Quais são os sintomas da hérnia estrangulada?

Perguntado por: Salomé Melo Moreira  |  Última atualização: 14. April 2025
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

Uma hérnia encarcerada geralmente é mais dolorida, e não é possível reduzir a protuberância. Uma hérnia estrangulada causa dor constante e de aumento gradual, geralmente com náusea e vômito, não pode ser reduzida e é sensível ao toque.

Quais os sintomas quando a hérnia está perto de estourar?

Na maioria dos casos, essa protuberância só pode ser observada quando a pessoa faz algum tipo de esforço, como levantar peso ou tossir. As complicações consequentes da hérnia umbilical podem provocar sinais clínicos mais específicos, tais como dor local, endurecimento, enjoo e vômitos.

Quais são os sintomas de uma hérnia inflamada?

Sintomas da hérnia
  1. Saliência na pele, em qualquer região do corpo;
  2. Inchaço no local da saliência;
  3. Dor na região, especialmente depois de realizar esforços;
  4. Dor na região ao evacuar ou tossir.

Quais os sintomas de uma hérnia encarcerada?

No caso da hérnia encarcerada ou estrangulada (estágio grave), os sintomas mais frequentes são:
  • Dor intensa na região da hérnia;
  • Inchaço na região inguinal;
  • Endurecimento da protuberância com ou sem vermelhidão local.

Como saber se a hérnia inguinal está encarcerada?

Essa alteração forma abaulamentos visíveis, sendo que o surgimento desta protuberância na região é justamente o principal sintoma da hérnia. Quando encarcerada, alguns pacientes podem apresentar também náuseas e cólicas abdominais, além de vermelhidão e calor no local.

HÉRNIA PODE ROMPER, ESTOURAR? ESTRANGULADA, ENCARCERADA [Dúvidas Frequentes] - como são os sintomas?

42 questões relacionadas encontradas

Quando devo me preocupar com a hérnia inguinal?

Se junto da redução do apetite, há também ausência de fezes, de eliminação de gases, distensão do abdome com cólicas, piora da dor local, vermelhidão no local e febre, procure um cirurgião imediatamente, pois a hérnia pode estar encarcerada e/ou estrangulada.

Quando devo me preocupar com a hérnia?

Dor intensa e contínua, vermelhidão e sensibilidade são sinais de que a hérnia pode estar presa ou estrangulada. Outro sinal disso é se a protuberância costumava ir e vir, mas agora está presa. Esses sintomas são preocupantes e você deve entrar em contato imediatamente com seu médico ou cirurgião.

O que fazer quando a hérnia está doendo muito?

Já em casos de dor INTENSA ou persistente é necessário buscar uma unidade de pronto-atendimento para verificar as possíveis causas da alteração, que pode ter sido causada pelo excesso de atividades físicas ou representar uma complicação da hérnia, como o encarceramento e o estrangulamento.

Qual a diferença entre hérnia encarcerada e estrangulada?

O mais grave é a hérnia estrangulada. A hérnia encarcerada é quando o conteúdo herniário não consegue ser reduzido, ficando "preso" na hérnia. A hérnia estrangulada, é quando esse conteúdo começa a sofrer deficiência de vascularização, evoluindo com necrose caso não reduzido ou tratado cirurgicamente.

Qual hérnia tem maior risco de encarceramento?

✴ Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais) as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações. Além disso, as hérnias de tamanho médio (entre 2-10 cm) também podem frequentemente encarcerar/estrangular com maior frequência.

O que pode ser confundido com uma hérnia inguinal?

Ele é muitas vezes confundido com o ligamento inguinal visto de dentro da cavidade abdominal.

O que acontece quando a hérnia começa a doer?

Quando isso acontece, há um bloqueio da circulação sanguínea na parte do tecido em que ocorreu a protusão e, além da dor, surgem náuseas e vômitos, sendo necessário procurar imediatamente assistência médica. Tratamento: A cirurgia é o único tratamento que pode corrigir permanentemente uma hérnia abdominal.

Quando a hérnia inguinal começa a doer?

Como é a dor de hérnia inguinal

E você pode procurar esse profissional ao sentir: Inchaço ou abaulamento na virilha, próximo ao púbis; Sensação de peso na virilha; Dor ou desconforto ao se curvar ou se levantar.

Qual o melhor remédio para desinflamar hérnia?

Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

O que acontece se eu não operar a hérnia?

No entanto, quando não tratada, a hérnia inguinal pode levar a complicações graves, como o encarceramento e o estrangulamento da hérnia. Além disso, a hérnia inguinal não tratada também pode causar obstrução intestinal, que ocorre quando a hérnia comprime o intestino, bloqueando o fluxo normal dos alimentos.

Em que lado fica a hérnia?

As hérnias deste tipo são mais frequentes nos homens e do lado esquerdo do corpo, mas podem ocorrer em mulheres dos dois lados da virilha. Além disso, há dois tipos de hérnias inguinais. A hérnia inguinal direta é mais comum nos adultos e idosos.

Quando a hérnia se torna perigosa?

Quando a hérnia se torna encarcerada, o conteúdo extravasado fica preso no orifício herniário, reduzindo o fluxo sanguíneo do órgão. A partir do momento que o fluxo sanguíneo é reduzido, pode ocorrer a necrose e morte dos tecidos.

Quem tem hérnia tem dificuldade de defecar?

Entretanto, nos casos em que parte do órgão/intestino está preso no anel herniário isto pode ocorrer, dependendo sempre do grau de obstrução provocado pela doença. O paciente pode relatar maior dificuldade ao ir ao banheiro ou intestino mais lento.

Qual o perigo da hérnia estrangulada?

O estrangulamento da hérnia é um quadro muito grave e só pode ser resolvido com uma cirurgia em caráter de urgência, devido ao sério risco de morte. O tecido aprisionado pode sofrer gangrena e vazar para o abdome, provocando peritonite. A mortalidade é alta e o tratamento deve ser iniciado o mais prontamente possível.

É normal a hérnia doer muito?

Em alguns casos é possível que o paciente não tenha os sintomas de hérnia mais comuns. Em outros, porém, podem surgir sinais intensos e incômodos.

Onde dói a hérnia abdominal?

Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.

Quanto tempo dura uma dor de hérnia?

Geralmente, os sintomas agudos podem durar até 4 a 6 semanas. Com o tratamento adequado, muitos pacientes experimentam alívio significativo de forma mais precoce.

Qual o tamanho da hérnia para operar?

A cirurgia de hérnia umbilical

Telas de reforço somente são utilizadas em hérnias grandes, com colo maior do que 2 cm. A via minimamente invasiva é utilizada preferencialmente em hérnias muito grandes, sobretudo em pacientes obesos, pois, nestes casos não é possível a correção do defeito através de uma incisão pequena.

Qual o tamanho de hérnia é considerado grande?

A hérnia com largura inferior a 5 cm é considerada pequena, entre 5 e 10 cm grande, de 10 a 15 cm muito grande e acima desse valor gigante14. Neste artigo, o foco estará voltado para as HIA gigantes que surgem, principalmente, após incisões medianas, responsáveis por 80% delas (Figura 1 A, B, C).

Quem tem hérnia inguinal faz muito xixi?

Se você tem dificuldade de urinar (por problema na próstata, por exemplo) a hérnia inguinal pode aumentar de tamanho pelo esforço para urinar. Mas se você tem a hérnia e não tem problemas prévios na urina, a hérnia só irá interferir se for muito grande (o que chamamos de hérnia inguinoescrotal).

Artigo anterior
Para que serve o vinagre com cravo?
Artigo seguinte
O que cabe após a sentença?