Quais são os tipos de aposto?

Perguntado por: Samuel Jorge Andrade Moreira Mendes  |  Última atualização: 1. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)

Os tipos de aposto são: explicativo, enumerativo, resumidor, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração.

Quais são os 7 tipos de aposto?

Há sete tipos de aposto, dependendo da maneira como organizam a informação que agregam ao elemento: explicativo, enumerativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo ou aposto de oração.

O que é aposto 5 Exemplos?

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

O que é o aposto explicativo?

Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas. Exemplos: Pelé, o rei do futebol, fez mais de mil gols.

O que é um aposto Resumitivo?

O Aposto resumidor é comumente representado por pronome indefinido (tudo, nada, ninguém, alguém, todos…) ou por pronome demonstrativo (isto, isso, aquilo…), resumindo o sujeito composto. O verbo concorda com o aposto resumidor.

APOSTO: Tipos de Aposto - Profa. Pamba

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 tipos de aposto?

Os tipos de aposto são: explicativo, enumerativo, resumidor, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração.

O que é o aposto circunstancial?

O chamado aposto circunstancial: principais divergências

Trata-se do chamado aposto circunstancial. Segundo Epifânio da Silva Dias (1918, p. 48), tal aposto é empregado quando se pretende exprimir "tempo, hipótese, concessão, causa, comparação, ou debaixo de que respeito é considerada a pessoa ou cousa".

Qual é a diferença entre vocativo e aposto?

Aposto e vocativo são termos de uma oração. O aposto é uma palavra ou expressão que exerce algum tipo de relação com o substantivo ou pronome de uma oração. Já o vocativo é um termo independente. Assim, o aposto está subordinado a outro termo da oração, enquanto o vocativo, não.

Qual aposto não é separado por vírgula?

Acontece que, no colégio, nossos professores não nos deram a explicação completa sobre a pontuação nesse caso, uma vez que nem todo aposto deve ser separado por vírgula. Existe o “aposto denominativo”, que tem a função de informar o nome do termo que o antecede. Os apostos denominativos não são separados por vírgula.

Qual é a função de um aposto?

Para entender o que é aposto, deve-se saber que esse termo acessório da oração tem a função de ampliar, resumir, explicar ou desenvolver o sentido de um referente.

O que é o vocativo de uma frase?

O vocativo é o termo que utilizamos para interpelar diretamente o interlocutor e que cumpre uma função apelativa de 2ª pessoa.

Qual é a função de um vocativo?

A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. É marcado por sinal de pontuação e admite anteposição de interjeição de chamamento.

Como saber se é vocativo ou sujeito?

Para diferenciar o sujeito do vocativo, algumas questões precisam ser observadas, mas a principal delas é realmente entender a função sintática que cada um exerce. De forma bem simplificada, o sujeito pode ser entendido como quem pratica a ação verbal, enquanto o vocativo serve como termo de chamamento.

Tem vírgula depois do Olá?

Obrigado! Olá é uma interjeição que serve para chamar ou saudar e também indica espanto. Uma das funções da vírgula é isolar o vocativo, por isso deve haver uma vírgula entre olá e o vocativo, logo, a primeira frase é a que está correcta. A interjeição de chamamento ó é um caso especial, pois ela faz parte do vocativo.

Como separar o vocativo?

Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração.

O que é um aposto restritivo?

Dito de outra forma, o aposto restritivo se refere tão só a uma parte do conjunto. Vamos lá: O Deputado Federal Delfim Netto confirmou sua presença. Em meio ao universo de deputados federais, Delfim Netto é um do grupo. Referimo-nos a um entre vários da mesma categoria.

O que é um adjunto?

O adjunto adnominal é um termo acessório da oração, que qualifica ou especifica um nome, geralmente um substantivo. O adjunto adnominal pode ser formado por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes e numerais.

São as conjunções?

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

O que é um aposto distributivo?

O aposto distributivo serve para distribuir informações de forma separada de termos da oração. Ambos são bons alunos, um no português e o outro na matemática. Meus filhos são diferentes: este é louro, aquele é moreno.

O que é aposto e vocativo com exemplos?

Aposto estabelece relação sintática com outro termo da oração. Exemplo: Aquela menina, Helena, ainda não almoçou. Vocativo não estabelece relação sintática com outro termo da oração. É um termo independente.

O que é aposto adjunto adverbial?

O adjunto adverbial é um termo acessório na oração. O adjunto adverbial é um termo acessório com função de advérbio na oração, ajudando a indicar uma circunstância ou a intensificar o significado de um verbo, um adjetivo ou de outro advérbio.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Pode ter verbo no aposto?

O aposto tem caráter nominal, ou seja, é representado por nomes e não por verbos ou advérbios.

Artigo anterior
Como funciona a provisão na contabilidade?
Artigo seguinte
Onde os famosos ficam em Angra dos Reis?