Quais são os saberes que integram o conhecimento profissional do professor?

Perguntado por: Bruna Victória Barros de Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
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São eles: 1) saber disciplinar, referente ao conhecimento do conteúdo a ser ensinado; 2) saber curricular, referente à transformação dos saberes produzidos pela ciência num corpus que será ensinado nos programas escolares; 3) saber das ciências da educação, relacionado com o conjunto de conhecimentos profissionais ...

Quais são os saberes do professor?

Os autores citados revelam a existência de seis categorias de 'saberes dos professores': os saberes disciplinares, os saberes curriculares, os saberes das ciências da educação, os saberes da tradição pedagógica, os saberes experienciais e os saberes da ação pedagógica.

O que são saberes do conhecimento?

Saberes do Conhecimento:

São aqueles saberes, adquiridos pelo educador, relacionados ao conteúdo que será ensinado em sala de aula, ou seja, são os conhecimentos do conteúdo disciplinar, que será repassado aos alunos.

Quais conhecimentos Um professor deve ter?

7 habilidades que todo professor qualificado tem ou precisa desenvolver
  1. Foco no aluno. As experiências de cada indivíduo afetam a forma como ele percebe o mundo e refletem no seu aprendizado. ...
  2. Organização. ...
  3. Conhecimento de tecnologias. ...
  4. Tolerância. ...
  5. Adaptação. ...
  6. Criatividade. ...
  7. Atualização constante.

Quais são os saberes necessários à prática educativa?

Saberes necessários à prática educativa
  1. INTRODUÇÃO. ...
  2. CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. ...
  3. CONSTRUÇÃO E AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. ...
  4. A AUTONOMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS. ...
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Resumo - Saberes docentes e formação profissional - Tardif

34 questões relacionadas encontradas

Quais os saberes necessários à prática educativa Segundo Paulo Freire?

A prática educativa envolve afeto, emoção, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança e da construção real da cidadania. A Pedagogia da Autonomia está fundamentalmente alicerçada na ética, no respeito à dignidade e a própria autonomia do educando.

Quais saberes necessários para atuar na educação infantil?

Nesse sentido, há uma variedade de saberes que os professores necessitam articular em suas práticas, considerando a fase de desenvolvimento e a livre-expressão das crianças, como também as diversas linguagens: oral e escrita, matemática, artística, corporal, musical, temporal e espacial.

Quais as habilidades que o professor tem que ter?

Sendo assim, o professor é um dos principais agentes na construção de cidadãos e profissionais éticos e qualificados. Algumas soft skills que podem ser desenvolvidas em sala de aula incluem o pensamento crítico, a comunicação eficaz, a resiliência, a empatia, o empreendedorismo e a liderança.

O que é preciso para ser um bom professor?

5 atitudes para se tornar um excelente professor
  1. Empatia e paciência. Ao ministrar uma disciplina, um bom professor deve dominar os conhecimentos relacionados aos assuntos que ensina aos seus alunos. ...
  2. Criatividade. ...
  3. Versatilidade e comunicação. ...
  4. Responsabilidade e coerência. ...
  5. Paixão por ensinar.

Quais são os três saberes?

São eles: 1) saber disciplinar, referente ao conhecimento do conteúdo a ser ensinado; 2) saber curricular, referente à transformação dos saberes produzidos pela ciência num corpus que será ensinado nos programas escolares; 3) saber das ciências da educação, relacionado com o conjunto de conhecimentos profissionais ...

O que são saberes e conhecimentos na educação infantil?

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

O que são saberes e experiências?

Os saberes pedagógicos são aqueles provenientes dos conhecimentos das ciências educacionais. Enquanto o saber específico constitui-se dos referentes da disciplina que o professor leciona e os saberes da experiência são os provenientes das ações de ensinar, nasce da prática pedagógica.

O que caracteriza o saber docente?

O saber docente então é como um saber plural. Formado pela mistura, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais. Nessa perspectiva, os saberes profissionais dos professores são temporais, plurais e heterogêneos.

O que são saberes específicos?

Os saberes específicos são aqueles que o professor adquire na sala de aula no processo de formação. Esses saberes precisam fazer parte da bagagem do professor através do estudo, da aprendizagem e da participação em projetos de pesquisa sobre o assunto.

O que são os saberes curriculares?

Os saberes curriculares, no entanto correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação erudita, apresentam-se concretamente sob forma de programas ...

Qual o perfil e quais as habilidades que um professor deve ter para trabalhar com alunos da educação infantil?

O professor para mediar a aprendizagem das crianças deve desenvolver competências, saberes que o permitam entender como se processa a educação da criança e assim, propor situações de aprendizagem, planejadas, evitando a improvisação. Para tanto investir em sua formação continuada é condição imprescindível.

Qual deve ser o perfil de um professor?

Esse profissional deve estar sempre atualizando seus conhecimentos, além de possuir habilidades para ensinar com diversos métodos. É importante que os docentes ajam sempre de acordo com as práticas pedagógicas, levando em consideração o interesse dos alunos e qual o melhor método para passar o conhecimento.

Que tipos de saberes a escola disponibiliza?

Os saberes curriculares são saberes adquiridos ao longo de suas carreiras, visto que, os professores devem também apropriar-se de saberes que podemos chamar de curriculares. Estes saberes correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar disponibiliza.

O que Paulo Freire fala sobre a prática?

Na concepção de Freire, teoria e prática são inseparáveis tornando- se, por meio de sua relação, práxis autêntica, que possibilita aos sujeitos reflexão sobre a ação, pro- porcionando educação para a liberdade. “A prá- xis, porém, é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo.

Qual é o pensamento de Paulo Freire sobre os aspectos prática educativa pedagogia da libertação e critica do diálogo a dialética como ele estabelece essa relação?

Segundo Paulo Freire, é pensando a prática que se é capaz de melhor compreender o que se faz e assim preparar-se para uma prática melhor, percebendo teoria e prática, jamais isolada uma da outra, mas uma relação de processo em que pensar a prática é a forma de aproximação do ato de e se pensar certo.

Quais os saberes necessários para que o docente tenha uma prática educativa com base na ética estética?

A necessária promoção da ingenuidade a criticidade não pode ou não deve ser feita à distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Decência e boniteza de mãos dadas. ... Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando.

Qual a importância dos saberes docentes para a formação do professor?

os saberes pedagógicos são imprescindíveis no processo ensino aprendizagem, uma vez que a principal função do professor é levar o aluno ao conhecimento, tornando-o uma pessoa crítica, autônoma e responsável, num processo de construção de novos saberes e, principalmente, da dignidade e auto-estima do aluno.

Qual a diferença entre saberes e conhecimentos?

John Grote (apud LALANDE, 1993) estabeleceu a distinção entre conhecimento e saber, afirmando que o primeiro se refere simplesmente a uma familiaridade com o objeto conhecido; já o segundo é mais intelectual, admite conceitos, juízos do objeto conhecido.

O que é experiência docente?

O saber da experiência na docência mostra-se também um saber coletivo dos professores e para os mesmos em sua atividade docente, os professores assumem um papel de auto-formação, a medida que estes entendem-se como sujeitos reflexivos de sua própria prática pedagógica .

O que é uma experiência pedagógica?

É um projeto que tem por objetivos: facilitar a autoformação e atualização de professores do ensino fundamental; permite a partilha de experiências pedagógicas com materiais e conteúdos que facilitem a prática de ensino; disseminar informações e conhecimentos novos frutos das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores ...

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