O que são medicamentos estratégicos?

Perguntado por: Bianca Iris Fonseca Tavares Melo  |  Última atualização: 17. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (6 avaliações)

O Ministério da Saúde considera estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento das doenças de perfil endêmico e que tenham impacto socioeconômico.

O que é um componente estratégico?

O que é? O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) engloba um conjunto de medicamentos utilizados para o tratamento de patologias contempladas em programas específicos do Ministério da Saúde para controle de doenças e agravos com potencial impacto endêmico.

Quais são as doenças alvos dos componentes estratégicos?

Fazem parte do Componente Estratégico os seguintes programas de saúde e agravos:
  • DST/AIDS. É uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). ...
  • Tuberculose. ...
  • Hanseníase. ...
  • Tabagismo. ...
  • Influenza. ...
  • Endemias Focais. ...
  • Prevenção da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

Quem financia o componente estratégico?

Os medicamentos e insumos são financiados e adquiridos pelo Ministério da Saúde (MS), sendo distribuídos aos estados e Distrito Federal.

Qual é o papel do farmacêutico dentro dos programas estratégicos?

Ele responde pela dispensação dos medicamentos padronizados em conformidade com os protocolos clínicos e as diretrizes farmacêuticas. Também é responsável pela realização de ações de educação em saúde, além de executar ações inerentes ao ciclo da assistência farmacêutica.

Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - EducarSUS

45 questões relacionadas encontradas

Quais os medicamentos estratégicos?

Consideramos medicamentos estratégicos aqueles utilizados em doenças com perfil endêmico e impacto sócio-econômico importante cujo controle e tratamento tenham protocolos e normas estabelecidas.

Qual a definição para o Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica que tipo de medicamentos Ele inclui?

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, ...

Quais são os três componentes da Assistência Farmacêutica?

A Assistência Farmacêutica (AF) no Sistema Único de Saúde (SUS) é estruturada em três Componentes: Básico, Estratégico e Especializado. A forma de organização e financiamento, os critérios de acesso e o elenco de medicamentos disponíveis é específico para cada um dos Componentes.

O que é programa de medicamentos excepcionais?

Os medicamentos de dispensação excepcional são, geralmente, de uso contínuo e de alto custo. São usados no tratamento de doenças crônicas e raras, e dispensados em farmácias específicas para este fim. Por representarem custo elevado, sua dispensação obedece a regras e critérios específicos.

O que é Rename qual sua importância?

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista de medicamentos que reflete as necessidades prioritárias da população brasileira, contemplando o tratamento da maioria das patologias recorrentes do país.

Para que a talidomida é usada hoje?

No Brasil a talidomida está indicada somente para tratamento das doenças previstas nos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde, as quais são: o eritema nodoso hansênico, lúpus eritematoso, úlceras aftoides em pacientes portadores de HIV-Aids, doença do enxerto contra hospedeiro, mieloma ...

Qual o componente mais importante da Assistência Farmacêutica?

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) está voltado para a aquisição de medicamentos e insumos no âmbito da atenção básica em saúde. Tem como base de organização a RENAME em vigor, e envolve tanto o anexo I (medicamentos do CBAF) como o IV (insumos).

Como é o financiamento da Assistência Farmacêutica?

O financiamento se dá por meio da transferência de recursos federais destinados à aquisição de mobiliários e equipamentos necessários à estruturação das Centrais de Abastecimento Farmacêutico e Farmácias no âmbito da atenção básica, além da manutenção dos serviços farmacêuticos.

Quais são os medicamentos da lista A1 A2 e A3?

Categorias de medicamentos controlados

A relação dos produtos controlados é dividida em categorias, que são: “A1” e “A2” – reunindo substâncias entorpecentes. “A3“, “B1” e “B2” – constando substâncias psicotrópicas. “C3” – listando as substâncias imunossupressoras.

O que é um medicamento de uso tópico?

Como entram na pele

Na prática, o uso tópico acaba significando uso na pele de efeito local, visto que a substância é aplicada diretamente onde se deseja sua ação.

Quem financia o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica?

Aquisição no Componente Especializado

No Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), os medicamentos estão divididos em três grupos para fins de financiamento. No Grupo 1, o financiamento está sob a responsabilidade exclusiva da União.

O que é APAC medicamento?

A Autorização de Procedimentos Ambulatoriais (Apac) pode ser feita via documento físico ou efetivada por meio eletrônico.

O que é um medicamento oneroso?

Por serem, em sua maioria, medicamentos excessivamente onerosos, são também chamados de medicamentos de alto custo2. Cumpre consignar, entretanto, que nem todas as patologias po- dem ser consideradas raras, porquanto existem aquelas “com prevalência marcante na população”3.

O que é Ritalina é para que serve?

A Ritalina é um remédio utilizado para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), uma condição comportamental que atinge crianças, adolescentes e adultos. Os sintomas mais comuns incluem problemas para se concentrar, comportamento inquieto e impulsividade.

O que diz a RDC 44 de 2009?

RDC nº 44/2009 - Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.

Quais são as 6 etapas da Assistência Farmacêutica?

Para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, com suas interfaces nas ações da atenção a saúde.

O que é remume e Rename?

Os estudos nacionais sobre o tema têm enfocado principalmente a prescrição de medicamentos constantes na RENAME ou nas Relações Municipais de Medicamentos Essenciais (REMUME), sendo que estas últimas devem ser elaboradas para atender às necessidades específicas da população de cada município, tendo a RENAME como modelo ...

O que é perfil endêmico?

O termo doença endêmica ou endemia é utilizado para definir qualquer doença localizada ou com uma grande incidência em um espaço limitado denominado de “faixa endêmica”, seja esse um estado ou um país.

Como deve ser feita a dispensação de medicamentos?

Como ocorre a dispensação de medicamentos? No hospital, o farmacêutico é responsável pela dispensação de medicamentos aos pacientes, conforme a prescrição do médico. Contudo, o processo de dispensação não está concentrado apenas na entrega da medicação nas doses e horários recomendados.

Porque a CEME foi desativada ano?

Não é possível imaginar a consolidação do SUS, cujos princípios são universalidade, a eqüidade e a integralidade, sem que os medicamentos se encontrem acessíveis a todos os indivíduos, fato que levou à extinção da CEME, pela ineficiência deste órgão na distribuição de medicamentos.

Artigo anterior
Como pintar o cabelo natural com café?
Artigo seguinte
Quem foi a Ex-BBB que faleceu?