Quais são os requisitos da imputação do pagamento?

Perguntado por: António Guilherme Reis  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

Pluralidade de débitos, ou seja, dois ou mais débitos independentes entre si; o devedor deverá possuir a partir de dois débitos com um único credor (requisito básico); Um sujeito ativo e outro passivo, somente; um credor deve estar ligado a um devedor essencialmente (art 352);

Quais são as espécies de imputação de pagamento?

No que se refere as modalidades, existem três espécies de imputação de pagamento: do devedor, do credor e a imputação legal. A imputação por vontade ou indicação do devedor é assegurada a este no art. 352 já mencionado, pelo qual a pessoa obrigada tem o direito de escolher qual débito deseja saldar.

Quais são os requisitos da dação em pagamento?

Para que ela ocorra, há três requisitos: deve-se ter uma obrigação previamente criada, a aceitação do credor em receber coisa diversa e a entrega da coisa diversa com o intuito de extinguir a obrigação.

Como se dá a imputação do pagamento quando a dívida for única existindo apenas capital e juros?

A única possibilidade de imputação, quando há apenas uma única dívida, é quando esta desdobra-se em juros, tendo estes a preferência de pagamento (art. 354), ou seja, deve-se extinguir primeiro os juros e, posteriormente, a dívida em si.

O que é indicação de pagamento?

“A imputação do pagamento consiste na indicação ou determinação da dívida a ser quitada quando uma pessoa se encontra obrigada, por dois ou mais débitos da mesma natureza, a um só credor e efetua pagamento não suficiente para saldar todas eles. ... Caso contrário, será considerada integralmente quitada a primeira dívida.

Direito Civil - Aula #89 - Imputação do Pagamento (É isso!)

15 questões relacionadas encontradas

O que é dação em pagamento exemplo?

A dação em pagamento é uma modalidade muito utilizada nas negociações como de dívidas, por exemplo. ... Na prática, a dação em pagamento é uma espécie de substituição. Em vez de receber o dinheiro devido, o credor concorda em receber uma outra coisa, que pode ser um bem material, um imóvel, um terreno ou algo que o valha.

O que é novação em pagamento?

Novação é a transformação de uma dívida em outra, com extinção da antiga. Desta forma surge uma nova dívida do devedor em relação ao credor, com o desaparecimento da original.

Como se opera a imputação em pagamento?

Imputação feita pela lei

Se o devedor não indicar a qual débito oferece pagamento, e a quitação for omissa quanto à imputação, esta se fará nas dívidas líquidas e vencidas em primeiro lugar. Se as dividas forem todas líquidas e vencidas ao mesmo tempo, a imputação far-se-á na mais onerosa.

Qual a ordem exata de imputação ao pagamento referente à 04 créditos tributários?

I - em primeiro lugar, aos débitos por obrigação própria, e em segundo lugar aos decorrentes de responsabilidade tributária; II - primeiramente, às contribuições de melhoria, depois às taxas e por fim aos impostos; III - na ordem crescente dos prazos de prescrição; IV - na ordem decrescente dos montantes".

O que é imputação tributária?

II - a imputação de responsabilidade tributária é o procedimento administrativo para atribuir responsabilidade tributária a terceiro que não consta da relação tributária como contribuinte ou como substituto tributário, nas hipóteses legais.

Quando ocorre a dação em pagamento?

No Direito das obrigações, ocorre a dação em pagamento (ou do latim: datio in solutum) quando o credor aceita que o devedor dê fim à relação de obrigação existente entre eles pela substituição do objeto da prestação, ou seja, o devedor realiza o pagamento na forma de algo que não estava originalmente na obrigação ...

Quem são as partes na dação em pagamento?

DAÇÃO EM PAGAMENTO. Dação em pagamento é um acordo convencionado entre credor e devedor, onde o credor pode consentir em receber prestação diversa da que lhe é devida. O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, mesmo que esta seja mais valiosa.

Como fazer uma dação em pagamento?

