aspersores?

Agora você já sabe que os melhores aspersores do mercado são: TRAMONTINA - Aspersor Circular para Engate Rápido Tramontina. AGROPOLO - Aspersor Agropolo NY-30. HUNTER - Aspersor Escamoteável Hunter.

Como saber qual aspersor usar?

Vários fatores influenciam na decisão da escolha de um aspersor, dentre as quais podemos destacar: pressão de serviço, a vazão, alcance do jato, tamanho de gotas, ângulo de lançamento do jato de água, área a ser irrigada, etc.

Qual o alcance de um aspersor?

Em geral, são usados os aspersores rotativos de impacto, de um ou dois bocais, de pressão média, entre 2 e 4 atmosferas, com um raio de alcance de 11 a 18 metros.

Tipos de aspersor para irrigação e quais são os melhores para cada sistema

18 questões relacionadas encontradas

Qual a máxima variação admissível de vazão entre os aspersores?

Critério para dimensionamento: a variação de vazão entre o primeiro e o último aspersor não poderá ser maior que 10%.

Qual o melhor tipo de irrigação para o milho?

Métodos de irrigação para a cultura do milho
  1. Irrigação por superfície. Para a cultura do milho, a irrigação é feita nos sulcos localizados entre as fileiras de plantas. ...
  2. Irrigação por aspersão. No método da aspersão, jatos d'água são lançados ao ar e caem sobre a cultura na forma de chuva. ...
  3. Irrigação localizada.

Como calcular a vazão do aspersor?

  1. 9) Vazão aproximada necessária (Qap) Qap = (ht x A) / (F x HTDf); ...
  2. 10) Dimensionamento das linhas laterais. - número de aspersores na linha lateral = 270 / 18 = 15. ...
  3. 10.1) Cálculo do diâmetro da linha lateral (LL) - considerando-se a perda de carga admissível na LL (em nível), como sendo:

Como calcular um sistema de irrigação?

O tempo de irrigação (TI) é calculado dividindo-se o valor de ETc acumulada (ETca) pela intensidade de aplicação dos emissores. Deve-se acrescentar de 10% a 20% ao valor de ETca, para compensar a desuniformidade do sistema de irrigação. Quanto maior a desuniformidade, maior deve ser o acréscimo.

Como são classificados os quatro grupos dos aspersores quanto à pressão e ao raio de alcance da água?

De acordo com a pressão de funcionamento classificam em: baixa pressão (< 250 KPa), média pressão (250 KPa a 500 KPa) e alta pressão (> 500 KPa). Os aspersores de média pressão constituem os mais utilizados e apresentam raio de alcance de 12 a 36 metros.

Qual melhor irrigador para horta?

Irrigador de jardim: nossa recomendação dos melhores produtos
  • Irrigador Plástico Múltiplo Im, Vonder, 60L.
  • Irrigador Setorial Tipo Espiga Vonder.
  • Irrigador Múltiplo de Plástico Palisad 8 Posições de Jatos.
  • IRRIGADOR GIRATORIO BASE ESPIGA.
  • Irrigador Giratório Tipo Espiga, Nove 54.
  • Irrigador Setorial, Tipo Espiga Palisad.

Qual o melhor aspersor para irrigação de feijão?

O sistema de irrigação mais utilizado para o feijão-caupi é o de aspersão, tanto os automatizados – como o sistema de pivô central, Page 5 127 que é o mais recomendado para grandes áreas – quanto a aspersão convencional e a fixa, mais comum em áreas pequenas.

Qual a diferença entre aspersão e microaspersão?

Na aspersão, as vazões e pressões são, normalmente, de média a alta, exigindo motobombas de maior potência e demandando maior consumo de energia em relação ao gotejamento e à microaspersão. Por outro lado, os aspersores não necessitam de equipamentos de filtragem e apresentam uma menor necessidade de manutenção.

Qual a função do aspersor?

Os aspersores são um dos principais componentes de um sistema de irrigação por aspersão. Eles operam sob pressão e fazem o lançamento do jato de água no ar, caindo em forma de chuva artificial. Os aspersores são um dos principais componentes de um sistema de irrigação por aspersão.

Quais são os três tipos de irrigação?

Os principais tipos de irrigação utilizados atualmente são a superficial, a localizada e a aspersão.

Como calcular um sistema de irrigação por gotejamento?

Sabendo que cada fita gotejadora corresponde a 100 m, teremos em torno de 333,3 gotejadores com vazão de 0,533 m³/h por linha, portanto basta multiplicarmos pela quantidade de linhas que é 62 e teremos a vazão total da área irrigada, representando 33, 03 m³/h.

Como fazer o cálculo do MCA?

Quilograma força por centímetro quadrado

Significa que temos uma força equivalente a um peso de 1 Kg por 1 cm². E como você pode notar pela imagem acima, a mesma distância de 10 metros gera 1 kgf/cm² de pressão. Então 1 kgf/cm² equivale a 10 m.c.a.

Como fazer cálculo de gotejamento?

Tipos de cálculo de gotejamento

Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.

Como dimensionar um aspersor?

A variação entre vazões dos aspersores não pode ser superior a 10%. Para que isso ocorra, deve-se dimensionar um diâmetro de tubulação tal que não permita uma variação de pressão entre o primeiro e o último aspersor maior do que 20% da pressão de serviço (PS) dos mesmos.

Como calcular a vazão da água?

Formula Cálculo Vazão
  1. Vazão [m³/h] = Volume*1000 [L] / (Tempo[s]*1/3600), simplificando chegamos em:
  2. Vazão [m³/h] = 3,6*Volume[L]/Tempo[s]

Como calcular o turno de rega?

O turno de rega pode ser definido a partir da divisão entre a porção da lâmina d'água disponível no solo e a lâmina d'água que é absorvida pelas plantas.

Quantas vezes por semana devo irrigar o milho?

Lembrando que o milho é um grande consumidor de água, necessitando de 5 mm por dia, em média. Considerando um ciclo de 120 dias, seriam necessários 600 mm de água durante todo o ciclo para que a cultura expresse seu potencial.

Qual fase o milho precisa de mais água?

O período de máxima exigência é na fase do embonecamento ou um pouco depois dele. Por isso déficits de água que ocorrem nesse período são os que provocam maiores reduções de produtividade.

Quanto tempo devo irrigar o milho?

O programa de irrigação deve satisfazer perfeitamente as exigências hídricas no período compreendido entre a emissão do pendão (cerca de duas semanas antes da floração) até a maturação láctea – cerosa (cerca de 5 – 6 semanas após a floração) num total de cerca 50-60 dias.

Artigo anterior
Quais são as regras de concordância verbal?
Artigo seguinte
Como formatar referências APA?