Quais são os riscos da dobutamina?

Perguntado por: Francisco Cunha Barbosa  |  Última atualização: 25. April 2024
Pontuação: 4.9/5 (36 avaliações)

Efeitos colaterais: hipertensão, angina, arritmias, cefaléia, náuseas. Pode precipitar ou exacerbar atividade ectópica ventricular. Facilita a condução átrio-ventricular – pacientes com fibrilação atrial tem risco de desenvolver alta resposta ventricular. Pode ocorrer flebite no local de infusão.

O que a dobutamina pode causar?

Outras reações adversas cardiovasculares incluem: Hipertensão, hipotensão intensificação da isquemia, taquicardia, palpitações, extra sístole ventricular, taquicardia ventricular. Foram relatados raros casos de ruptura cardíaca fatal durante o teste de estresse com dobutamina.

Quais os cuidados com a dobutamina?

Cuidados de administração

O dobutamina deve ser administrada por infusão intravenosa através de bomba de infusão ou outro aparelho capaz de controlar a velocidade de infusão, para evitar a administração de doses maciças. As doses devem ser ajustadas de acordo com a resposta clínica individual.

Quando não usar dobutamina?

A dobutamina está contraindicada em casos de estenose subaórtica hipertrófica idiopática (a obstrução pode aumentar), feocromocitoma (pode ocorrer hipertensão grave), taquiarritmias ou fibrilação ventricular (pode ocorrer exacerbação da arritmia) e em pacientes com hipersensibilidade à dobutamina.

Para que a dobutamina é indicada?

O cloridrato de dobutamina é usado para aumentar a contratilidade cardíaca no tratamento de insuficiência cardíaca aguda resultante tanto de doença cardíaca orgânica como de procedimentos cirúrgicos cardíacos.

DOBUTAMINA AÇÃO INDICAÇÃO EFEITOS COLATERAIS E CUIDADOS

36 questões relacionadas encontradas

Quais são os efeitos colaterais da dopamina?

Podem ocorrer efeitos desagradáveis incluindo dor precordial, dispneia e vasoconstrição indicada por aumento desproporcional na pressão diastólica. Ocasionalmente podem aparecer anormalidades na condução cardíaca. Pode ocorrer hipertensão associada a superdose.

Onde a dobutamina age?

A Dobutamina atua diretamente nos receptores beta-1 do coração, aumentando a força de contração do músculo cardíaco (efeito inotrópico positivo). Melhora o fluxo sanguíneo coronariano e o consumo de oxigênio pelo miocárdio.

Porque dobutamina causa hipotensão?

Quando a dobutamina atua no receptor beta do vaso, ela vasodilata. Por isso que ela pode causar hipotensão.

Quando iniciar dobutamina para o paciente?

Cabeça de pressão aumenta o nível da artéria de pressão sistólica. Logo após, pode-se iniciar a dobutamina, otimizando-a. A partir do momento que ela aumentar o volume sistólico, a tendência é que aumente a pressão de forma rápida e assim, consiga reduzir a dose do vasopressor, como por exemplo da noradrenalina.

Qual a função da dopamina na UTI?

A dopamina é um medicamento utilizado para melhorar a pressão arterial, melhorar a força de contração do coração e os batimentos cardíacos em situações de choque grave na qual a queda de pressão arterial não é resolvida quando se administra apenas soro pela veia.

O que substitui a dobutamina?

Hibutan 1mg/mL, caixa com bolsa de sistema fechado com 250mL de solução de uso intravenoso (embalagem hospitalar)

Pode usar noradrenalina e dobutamina juntos?

Em situações de hipotensão arterial importante, apesar do uso de dobutamina em dose plena, podemos associar a noradrenalina como terapêutica vasopressora, além de outras medidas adequadas ao suporte circulatório.

Qual é a via de administração da dobutamina?

Cloridrato de dobutamina é para uso injetável e, portanto, deve ser administrado em serviços profissionais autorizados. Deve ser administrado por via intravenosa, exclusivamente por infusão intravenosa.

