Em que fase da produção do cimento é adicionada gipsita qual a sua função?

Perguntado por: Mónica Brito de Lopes  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

Em que fase da fabricação do cimento portland é adicionado gipsita e com qual finalidade? Qual a quantidade típica da adição de gipsita? No momento da moagem, tem função de aumentar o tempo de pega.

Em que fase da fabricação do cimento é adicionado à gipsita?

Na indústria cimenteira, a gipsita é adicionada ao clínquer durante a moagem, na proporção de 3 a 5 %, para retardar o tempo de pega do cimento.

Qual é a função da gipsita quando adicionada no cimento Portland?

Gesso. O gesso (ou gipsita) (CaSO4 · 2 H2O) é adicionado em quantidades geralmente inferiores a 3% da massa de clínquer, tem função de estender o tempo de pega do cimento (tempo para início do endurecimento). ... Devido a isso, o gesso é uma adição obrigatória, presente desde os primeiros tipos de cimento Portland.

Qual a função do gesso adicionado na produção do cimento?

O gesso natural é usado no cimento como fonte de SO3, tendo como função básica controlar o tempo de pega, ou seja, retardar do início do endurecimento causado pelo clínquer moído quando em contato com a água (ABCP, 2002; BALTAR, LUZ e BASTOS, 2004).

O que é gipsita e para que serve?

A gipsita pode ser utilizada na forma natural ou calcinada. A forma natural é bastante usada na agricultura e na indústria de cimento. Enquanto a forma calcinada, conhecida como gesso, encontra várias utilizações na construção civil, como material ortopédico ou dental etc.

Você sabe como é feito o cimento?

30 questões relacionadas encontradas

O que é um material gipsita?

Gipsita (gipso)

A gipsita ou gipso é um sulfato de cálcio hidratado amplamente distribuído, gerado a partir da precipitação de sais em processos de evaporação de massas de água isoladas.

Que tipo de rocha é a gipsita?

Gipsite ou gipsita, também chamada pedra de gesso, gesso (do grego gypsos) ou sulfato de cálcio hidratado, é um minério de cálcio cuja composição química corresponde à fórmula Ca(SO4) • 2H2O.

Qual a função da adição do sulfato de cálcio gesso )?

A função do gesso é alterar a forma iônica do Al (tri-valente e mais tóxica) para uma forma menos tóxica.

Quais são as principais adições usadas na produção de cimentos?

O cimento depende, principalmente, para sua fabricação, dos seguintes materiais: calcário, argila, minério de ferro e gesso.

Qual a matéria-prima para fabricação do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

Por que a gipsita é adicionada ao clínquer de cimento?

O sulfato de cálcio na forma de gipsita é adicionado ao clínquer para controlar as reações iniciais da água com os aluminatos e prevenir a pega imediata(5). Sendo que, grande quantidade de SO3 reage durante os primeiros minutos após a mistura do cimento Portland com a água(6).

O que é pozolana do cimento?

As pozolanas são materiais aglomerantes cuja composição silico-aluminosa diferem do cimento Portland somente pela ausência do elemento cálcio. Porém, quando devidamente moídas e hidratadas na presença da cal ou mesmo de cimentos, reagem e formam compostos cimentícios.

O que é material pozolânico e qual quais sua s importância S ao ser adicionado ao cimento Portland?

As principais vantagens na utilização dos Cimentos Portland de alto-forno (CP III) e pozolânico (CP IV) estão ligadas à maior estabilidade, durabilidade e impermeabilidade que conferem ao concreto; ao menor calor de hidratação; à maior resistência ao ataque por sulfatos; à maior resistência à compressão em idades mais ...

Como é o processo de fabricação do cimento?

Etapas da fabricação

Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.

Qual o processo de fabricação do cimento Portland?

A fabricação do cimento Portland baseia-se em três etapas fundamentais: Mistura e moagem da matéria-prima (calcários, margas e brita de rochas); Produção do clínquer (forno rotativo a 1 400 ºC + arrefecimento rápido); Moagem do clínquer e mistura com gesso.

O que significa CP 2 Z 32?

O cimento Portland CP II-Z contém adição de material pozolânico que varia de 6% à 14% em massa, o que confere ao cimento menor permeabilidade, sendo ideal para obras subterrâneas, principalmente com presença de água, inclusive marítimas.

Quais são os tipos de adições que podem receber o cimento composto CPII?

Já o CPI-S pode conter de 6% a 10% de material carbonático. O Cimento Portland Composto (CP II- E, CP II-Z e CP II-F) tem adições de escória, pozolana e fíler, respectivamente, mas em proporções um pouco maiores que no CP I e no CP I-S.

Quais os 2 principais produtos fabricados com cimento na construção civil?

Uso na Construção Civil

O cimento é aplicado em uma infinidade de produtos da construção civil, divididos em três elementos principais: argamassa, concreto e artefatos de cimento (pré-fabricado).

Quais são os principais materiais da produção do cimento Portland?

Pela definição de cimento Portland, dada anteriormente, deduz-se que ele é constituído principalmente de material calcário, como a rocha calcária ou o giz, e de alumina e sílica encontradas em argilas ou folhelhos. A marga, uma mistura de materiais argilosos e calcários, também é utilizada.

Qual a função do gesso no solo?

A aplicação de gesso agrícola no solo visa aplicar cálcio e enxofre e, também, melhorar o ambiente em subsuperfície. Para solos salinos e sódicos, o gesso é utilizado, também, como corretivo. Entretanto, por ser uma fonte mais solúvel do que o calcário, o gesso não promove a neutralização da acidez do solo.

Para que serve o sulfato de cálcio?

Condicionador de solo, o sulfato de cálcio, também conhecido como gesso agrícola, na forma granulada atende pela marca SulfaCal. Atua como fornecedor dos nutrientes cálcio e enxofre nas formas prontamente disponíveis à planta e contribui para neutralizar o alumínio presente no solo, que traz prejuízos às lavouras.

O que o gesso representa?

Na Europa e nos Estados Unidos este material representa um papel importante na construção, onde vem se adaptando as novas formas e tendências construtivas. No Brasil o seu emprego era bastante limitado, servindo apenas para execução de decoração interna em edifícios de acabamento esmerado.

Onde se encontra a gipsita?

A gipsita pode formar cristais com mais de 10 metros de comprimento. Foram encontrados numa caverna no México. É o sulfato mais comum na crosta terrestre, e geralmente é formado nas lagunas de evaporação marinha (evaporitos).

Onde tem gipsita?

No território brasileiro os principais depósitos de gipsita ocorrem associados às bacias sedimentares conhecidas como Bacia Amazônica (Amazonas e Pará); Bacia do Meio Norte ou Bacia do Parnaíba (Maranhão e Tocantins); Bacia Potiguar (Rio Grande do Norte); Bacia Sedimentar do Araripe (Piauí, Ceará e Pernambuco); e Bacia ...

Qual a diferença entre gipsita e selenita?

A selenita é uma variedade de gipsita. Quimicamente é sulfato de cálcio hidratado. A selenita é transparente/translúcida enquanto a gipsita de cor branca leitosa. Sendo a selenita uma forma cristalizada de gipsita é imensamente mais poderosa.

Artigo anterior
Como refazer o cadastro do Caixa Tem 2021?
Artigo seguinte
Quando é indicado anestesia local?