Quais são os princípios da proteção contratual previstos no CDC?
Perguntado por: Vasco Nunes de Costa | Última atualização: 7. Januar 2025Pontuação: 4.8/5 (58 avaliações)
A principal fonte do Direito do Consumidor é o contrato, que é regido por princípios tendo como principais cinco: da autonomia da vontade, o da obrigatoriedade, o do consensualismo, o da relatividade e da boa fé.
Quais os principais princípios do CDC?
- Princípio da Devida Informação.
- Princípio da Indisponibilidade de Direitos.
- Princípio da Liberdade de Escolha.
- Princípio do Equilíbrio.
- Princípio da Boa-Fé Objetiva.
- Princípio da Vulnerabilidade.
O que diz o CDC sobre a proteção contratual do consumidor?
46 da Lei nº 8.078/90 expressa em sua redação: “os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance”.
Quais são os princípios do Código de Defesa do Consumidor?
1) Decisão sobre trabalho/ lazer. 2)Curva de oferta de trabalho. 3)Efeito Total; Efeito Renda; e Efeito Substituição.
Em que consiste o princípio da proteção ao consumidor?
Os princípios do direito do consumidor são regras importantes que sustentam a lei de proteção ao consumidor, chamada de Código de Defesa do Consumidor. Esses princípios têm como objetivo proteger as pessoas mais vulneráveis nas relações de compra e venda.
Os princípios no CDC | Prof. Renato Porto
Quais dos seguintes princípios estão previstos no Código de Defesa do Consumidor CDC que são fundamentais para o direito do consumidor no Brasil?
necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios”.
São princípios básicos expressos no art 4º do Código de Defesa do Consumidor exceto?
São princípios básicos expressos no art 4º do Código de Defesa do Consumidor exceto? São princípios básicos, expressos no art. 4º do Código de Defesa do Consumidor, exceto. Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo.
Quais são os direitos básicos do consumidor mencionados no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor?
O CDC prevê em seu art. 6º, inciso I, como sendo dos direitos básicos do consumidor, “a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos”; (BRASIL, 1990).
Qual é o princípio básico de uma relação de consumo?
O princípio da boa-fé objetiva é considerado o mais importante na relação de consumo, na relação jurídica. E estabelece que entre as partes do vínculo jurídico deverá haver lealdade e cooperação, evitando condutas que possam lesar a expectativa da outra parte.
O que significa proteção contratual?
Trata-se de um dever exigido mesmo antes de se iniciar qualquer relação. Impõe-se ao fornecedor o dever de informar, na fase pré-contratual, isto é, na oferta, na apresentação e na publicidade.
O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
O que diz os artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor?
42 do Código de Defesa do Consumidor e configura crime de consumo, nos termos do art. 71 do referido diploma legal. É direito do credor obter o pagamento da dívida após o vencimento sem a devida quitação, mas a recuperação do crédito deve ser realizada de maneira adequada e dentro de limites razoáveis.
Quais os três elementos da relação de consumo?
As relações de consumo são aquelas nas quais há, obrigatoriamente, a presença de três elementos: o consumidor, o fornecedor e um produto ou serviço. Se algum dos integrantes não estiver na situação, não é caracterizado um tipo de relação de consumo.
Qual é o nome da lei que protege as relações consumeristas?
A Lei nº 8.078/90 (CDC), entrou em vigor em 11 de março de 1991, há vinte e cinco anos, trazendo um espectro de regulamentações sobre as relações consumeristas, nunca antes visto na história legislativa do Brasil, em sintonia com a Constituição Federal brasileira de 1988, tornou-se um extraordinário marco em termos de ...
Que tipo de relação jurídica é regulada pelo Código de Defesa do Consumidor?
A relação de consumo é regulada pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC, que foi instituído na legislação brasileira pela Lei 8.078 de 11 de setembro de 1990, e que segundo NERY JR.
Quais são os quatro tipos de consumo?
- Consumo essencial e supérfluo.
- Consumo individual e coletivo.
- Consumo privado e público.
- Consumo final e intermédio.
- Consumo sustentável.
O que diz o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor?
51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
O que diz o artigo 4 do Código de Defesa do Consumidor?
Artigo 4º - A Política Nacional de Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os ...
É o que dizem os artigos 18 e 26 do CDC?
1- O prazo decadencial a que alude o art. 26 diz somente respeito aos direitos potestativos de reclamar do vício, elencados no art. 18 , § 1º , do CDC , qual sejam, substituição do produto, rescisão do negócio ou abatimento do preço.
O que diz o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor?
Artigo 20°
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço. § 1° A reexecução dos serviços poderá ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor.
O que diz o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor?
18, § 1º, do CDC, no caso de o vício de qualidade não ser sanado no prazo de 30 (trinta) dias, cabe ao consumidor, independentemente de justificativa, optar pela substituição do bem, pela restituição do preço, ou pelo abatimento proporcional.
O que diz o artigo 101 do Código de Defesa do Consumidor?
O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
Quais são as garantias contratuais?
Destacamos os tipos mais comuns de garantias contratuais – fiança, hipoteca, penhor e alienação fiduciária – e suas particularidades. Também abordamos as formas específicas de garantia em contratos administrativos, como a caução em dinheiro, fiança bancária, seguro garantia e garantia imobiliária.
O que diz o artigo 47 do Código de Defesa do Consumidor?
Dentre as disposições fundamentais do CDC, está aquela que determina a interpretação mais favorável ao consumidor (art. 47). O intérprete, diante de um contrato de consumo, deverá atribuir às cláusulas contratuais sentido que atenda, de modo equilibrado e efetivo, os interesses do consumidor.
O que diz o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor?
43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.
Quanto ganha um recepcionista de hotel nos Estados Unidos?
Qual compensa mais cerveja em lata ou garrafa?