Quais são os representantes da teoria pós crítica do currículo?
Perguntado por: Bernardo João Correia | Última atualização: 17. April 2022Pontuação: 4.1/5 (67 avaliações)
Dentre eles, Morgado (2005), Garcia e Moreira (2006), Eyng (2007), Silva (2007), Gomes (2007) e Imbernón (2002, 2013), Gatti, Barreto e André (2011). Para tanto, início apontando as características do currículo tradicional ao pós-crítico, buscando refletir sobre suas especificidades e influências no campo educacional.
O que é teoria pós crítica do currículo?
No campo do currículo, a expressão teorias pós-críticas é utilizada para se referir às teorias que questionam os pressupostos das teorias críticas, marcadas pelas influências do marxismo, da Escola de Frankfurt e em alguma medida da fenomenologia, discussões em que as conexões entre currículo, poder e ideologia são ...
Quais são as teorias críticas do currículo?
A teoria crítica do currículo é baseada na formulação do pensar contra hegemonia, o currículo crítico visa levar o sujeito a refletir para além das disciplinas, refletir sobre a política sobre a cultura que permeiam essas disciplinas, uma educação que leva para a autonomia para a emancipação.
Como são denominadas as teorias críticas e pós-críticas?
As teorias curriculares discutidas pelos estudiosos da área compreendem as teorias do currículo denominadas de Tradicional, Crítica e Pós-Critica.
São características das teorias críticas?
As teorias críticas são teorias da desconfiança, questionamento e transformação radical. (SILVA, 2002, p. 30). Verifica-se que a teoria crítica busca questionar e criticar as formas dominantes de conhecimento, sendo a teoria da desconfiança.
Teorias do Currículo: Teorias Pós-críticas
O que é uma teoria crítica?
A expressão Teoria Crítica é muito ampla em sua acepção: nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.
Quais são as teorias de um currículo?
Do ponto de vista acadêmico, podemos classificar as teorias do currículo em três tipos: teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas.
Quais as principais características das teorias pós-críticas do currículo?
Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência.
Como surgiram as teorias críticas do currículo?
A teoria tradicional do currículo teve como principal teórico John Franklin Bobbitt (1876-1956) que em 1918, escreveu sobre o currículo, em um momento conturbado da história da educação nos Estados Unidos (em que, diversas forças de cunho político, econômico e cultural queriam envolver a educação de massas de acordo ...
Qual a diferença entre teoria tradicional crítica e pós crítica?
Teorias pós-críticas do currículo
Assim como as teorias críticas, a perspectiva pós-crítica criticou duramente as teorias tradicionais, mas elevaram as suas condições para além da questão das classes sociais, indo direto ao foco principal: o sujeito.
O que é a Teoria Crítica da Educação?
A teoria crítica da educação, conforme os pressupostos teórico-metodológicos da te- oria social crítica, constitui-se como uma contribuição muito significativa para as análises sobre o processo de formação social que podemos estabelecer na atualidade.
O que a teoria pós crítica traz como ampliação e que questionamentos faz Diferenciando-se da tradição crítica?
A constituição das teorias pós-críticas traz ao palco o debate de que “as diversas culturas seriam o resultado das diferentes formas pelas quais os variados grupos humanos, submetidos a diferentes condições ambientais e históricas, realizam o potencial criativo que seria uma característica comum de todo ser humano” ( ...
Onde começa a teoria do currículo e como se desenvolve a história das teorias do currículo?
Os estudos sobre currículo nascem nos Estados Unidos,1 onde se desenvolveram duas tendências iniciais. Uma mais conservadora, com Bobbitt, que buscava igualar o sistema educacional ao sistema industrial, utilizando o modelo organizacional e administrativo de Frederick Taylor.
Quais são as três teorias do currículo de acordo com Silva?
Para Silva (2005, p. 17) as teorias do currículo se caracterizam pelos conceitos que enfatizam. São elas: Teorias Tradicionais: (enfatizam) ensino - aprendizagem-avaliação – metodologia- didática-organização – planejamento- eficiência- objetivos.
Quais teorias pedagógicas e de teorias de currículos estruturam a seleção de conteúdos e metodologias nos planos e na prática de ensino dos professores em ação?
Ao considerarmos quais teorias pedagógicas e teorias de curriculum estruturam a seleção de conteúdos e metodologias nos planos e na pratica de ensino dos professores em ação podemos dizer que o professor atribui muita importância ao conteúdo pedagógico e curricular para formação e desempenho do aluno e partindo do ...
Quais são as três principais concepções de currículo no Brasil?
As disposições curriculares da 5692/1971 até hoje marcam as concepções e práticas curriculares brasileiras. Três delas merecem destaque: a diferenciação entre atividade, área de estudo e disciplina; a unificação da escola de 8 anos; e a transformação do ensino colegial em profissionalizante.
Qual a relação entre o currículo e a teoria que o sustenta?
Há dois significados quando se diz que a teoria do currículo tem um papel normativo. Um deles refere-se às regras (ou normas) que orientam a elaboração e a prática do currículo. E o outro refere-se ao fato de que a educação sempre implica valores morais sobre uma “boa pessoa” e uma “boa sociedade”.
O que deve ser considerado para a composição do currículo conforme as teorias curriculares?
O currículo deve ter uma base e uma estrutura coletiva, inclusiva e jamais neutra. Por vez, o currículo deve propiciar ao aluno o acesso ao conjunto de conhecimentos historicamente produzidos, tanto para a vida escolar do educando, quanto para vida social do mesmo.
Qual o principal objetivo da Teoria Crítica?
Neste sentido, a teoria crítica visa oferecer um comportamento crítico nos confrontos com a ciência e a cultura, apresentando uma proposta política de reorganização da sociedade, de modo a superar o que eles chamavam de "crise da razão" (nova crítica ao Funcionalismo).
O que pretende a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt?
A teoria crítica da Escola de Frankfurt trouxe a ideia de esclarecimento com o objetivo de estimular uma percepção mais apurada em relação à instituição de ações padronizadas tendentes a manter o sistema dominante.
Em que consiste a Teoria Crítica apresentada pela Escola de Frankfurt?
A teoria estabelecida pelos intelectuais da Escola de Frankfurt é chamada de teoria crítica por dois motivos: primeiro, porque faz uma crítica social do desenvolvimento intelectual da sociedade que incide sobre as teorias iluministas; e, em segundo lugar, porque propõe uma leitura crítica do marxismo, com novas ...
Qual o principal objetivo da disciplina currículo teoria e prática?
saber produzir os conhecimentos a serem ensinados, para serem mais que animadores do processo didático.
Qual é o conceito de currículo?
Quanto à origem da palavra, currículo vem do latim “currere”, que significa rota, caminho. Representa, então, a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante.
Onde a crítica começa ideologia reprodução e resistência?
O ensaio do filósofo francês Louis Althusser, A ideologia e os aparelhos ideológicos de Estado, fez uma importante conexão entre educação e ideologia. Afirma que a sociedade capitalista depende da reprodução e da ideologia de seus componentes (força de trabalho e meios de produção).
Quais contribuições os estudos pós críticos trazem para o campo do currículo?
As diferentes teorias do currículo, denominadas Tradicional, Críticas e Pós-Críticas trazem em seu bojo diferentes concepções de homem e sociedade e, consequentemente, determinam a concepção de educação/formação que se almeja, pois, os currículos não são neutros, pelo contrário, trazem em seu bojo, intencionalidades.
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