Quando a dor lombar é preocupante?
Perguntado por: Ângelo Álvaro Rocha de Cruz | Última atualização: 11. Mai 2025Pontuação: 4.1/5 (14 avaliações)
Se a dor lombar interferir nas atividades diárias, mobilidade, sono ou se houver outros sintomas preocupantes, deve-se procurar atendimento médico. A dor lombar crônica geralmente está relacionada a diversas outras alterações de ordem neuropsiquiátrica.
Como saber se a dor na lombar é grave?
- A dor na coluna lombar é uma queixa comum e pode ter origens variadas. ...
- Quando a dor na coluna lombar se manifesta mesmo sem movimentação ou esforço, é um sinal de alerta.
Quando se preocupar com a dor na lombar?
Apesar da maioria dos casos de dores lombares melhorarem com um tratamento básico, existem determinadas condições em que é importante uma avaliação médica e realização de exames. São elas: Dor de forte intensidade que não melhora com medicações. Dor lombar por mais de 3 meses sem melhora.
Qual é a doença mais grave da coluna lombar?
Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.
O que pode ser uma dor na lombar que não passa?
A dor nas costas que não passa normalmente é causada pela má postura ou sobrecarga frequente da coluna devido à prática de atividade física excessiva, mas também pode indicar hérnia de disco, fratura de vértebras e câncer nos ossos.
Sinais de alerta na DOR LOMBAR
É normal sentir dor na lombar todos os dias?
A dor lombar é um sintoma muito frequente na população em geral. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos indivíduos apresentarão dor na coluna lombar, em algum momento da vida. Felizmente, grande parte dos casos melhora em poucas horas, não sendo motivo de grande preocupação.
Estou sentindo muita dor lombar O que fazer?
Na crise aguda o exercício está totalmente contra indicado. Deve-se fazer repouso absoluto, deitado na cama. Uma alternativa é deitar de lado em posição fetal (com as pernas encolhidas). Não estão indicados na fase aguda: tração, manipulação, RPG, cinesioterapia, alongamento nem massagem.
Como saber se dor nas costas é algo grave?
Se a dor nas costas for muito forte, persistente, ou se manifestar acompanhada de outros sintomas, pode indicar um problema sério. Esses sintomas podem incluir febre, arrepios, perda de peso inexplicada, dificuldade em respirar ou problemas em se movimentar.
Quais doenças afetam a lombar?
- Desvios da Coluna (escoliose, lordose e cifose) A coluna costuma apresentar um padrão linear, formado pelas regiões cervical, torácica, lombar e sacral. ...
- Cervicalgia. ...
- Ciática. ...
- Espondilolistese. ...
- Fratura da Coluna. ...
- Hérnia de Disco. ...
- Lombalgia. ...
- Mais Informações.
Quais os sintomas quando a coluna está inflamada?
- Dor na região da coluna inflamada.
- Irradiação da dor para outras partes do corpo.
- Sensação de dor surda e persistente ou aguda e pontiaguda.
- Dor que piora com movimentos ou esforços físicos.
- Fraqueza ou dormência nas extremidades.
Quando a dor na lombar pode ser rins?
Na maioria das vezes, está associada a doenças renais, da coluna vertebral ou da musculatura das costas. As doenças renais que costumam causar dor lombar são o cálculo renal (pedra nos rins), infecção do rim (pielonefrite) e a doença renal policística.
O que tomar para lombar inflamada?
Esses remédios, como o ibuprofeno (Alivium, Advil), diclofenaco (Cataflam, Voltaren) ou naproxeno (Flanax), por exemplo, agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, como as prostaglandinas e tromboxanos, ajudando a aliviar a dor lombar.
Qual o melhor remédio para dor na coluna lombar?
Diclofenaco (Alginac®, Cataflam®, Voltaren®).
Como saber se vc está com hérnia de disco?
O diagnóstico da hérnia de disco é realizado a partir de exame físico em que o médico realiza testes de função neurológica, avalia sensibilidade, reflexos e força motora. Além disso, a investigação conta com exames de imagem como a ressonância magnética, indicada quando há suspeita clínica da hérnia de disco.
Qual a melhor posição para dormir com dor na lombar?
Certifique-se de que sua cabeça está alinhada com a coluna, evitando travesseiros muito altos ou baixos. Outra opção recomendada é deitar-se de costas e colocar um travesseiro sob os joelhos. Isso cria uma leve curvatura na região lombar, reduzindo a tensão nessa área.
Quanto tempo demora para passar a dor na lombar?
A crise de dor lombar pode durar de dias a seis semanas, quando ela é passageira, ou seja, provocada por esforço físico, má postura ou movimentos repetitivos. Quando se trata de uma dor lombar crônica, pode durar mais de doze semanas (3 meses), indicando a possível inflamação de um nervo.
Quais os 3 tipos de lesões na coluna?
- Hérnia de disco. Quando um disco intervertebral enfraquece e se desloca da sua posição, causando dores e desconfortos, chamamos de hérnia de disco. ...
- Lombalgia. A maioria das pessoas já sentiu dores na região lombar em algum momento da vida. ...
- Lesão na medula espinhal.
Qual exame para saber se tem problema de coluna?
Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia. Com a ressonância é possível avaliar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. Já a Tomografia o médico será capaz de investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula.
Quando a dor nas costas não é normal?
Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.
Quando a dor nas costas pode ser infarto?
4. Dor nas costas com aperto no peito pode ser infarto. Esse sintoma pode ser sinal de uma emergência médica como um infarto do miocárdio. Se a dor com aperto no peito está acompanhada de outros sintomas como mal-estar e enjoo é fundamental buscar ajuda o quanto antes.
Qual médico cuida de dores lombares?
Em geral, o médico de coluna especialista é um ortopedista, reumatologista, fisiatra intervencionista ou um neurocirurgião. As quatro especialidades estudaram e se dedicaram especialmente às condições, lesões e doenças da coluna vertebral, sem que haja diferenciação entre eles em termos de qualidade.
O que fazer para relaxar a lombar?
Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao expirar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.
O que pode ser dor nas costas que desce para as pernas?
A dor lombar é a que mais leva pessoas aos consultórios médicos. Esse incômodo nas costas, que muitas vezes se irradia até as pernas, acompanhando o trajeto do nervo ciático, é conhecido como dor ciática. Ele pode ser causado por hérnia de disco, ocasionando dormência, formigamento e perda de força.
Como descomprimir a coluna lombar?
Deite de lado, alinhe suas palmas das mãos e inspire (puxe o ar), vá expirando (soltando o ar) lentamente e levando seu braço de cima até o outro lado, fazendo assim uma rotação de tronco, sem desalinhar os membros inferiores. Inspire novamente e retorne a posição inicial soltando o ar novamente pela boca.
O que é fibromialgia na coluna lombar?
A fibromialgia é uma dor frequente em vários lugares do corpo, entre eles a coluna. Além da dor generalizada, a pessoa também pode sentir fadiga, dificuldade para dormir, além de transtornos de humor, como ansiedade e depressão. Para confirmar uma fibromialgia, as dores precisam estar presentes por mais de três meses.
Quando serão pagos os precatórios 2020?
Qual é a cidade mais bonita do estado de Sergipe?