Qual o significado de dobutamina?

Dobutamina é um fármaco simpaticomimético desenvolvido nos anos 70 que era usado para tratar a insuficiência cardíaca congestiva e o choque cardiogênico. Aumenta a força de contração e facilita a passagem do impulso elétrico pelo coração.

Como ocorre o choque cardiogênico?

As causas do choque cardiogênico estão relacionadas a condições que geram agressão ao miocárdio, aumento do consumo de oxigênio e alteração da função do ventrículo. O IAM extenso é o principal fator precipitante deste tipo de choque.

Como iniciar dobutamina?

Iniciar com a dose mais baixa (2,5mcg/kg/min) e titulada em intervalos de alguns minutos, guiada pela resposta do paciente. As doses geralmente se situam entre 2,5 a 10mcg/kg/min.

Quando usar dobutamina na sepse?

As principais indicações da dobutamina são choque cardiogênico, choque séptico e insuficiência cardíaca descompensada (GONÇALVES; SUZUKI, 1972). O choque se caracteriza por uma síndrome hemodinâmica, na qual há baixa perfusão tissular, baixo débito cardíaco e resistência periférica aumentada (TUTTLE; MILLS, 1975).

Quando a dopamina é indicada?

A dopamina é um medicamento que age melhorando a pressão arterial, a força de contração do coração e os batimentos cardíacos em situações de choque grave, em situações em que a queda de pressão arterial não é resolvida quando se administra apenas soro pela veia.

Qual a estabilidade da dobutamina?

Estabilidade após diluição com Cloreto de Sódio 0,9% temperatura ambiente (15 - 30°C): 24 horas; não refrigerar; não congelar. temperatura ambiente (15 - 30°C): 24 horas; não refrigerar; não congelar. adultos: 2,5 a 10 mcg/kg por minuto.

Quais são as 5 drogas vasoativas?

As drogas vasoativas mais utilizadas são as catecolaminas e, dentre elas, destacam-se a adrenalina, a dopamina, a dopexamina, a dobutamina, o isoproterenol e a noradrenalina.

Quem tem pressão alta pode tomar dopamina?

A dopamina é um medicamento utilizado para melhorar a pressão arterial, melhorar a força de contração do coração e os batimentos cardíacos em situações de choque grave na qual a queda de pressão arterial não é resolvida quando se administra apenas soro pela veia.

Quais os cuidados de enfermagem com a dopamina?

A dopamina apresenta algumas interações medicamentosas, que devem ser avaliadas antes da administração do fármaco ao paciente, sendo estas: Ciclopropano, halotano e outros anestésicos inalatórios (arritmias ventriculares e hipertensão), ergotamina (risco de gangrena), halotano (arritmias ventriculares e hipertensão), ...

Que tipo de droga e a dobutamina?

A dobutamina é uma droga simpatomimética sintética, com ação predominantemente beta 1 agonista. Esta droga vasoativa possui baixa afinidade por receptores beta 2 e é quase desprovida de efeitos alfa adrenérgicos.

Pode fazer dobutamina em acesso Periferico?

Infusão pode ser realizada por acesso periférico ou acesso central com bomba de infusão. Incompatível com soluções alcalinas, como bicarbonato de sódio. Incompatível também com hidrocortisona, cefazolina, penicilina, heparina. Os efeitos da dobutamina podem ser reduzidos em pacientes que utilizam beta-bloqueadores.

O que o excesso de dopamina faz no cérebro?

Veja alguns sintomas de excesso de dopamina: Buscar sempre atividades que desencadeiam prazer: ou seja, você tem uma tendência ao vício. Ser muito extrovertida. Ter momentos de agitação intensa, seja na fala, seja de pensamentos.

Artigo anterior
Quantos quilos emagrece com a dieta do ovo?
Artigo seguinte
O que significa resultado infrutífero?