Quais são os teóricos do desenvolvimento humano?

Perguntado por: Cláudio Gustavo Costa de Loureiro  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

Neste artigo, propõe-se apresentar as concepções de quatro autores fundamentais - Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon -, que influenciaram decisivamente as compreensões do humano ao longo do século XX.

Quais são as principais teorias do desenvolvimento humano?

São eles: Hereditariedade: consiste em genes repassados pelos pais, que determinam o desenvolvimento de cada um. Dependendo das experiências e do ambiente, eles podem, ou não, se manifestar. Crescimento orgânico: a maturidade física dá ao adolescente/adulto possibilidades que ele não tinha quando criança.

Quais são os teóricos da psicologia do desenvolvimento?

Enfocamos também, de forma sintética, ideias centrais de seis impor- tantes teóricos da Psicologia, para compreensão do desenvolvimento huma- no: Sigmund Freud, Anna Freud, Erik Erikson, Jean Piaget, L. S. Vigotski e Henri Wallon.

Quais as 4 teoria para Jean Piaget?

Teoria do Desenvolvimento Cognitivo – Piaget
  • Sensório motor (0 a 2 anos)
  • Pré-operatório (2 a 6 anos)
  • Operatório Concreto (7 a 12 anos)
  • Operatório formal (a partir dos 12 anos)

Como os teóricos da aprendizagem explicam o desenvolvimento humano?

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

Crescimento e Desenvolvimento Humano - Principais Teorias do Desenvolvimento Humano

30 questões relacionadas encontradas

Qual a relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem?

Ainda conforme Santos (2007), Vigotski afirma que desenvolvimento e aprendizagem acham-se ligados desde o nascimento da criança e novamente reafirma o que já destacou Motta (2008), no que se refere à aprendizagem como resultado do desenvolvimento e que o desenvolvimento não ocorre sem a aprendizagem.

Como Vygotsky explica o desenvolvimento humano?

A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.

Quais são as 4 fases do desenvolvimento infantil?

Dito isso, veja a seguir quais são as fases do desenvolvimento infantil e suas principais características.
  • Fase 1 – Sensório-motor. ...
  • Fase 2 – Pré-operatório. ...
  • Fase 3 – Operatório concreto. ...
  • Fase 4 – Operatório formal. ...
  • Desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional. ...
  • Bebês – zero a 1 ano e 6 meses.

Qual a teoria de aprendizagem de Piaget?

De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica.

Quais são as principais teorias da psicologia?

Nesse texto vamos mostrar algumas das abordagens que são mais utilizadas na psicologia, confira abaixo!
  • Terapia Cognitivo Comportamental. ...
  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo. ...
  • Psicologia Humanista. ...
  • Análise Junguiana ou Psicologia Analítica. ...
  • Levando seus tratamentos para um próximo patamar.

Que filósofo foi o precursor da psicologia do desenvolvimento?

Jean-Jacques Rousseau e John B. Watson são tipicamente citados como os fundadores da moderna psicologia do desenvolvimento.

Quais são as fases de desenvolvimento segundo Piaget?

Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.

Qual a diferença entre as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon?

Ainda que esses autores compartilhem dos pressupostos interacionistas, as diferenças entre eles são grandes e não podem ser negligenciadas. Piaget, na relação sujeito-objeto, privilegia o polo do sujeito, Vygotski dá maior ênfase ao do objeto e, em Wallon tanto o sujeito quanto o objeto são igualmente considerados.

O que a teoria de Piaget defende?

RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.

Quais as características da teoria de Piaget?

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. ... É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.

Quais os tipos de desenvolvimento infantil?

Tipos de desenvolvimento infantil
  • Desenvolvimento infantil físico.
  • Desenvolvimento cognitivo.
  • Desenvolvimento social infantil.
  • Desenvolvimento afetivo.
  • Marcos importantes até os 12 meses.
  • Marcos do desenvolvimento dos 18 meses aos 6 anos.
  • Sensório-motor: de 0 a 2 anos.
  • Pré-operatório: de 2 a 7 anos.

Quais são os estágios de desenvolvimento?

Os quatro estágios cognitivos do desenvolvimento infantil
  • Fase sensório-motora: nascimento até cerca de 2 anos. ...
  • Fase pré-operacional: de 2 a 7 anos. ...
  • Estágio operacional concreto: 7 a 11 anos. ...
  • Estágio operacional formal: 11 anos ou mais.

Quem foi Vygotsky e qual a sua importância para o estudo do desenvolvimento humano?

A teoria de aprendizagem de Vygotsky — psicólogo bielorrusso que morreu há mais de 80 anos — tem uma ênfase importante no papel das relações sociais no desenvolvimento intelectual. ... Afinal, a base de seus estudos é a psicologia evolutiva e a perspectiva usada para concebê-los é a da função social do professor.

Quais as conclusões a que Vygotsky chegou sobre o desenvolvimento humano e o papel do professor nesse processo?

Para ele, a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. Ao formular o conceito de zona proximal, Vygotsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, "puxando" dela um novo conhecimento.

Qual é para Vygotsky o elemento chave do desenvolvimento e da aprendizagem?

A linguagem é um signo mediador por excelência por isso Vygotsky a confere um papel de destaque no processo de pensamento. Sendo esta uma capacidade exclusiva da humanidade. Através da fala podemos organizar as atividades práticas e das funções psicológicas.

Qual a concepção de aprendizagem e desenvolvimento?

A primeira pressupõe a independência entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem (enfocada principalmente por Piaget); a segunda categoria afirma que aprendizagem é desenvolvimento (proposta, entre outros, por William James); e a terceira é uma teoria dualista, segundo o autor, pois pressupõe que o processo ...

Qual sua compreensão sobre o que é desenvolvimento e aprendizagem?

Assim, a aprendizagem e o desenvolvimento não coincidem inteiramente, mas são dois processos que estão em complexas inter-relações. De acordo com Vigotski (2000, p. 303), "[...] Um passo de aprendizagem pode significar cem passos de desenvolvimento" - criando assim a zona de desenvolvimento próximo.

Como é o desenvolvimento da aprendizagem?

A aprendizagem é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida do indivíduo, desde a mais tenra infância até a mais avançada velhice. Normalmente uma criança deve aprender a andar e a falar; depois a ler e escrever, aprendizagens básicas para atingir a cidadania e a participação ativa na sociedade.

Qual a diferença da teoria de Wallon e Vygotsky?

A diferença entre os dois consiste no que é considerada a principal mediação nessa relação: para Vygotsky é a linguagem, enquanto para Wallon é a emoção, considerada por ele uma linguagem anterior à própria linguagem, a primeira forma de comunicação (VIEIRA, 1996).

Qual a principal diferença entre a teoria de Piaget e a teoria de Vygotsky?

Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios.

Artigo anterior
Quais são os principais procedimentos metodológicos?
Artigo seguinte
Quais as características gerais da urbanização brasileira?