Quais são os riscos que o TSB está sujeito ao atender um paciente na cadeira odontológica?

Perguntado por: Ângela Ana Assunção  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (46 avaliações)

Os principais causadores deste risco são amalgamadores (mercúrio), desinfetantes químicos (álcool, glutaraldeído, hipoclorito de sódio, entre outros) e os gases medicinais (óxido nitroso e outros);

Quais os principais riscos encontrados na prática odontológica?

Os principais riscos do cirurgião-dentista são relacionados a agentes físicos (ruído, iluminação, e radiação), químicos (por exposição a produtos químicos em geral e mercúrio), biológicos (exposição principalmente ao HBV e HIV) e ergonômicos (hábitos, posturas inadequadas e movimentos repetitivos em excesso).

O que o TSB não pode fazer?

É vedado ao técnico em saúde bucal:
  • exercer a atividade de forma autônoma;
  • prestar assistência direta ou indireta ao paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista;
  • realizar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados no artigo 5º da Lei 11.889/2008, de 24/12/2008;

Qual é posição ideal do TSB durante o atendimento do paciente?

A posição 9 h é muito adotada por permitir trabalhar em visão direta, mesmo nas regiões de difícil acesso. Nessa posição a perna do dentista fica posicionada sob o encosto da cadeira do paciente e do lado direito do braço da mesma.

Como deve ser a posição do paciente durante procedimento de profilaxia dental realizada pelo TSB?

Posição da cadeira do paciente

Sua forma deve ser reta e simples, permitindo que o paciente seja confortavelmente instalado. Deve permitir posicionamento horizontal do usuário (posição supina). Isto mantém seu corpo totalmente apoiado, facilitando o acesso do dentista ao campo de trabalho.

Infecção cruzada em consultório odontológico: Entenda de uma vez por todas o que é e como prevenir

20 questões relacionadas encontradas

Quais posições de trabalho o TSB deve se posicionar para assim evitar problemas na sua postura e desgaste?

Posicionamento Ergonômico ideal

De acordo com as posições consagradas em ergonomia, o ideal é que o dentista ocupe a posição de 9h e o auxiliar a de 3h. Dessa maneira é possível trabalhar com visão direta, tanto da mandíbula como da maxila.

Como fazer uma boa profilaxia dental?

A profilaxia dentária consiste em uma limpeza que deve ser realizada sempre por um dentista especializado e capacitado na área. Ao longo do procedimento, ele vai promover a remoção da placa bacteriana, assim como do tártaro e de manchas superficiais, por meio do polimento e de uma raspagem.

Como deve ser a postura ideal de trabalho para atendimento odontológico?

O cirurgião-dentista deve, durante o procedimento odontológico, sentar-se no mocho simetricamente ereto e o mais para trás possível. Esta postura deve permitir que o osso esterno esteja um pouco avançado e levantado, já os músculos abdominais devem estar suavemente comprimidos.

Qual o posicionamento da auxiliar para todos os quadrantes da boca?

Ideal é a posição de 9h para o CD e 15h para auxiliar (posições consagradas em ergonomia), que permite trabalhar com visão direta, tanto da mandíbula como da maxila.

Quais as condições para um trabalho ergonômico?

Ergonomia física

ventilação e temperatura do ambiente; iluminação; condições sanitárias; condições de trabalho durante o exercício da função (por exemplo, se há necessidade de adquirir equipamentos, como cadeiras ergonômicas ou suporte para computador);

Quais são as atribuições do TSB?

Qual o papel de um Técnico de Saúde Bucal (TSB)?
  • Remoção de suturas;
  • Limpeza e assepsia no pós-operatório;
  • Aplicação de medidas de biossegurança durante o uso e o descarte de resíduos odontológicos;
  • Instrumentar o dentista;
  • Fotografar a arcada dentária do paciente e outros pequenos procedimentos.

Qual o valor para tirar o Cro?

O valor da taxa de inscrição varia entre R$16,14 e R$167,11 de acordo com a função profissional do requerente. Após a entrada na solicitação, o prazo para entrega da documentação é de 45 dias.

Quais as atribuições do TSB no SUS?

