Quais são os regimes de contabilidade?

Perguntado por: David Ferreira Lourenço  |  Última atualização: 22. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (29 avaliações)

Há dois tipos de regimes que são utilizados para isso: regime de caixa e regime de competência.

Quais os tipos de regime contábil?

Existem dois regimes na contabilidade utilizados para a apuração do resultado do exercício de uma entidade: Regime de Competência e o Regime de Caixa. Cada um desses regimes têm suas peculiaridades e, por isso, levam a resultados completamente diversos, em geral.

Quais são os dois métodos regimes de contabilização?

Os regimes contábeis são um ponto de destaque, dividindo-se entre regime de caixa e regime de competência. Por isso, para ajudar você na gestão financeira da sua empresa, preparamos este artigo onde trazemos o que é cada um dos métodos, quais são as diferenças entre eles e ainda exemplos práticos dos dois.

Quais são os regimes de competência?

No Regime de Competência, a empresa oferece à tributação o faturamento do período independente de ter recebido do cliente. No Regime Caixa, a empresa tributa apenas o valor recebido. Exemplo: Se efetuou uma venda em 30, 60 e 90 dias, ela oferecerá à tributação em cada mês o valor recebido.

Como saber se é regime de caixa ou competência?

No regime de caixa o lançamento contábil é feito no momento em que ocorreu a entrada ou a saída de dinheiro; No regime de competência considera-se a data em que a venda, pagamento, investimento ou a compra ocorreu.

REGIME DE CAIXA E REGIME DE COMPETÊNCIA - CONTABILIDADE

22 questões relacionadas encontradas

Quais empresas usam regime de caixa?

Quais empresas podem optar pelo regime de caixa? Micro e pequenas empresas e também as que utilizam o simples nacional e o lucro presumido.

Quando se utiliza o regime de caixa?

O regime de caixa é o regime contábil no qual as despesas e receitas são contabilizadas apenas quando entram ou saem do caixa, e não no momento em que são realizadas as compras, vendas ou prestações de serviço. Nele, a sua empresa só é tributada pelos valores recebidos, não quando gera as suas notas fiscais.

Como saber o regime de competência de uma empresa?

Digamos que um negócio realiza a venda de um produto que será quitado em duas parcelas (30 e 60 dias). A contabilização dessa compra será realizada, no regime de competência, no momento que a venda foi realizada. Ou seja, é como se já “constasse” no caixa da empresa determinado valor.

O que é o regime de competência na contabilidade?

O que é regime de competência? O regime de competência é um método de registro de lançamentos contábeis. Nele, eles são feitos durante o período de competência de receitas ou de despesas efetuadas. Na prática, isso significa que os registros contábeis são contabilizados na hora em que são consumados.

O que é regime de contabilização?

O que são Regimes Contábeis? Regimes Contábeis são os diferentes métodos utilizados para realizar os registros contábeis das transações financeiras de uma empresa. Os métodos possíveis são dois: o regime de competência e o regime de caixa.

Qual o regime da DRE?

Tecnicamente, é um demonstrativo contábil aplicado dentro do regime de competência para mostrar como é formado o resultado líquido do exercício, por meio da comparação entre receitas e despesas.

O que é um regime contábil misto?

O regime misto é um regime contábil que mescla o regime de caixa e o regime de competência. No Brasil é definido na Lei nº 4.320, que estatui normas de finanças e contabilidade pública. Esse regime adota a competência para a despesa e o regime de caixa para as receitas.

Como fazer a conta do regime de caixa?

Como calcular o Regime de caixa? Para realizar o cálculo dos tributos no regime de caixa, você deve considerar a receita bruta total recebida no mês. Se você efetuou vendas com pagamento parcelado, a empresa tributa apenas o valor recebido.

Quais são os 4 regimes tributários?

No Brasil, as empresas podem optar por quatro regimes tributários: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O enquadramento define quais obrigações deverão ser cumpridas pelas organizações, além de determinarem uma série de outras especificidades.

Quais os três tipos de regime tributário?

Atualmente, existem três tipos de regimes tributários pelos quais uma empresa pode optar no Brasil. São eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A seguir, vamos nos aprofundar em cada um deles, explicando quais as suas principais características e com quais perfis de negócio eles se combinam melhor.

Qual o regime da contabilidade pública?

Regimes Contábeis: Orçamentário e Patrimonial.

O que é o regime de caixa?

Já no Regime de Caixa, é o oposto, onde consideramos o registro dos documentos na data de pagamento ou recebimento, como se fosse uma conta bancária. Neste caso, o Financeiro utiliza o Regime de Caixa, ou seja, contabilizando as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos dentro do mês onde foram pagos ou recebidos.

Como funciona o regime de lucro presumido?

Lucro Presumido é um regime de tributação em que a apuração dos impostos é calculada sobre a receita da empresa. Portanto, é uma estimativa do lucro que define o quanto deve ser pago. O cálculo é feito a partir de um percentual chamado de margem de presunção, que é definido pela legislação conforme a atividade.

O que é um regime orçamentário?

Regime Orçamentário significa o regime contábil de competência, caixa ou outro adotado no orçamento que foi aprovado pelo órgão legislativo.

O que é o regime de apuração normal?

Os Regimes Tributários Normais (Lucro Presumido e Lucro Real), por assim dizer, são aqueles regimes que não são especiais, englobando, necessariamente, as empresas cuja receita bruta anual seja superior a R$4,8 milhões e, dessa forma, não podem optar pelo Simples Nacional.

Como saber se o regime é cumulativo ou não cumulativo?

O regime cumulativo é aquele em que o imposto é calculado sobre o faturamento total da empresa, enquanto o regime não cumulativo é aquele em que o imposto é calculado sobre cada operação realizada pela empresa individualmente.

Como definir o regime de tributação de uma empresa?

Para que a escolha do regime de tributação seja a mais adequada possível, é preciso fazer um diagnóstico tributário com base em projeções e/ou informações do ano corrente para simular quanto se pagaria de tributo em cada um dos regimes tributários que a empresa pode se enquadrar.

Qual a vantagem do regime de caixa?

vantagem: ele é mais simples e demonstra exatamente o que a empresa tem em caixa, permitindo o gerenciamento da liquidez (capacidade de honrar os compromissos).

Qual é a diferença entre custo e despesa?

Qual a diferença entre custos e despesas? Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa.

O que é passivo e passivo circulante?

O passivo circulante e não circulante de uma empresa são as obrigações financeiras de um CNPJ e se diferenciam um do outro pelo prazo de pagamento, mais curto ou mais longo, a depender da dívida. Conhecer o passivo da empresa ajuda a dar um horizonte da dívida que ela tem a pagar e a janela de tempo para isso.

Artigo anterior
Quem não pode optar pelo Simples Nacional 2021?
Artigo seguinte
Como ativar etiquetas no SketchUp?