Quais são os processos Exotérmicos?

Perguntado por: Yara Doriana Leite de Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (53 avaliações)

Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões. Por outro lado, a sensação de frio que sentimos ao sair de um banho, ou quando pegamos um cubo de gelo, está associada a processos endotérmicos.

São exemplos de processos exotérmicos *?

Assim como a reação de combustão do carvão, por exemplo, também são exemplos de processos exotérmicos:
  • Solidificação da água que ocorre com a liberação de 7,3 kJ de energia;
  • Condensação da água que chega a liberar cerca de 44 kJ durante a mudança do estado físico de gás para líquido;
  • Queima de velas.

Quais processos são endotérmicos e exotérmicos?

1)Podemos classificar, como processo endotérmico e exotérmico, respectivamente, as mudanças de estado: a) liquefação e solidificação. b) condensação e sublimação. c) solidificação e evaporação.

O que é um processo Exotermico?

Diz-se de uma transformação que liberta calor.

O que é um processo Endotermico e Exotermico?

Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões. Por outro lado, a sensação de frio que sentimos ao sair de um banho, ou quando pegamos um cubo de gelo, está associada a processos endotérmicos.

Processos Endotérmicos e Exotérmicos - Brasil Escola

27 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de entalpia?

A entalpia é a quantidade de energia presente em um determinado sistema e pode ser absorvida ou liberada. Os processos de liberação ou absorção da energia podem ser classificados de duas formas: ⇒ Processo endotérmico (reação química em que há absorção de certa quantidade de energia);

Quais são os processos endotérmicos?

Processos endotérmicos: São aqueles em que ocorre a absorção de calor. O prefixo endo significa “para dentro”.

Quais processos são endotérmicos?

As reações ou mudanças de estado físico que absorvem calor são denominadas de processos endotérmicos. Um exemplo de reação endotérmica (o prefixo “endo” significa “para dentro”) é o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia.

Como saber se uma reação e exotérmica e endotérmica?

Se a reação endotérmica absorve energia, isso quer dizer que a entalpia do reagente (final) é menor do que do produto (inicial). Logo, a variação da entalpia é positiva (ΔH > 0). Por sua vez, se a reação exotérmica libera energia, isso quer dizer que a entalpia (energia) do reagente é maior do que a do produto.

Como identificar uma reação endotérmica?

As reações endotérmicas se caracterizam por possuírem balanço energético positivo quando é comparado a energia entálpica dos produtos em relação aos reagentes. Assim, a variação dessa energia (variação de entalpia) possui sinal positivo (+ΔH) e indica que houve mais absorção de energia do meio externo que liberação.

Quais processos de mudança de estado físico endotérmicos?

Assim sendo, podemos concluir que a fusão, a vaporização e a sublimação são processos endotérmicos, enquanto a solidificação e a condensação são processos exotérmicos. Nesses casos não há reação química, mas sim, transformações ou fenômenos físicos com absorção ou liberação de calor.

O que é um animal endotérmico?

Animais endotérmicos mantêm sua temperatura corporal estável, independentemente das alterações ambientais. Animais exotérmicos necessitam de fontes externas para essa manutenção. A temperatura do corpo dos animais é determinada por uma função que relaciona o calor produzido, o calor conservado e o calor perdido.

Quando um processo endotérmico ocorre em um sistema?

01) Quando um processo endotérmico ocorre em um sistema à pressão constante, esse sistema absorve calor do ambiente e sua entalpia aumenta. 02) O ∆H de uma reação depende do estado físico dos reagentes e dos produtos. 04) O ∆H de uma reação depende da quantidade de reagentes e de produtos.

Quais são os tipos de reações químicas?

Na química inorgânica podemos classificar as reações em quatro tipos diferentes:
  • Reações de síntese ou adição. As reações de síntese ou adição são aquelas onde substâncias se juntam formando uma única substância. ...
  • Reações de análise ou decomposição. ...
  • Reações de deslocamento. ...
  • Reações de dupla-troca.

Como ocorre a dissolução endotérmica?

DISSOLUÇÃO ENDOTÉRMICA: ocorre quando a energia absorvida para separar as partículas do soluto (dissociação) for maior que a energia liberada na sua solvatação. ... A dissolução de cloreto de cálcio na água resfria o recipiente da dissolução, logo é um processo de dissolução endotérmico.

Qual é o conceito de entropia?

Entropia é uma importante grandeza física utilizada na Mecânica Estatística e na Termodinâmica para medir o grau de desordem de um sistema. Dizemos que, quanto maior for a variação de entropia de um sistema, maior será sua desordem, ou seja, menos energia estará disponível para ser utilizada.

Qual a função da entalpia?

A entalpia também é conhecida como entalpia absoluta ou quantidade de calor. A variação da entalpia de um sistema termodinâmico permite expressar a quantidade de calor trocada durante uma transformação isobárica, ou seja, a pressão constante.

O que é entalpia e qual seu símbolo?

A entalpia é uma ferramenta termodinâmica para o cálculo do calor envolvido em processos que ocorrem à pressão constante. Foi definida pelo físico americano Josiah W. Gibbs, no contexto da queda da teoria do calórico. Em química, sempre utilizamos a variação de entalpia, representada como ΔH.

Quando um processo exotérmico ocorre em um sistema a pressão constante esse sistema absorve calor do ambiente e sua entalpia aumenta?

ΔH = Hfinal – Hinicial ou ΔH = Hprodutos – Hreagentes

Quando um processo exotérmico ocorre em um sistema a pressão constante, esse sistema libera calor para o ambiente e sua entalpia diminui. Desse modo, a variação de energia será negativa, uma vez que sai energia do sistema.

O que é a Lei de Hess?

A lei de Hess diz que a quantidade de calor envolvida durante a formação de um dado composto é constante, independentemente se a reação é direta ou em várias etapas.

O que é combustão exemplos?

A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio. Alguns exemplos são as queimas de madeira, papel, gasolina, entre outros.

O que é um animal anfíbio?

Anfíbios são animais vertebrados encontrados, geralmente, em ambientes úmidos. Algumas espécies têm fase larval aquática e fase adulto terrestre. Sapos, rãs e pererecas fazem parte dos anuros, o grupo mais conhecido de anfíbios.

O que é um animal vivíparo?

Em outros termos, os animais vivíparos são aqueles que mantêm o embrião dentro do corpo materno, local onde ocorre o seu desenvolvimento. Entre as características dos seres que apresentam viviparidade, é possível destacar: A nutrição do embrião é feita por meio do sangue materno; Transporte de nutrientes.

O que é um animal ovíparo?

Ovíparos são animais de fecundação interna ou externa, cujas fêmeas liberam ovos de seus corpos. Dessa forma, os embriões se desenvolvem no meio externo, dentro dos ovos, e se alimentam de reservas nutritivas presentes nesse sistema.

O que é o processo de sublimação?

sublimação – passagem do estado sólido para o gasoso, sendo o processo inverso chamado de ressublimação, sem que passe pelo estado líquido.

Artigo anterior
Como funcionam as bombas de aquário?
Artigo seguinte
Qual a importância da manutenção e higienização das luvas?