Assim, muito além de atuações clínicas, os TSB têm a função de participar do processo de planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas no território de abrangência das unidades básicas de saúde da família, identificar as necessidades e as expectativas da população em relação à saúde bucal, estimular ...

Quais são os riscos químicos na odontologia?

Risco químico

Na odontologia, os principais causadores desse tipo de risco são: amalgamadores, desinfetantes químicos (álcool, glutaraldeído, hipoclorito de sódio, ácido peracético, clorexidina, entre outros) e os gases medicinais (óxido nitroso e outros).

Quais são os principais riscos ergonômicos?

São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

Quais são os riscos ergonômicos para um dentista citar doenças posturais e outras enfermidades que possam afetar essa classe?

(2001), dos problemas ocupacionais, a postura de trabalho é a mais preocupante, pois dela derivam situações graves como: dores musculares na região dorsal, lombar, pernas, braços e pés; cefaléias; perturbações circulatórias e varizes; bursite dos ombros e cotovelos; inflamações de tendões; problemas de coluna com ...

Quais os quadrantes da boca?

Sistemas de numeração dos dentes

O primeiro quadrante (1) é o da parte superior direita da nossa boca; o segundo (2), da superior esquerda; o terceiro quadrante (3) corresponde à parte inferior esquerda; e o quarto (4) à inferior direita, na dentição definitiva.

Quais atividades são permitidas ao auxiliar de consultório dentário?

O que é um auxiliar de dentista?
  • Organizar e executar atividades de higiene bucal;
  • Processar filme radiográfico;
  • Preparar o paciente para o atendimento;
  • Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares;
  • Manipular materiais de uso odontológico;
  • Selecionar moldeiras;

Quais as condições para um trabalho ergonômico qual o posicionamento ergonômico ideal para a equipe odontológica e para o paciente?

Ergonomia no consultório odontológico
  • Ao sentar-se na cadeira mocho, suas coxas devem ficar paralelas ao chão, em ângulo de 90º com as pernas. ...
  • As costas e a região renal devem ficar apoiadas no encosto do mocho odontológico, enquanto a cabeça fica levemente inclinada para baixo.

O que precisa melhorar na ergonomia aplicada odontologia?

Alguns hábitos básicos, como realizar pausas e alongar os músculos mais utilizados durante o exercício do trabalho podem melhorar significativamente o bem estar e conforto do dentista.

Qual a importância da ergonomia no atendimento odontológico?

O objetivo da Ergonomia no Consultório Odontológico é aumentar, de forma significativa, a produtividade do profissional, sempre focando na manutenção da saúde postural e, também, da qualidade de vida do Dentista. O local de trabalho pode ser, além de produtivo e saudável, também agradável e prazeroso para trabalhar.

Como é o elemento de trabalho do ASB na ergonomia?

O Cirurgião Dentista deve procurar limitar seus movimentos aos movimentos de dedos, punhos e antebraços, para um melhor rendimento do trabalho. O trabalho a quatro mãos com pessoal auxiliar, é imprescindível para o aumento do conforto, produtividade, qualidade e diminuição do esforço e fadiga.

O que usar na profilaxia?

A profilaxia poderá ser fortificada com o uso de um jato com bicarbonato de sódio, que tem como função a remoção de placa bacteriana e do tártaro; e também de polimento e proteção do dente.

Quais materiais utilizados na profilaxia?

- Jato de bicarbonato: dispara água e bicarbonato de sódio em alta velocidade para auxiliar a limpeza; - Fio ou fita dental: usado para limpar as áreas entre os dentes e de difícil acesso; - Ultrassom: ferramenta utilizada para a remoção do tártaro, que é mais duro e resistente.

Quais são os materiais que utilizamos para profilaxia?

As taças de profilaxia são produzidas em silicone, flexíveis o suficiente para promoverem o contorno ideal do dente e superfícies lisas. As escovas profiláticas são fabricadas com cerdas de náilon em formato reto ou cônico, nas cores branca e preta, ideal para região oclusal dos dentes.

Artigo anterior
Quem desmata mais agricultura ou pecuária?
Artigo seguinte
Pode tomar simeticona comprimido antes da endoscopia?