Para que a dação seja eficaz, é necessário que:
  1. Exista uma dívida vencida, ou seja, uma obrigação criada previamente;
  2. Seja firmado um acordo posterior, em que o credor concorda em receber um pagamento diverso;

O que é dação em pagamento no direito civil?

Dação em pagamento é um acordo de vontades entre credor e devedor, através do qual o primeiro concorda em receber do segundo prestação diversa da que lhe é devida e assim exonerá-lo da obrigação.

Qual a diferença entre dação em pagamento e novação *?

No caso de Dação em pagamento, sempre deverá existir o consentimento do credor em aceitar coisa diversa de dinheiro. No caso de Novação, uma nova dívida é contraída, eliminando a anterior, o objeto da nova obrigação poderá ser o mesmo da obrigação antiga.

Quais são as modalidades de extinção da obrigação sem o pagamento Escolha duas e discorra sobre elas?

RESUMO: Este artigo discorre sobre algumas formas de extinção das obrigações diversas do pagamento previstas no Código Civil, mais especificamente a novação, a compensação, a confusão e a remissão de dívidas, também chamadas de modalidades de extinção da obrigação sem pagamento.

O que é a cessão de crédito?

O contrato de cessão de crédito é o negócio jurídico no qual uma das partes contratantes transfere a terceiro seus direitos em um relação jurídica obrigacional. ... · Cedente: aquele que transfere o crédito; · Cessionário: aquele que recebeu o crédito; · Cedido: o devedor.

O que extingue o crédito tributário?

Trata-se de uma modalidade de extinção de crédito em que há o perdão da dívida do contribuinte, encontrando sua previsão no artigo 172 do CTN. Assim como a transação, a remissão pode ocorrer de forma total ou parcial, devendo respeitar as regras de competência tributária.

Quais são todas as formas de pagamento?

Principais formas de pagamento e seus benefícios
  1. Dinheiro. Cada vez menos comum, o pagamento em dinheiro, tanto para o consumidor, quanto para o empreendedor, acaba por ser um risco. ...
  2. Cheque. ...
  3. Cartão de débito. ...
  4. Boleto bancário. ...
  5. Cartão de crédito.

Quais são as espécies de pagamento?

O pagamento pode ser direto ou indireto. Considera-se pagamento direito aquele em que o cumprimento se dá nos exatos termos em que foi acordado. Já o pagamento indireto, consiste no cumprimento da obrigação é feita de forma diversa a acordada.

O que é novação exemplo?

Primeiramente, a novação objetiva ocorre quando o acordo resulta em um novo objeto, que pode resultar em alteração de valor, prazo ou forma de pagamento da dívida. Logo, um montante que deveria ser pago em dinheiro passa a ser quitado com a entrega de um bem, por exemplo.

O que é uma novação de dívida?

Novação é a transformação de uma dívida em outra, com extinção da antiga. Desta forma surge uma nova dívida do devedor em relação ao credor, com o desaparecimento da original.

O que é uma novação contratual?

A novação é uma operação jurídica do Direito das obrigações que consiste em criar uma nova obrigação, substituindo e extinguindo a obrigação anterior e originária. O próprio termo "novar" já é utilizado no vocabulário jurídico para se referir ao ato de se criar uma nova obrigação.

Qual a diferença entre doação e dação em pagamento?

A doação, ao contrário, é o contrato por meio do qual a transmissão do bem imóvel se dá de forma gratuita, por mera liberalidade do doador. ... A dação em pagamento, por fim, pode ser definida como a entrega de um bem imóvel para a quitação de uma dívida.

O que é contrato de compra e venda com dação em pagamento?

A dação em pagamento de imóveis é uma forma de quitar uma dívida indiretamente. Assim, equivale ao acerto em dinheiro, firmando um acordo entre as partes. Sua regulamentação acontece pelas regras do contrato de compra e venda. Ou seja, é uma forma de extinguir um débito mediante a substituição de um pagamento original.

Artigo anterior
Como fazer para o Google Chrome corrigir as palavras?
Artigo seguinte
Onde ocorreu o primeiro mundial masculino de voleibol?