Quais são os principais tratamentos de alívio de tensão usados em peças usinadas ou soldadas?

Perguntado por: Mafalda Araújo Pinheiro  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (12 avaliações)

Métodos de tratamento térmico pós-soldagem
  • Fornos fechados para alívio de tensões. ...
  • Alívio de tensão local. ...
  • Aquecimento resistivo. ...
  • Alívio de tensão por chama. ...
  • Aquecimento indutivo. ...
  • Alívio de tensões por vibração. ...
  • Martelamento.

Quais os tipos de tratamento térmico em junta soldada?

Tratamento Térmico em Juntas Soldadas
  • Recozimento;
  • Normalização;
  • Têmpera;
  • Revenimento;
  • Solubilização;
  • Alivio de Tensões;
  • Pré-aquecimento;
  • Pós-aquecimento.

Como fazer alívio de tensão em solda?

Para realizar o Alívio de tensão em solda de forma mais eficiente, é sempre recomendado contar com ambientes que possuam uma atmosfera controlada, o que proporciona uma menor chance de interferências externas no processo térmico utilizado para a realização desse processo.

O que é tratamento térmico de alívio de tensões?

O tratamento térmico de alívio de tensões visa reduzir o nível de tensões residuais, principalmente após uma usinagem com grande remoção de material, soldagem ou processo de usinagem através de processo de eletroerosão.

Quais são os tipos de tratamento térmico?

Dentre os principais tipos de tratamentos térmicos em metais, temos os seguintes:
  • Recozimento.
  • Alívio de Tensões.
  • Normalização.
  • Têmpera e Revenimento.
  • Cementação.
  • Nitretação.

Tratamento Térmico - Alívio de tensões, normalização e recozimento

39 questões relacionadas encontradas

São tratamentos térmicos?

Tratamento térmico é um conjunto de processos que visa melhorar as propriedades dos metais. Pode agir de forma total (em toda a peça) ou de forma localizada (apenas em uma parte de peça).

Quais os tipos de tratamento térmico do aço?

Os tratamentos térmicos usuais dos aços são: recozimento, normalização, têmpera, revenido, coalescimento e os tratamentos isotérmicos.

Para que serve alívio de tensão?

Também é conhecido como Recozimento subcrítico.

O tratamento térmico de alívio de tensões é usado para reduzir as tensões internas residuais que surgem durante a usinagem, operações de fabricação, têmpera ou dobramento.

O que é pós aquecimento e qual a sua diferença do alívio de tensão?

Na maioria dos casos, o pós-aquecimento não provoca alívio de tensões, salvo em materiais que sofreram têmpera ou são suscetíveis a ela; neste caso, o pós-aquecimento pode provocar um abaixamento de dureza, caso as temperaturas e os patamares de revenimento do material estejam próximos aos do pós-aquecimento.

O que é tratamento térmico de normalização?

O tratamento térmico normalização consiste em um processo de tratamento térmico que tem como objetivo homogeneizar e refinar a granulação da microestrutura do aço.

Como é feito o alívio de tensão interna da mesa de ferro fundido?

O alívio é realizado em fornos com atmosfera neutra de nitrogênio e visam não modificar a qualidade microestrutural das superfícies das peças tratadas; No tratamento térmico, a peça é aquecida e mantida por tempo determinado e a uma temperatura exata.

Como evitar tensões residuais?

3. Como se reduz o nível de ten- sões residuais na soldagem ? Principalmente através da aplicação de pré-aquecimen- to, que reduz a velocidade de resfriamento e facilita a acomodação das tensões.

O que são tensões residuais na solda?

Tensões residuais são aquelas presentes num material ou componente estrutural, na ausência de cargas externas ou variações de temperatura. Tensões residuais são introduzidas no material como resultado de processos como soldagem que podem produzir deformação nas proximidades da superfície do material.

Qual é o nome do tratamento térmico realizado na junta após a soldagem?

Uma das maneiras de se minimizar essas tensões, ou seja, aliviá-las, é pela utilização do tratamento térmico de alívio de tensões (TTAT) que, como o próprio nome já sugere, consiste na operação de aquecimento da peça de trabalho após a operação de soldagem.

Qual o tratamento térmico usualmente empregado após operações de soldagem em tubulações?

Os principais Tratamentos Térmicos, ilustrado na Figura 1.1, associados às operações de soldagem são: - Recozimento; - Normalização; - Têmpera; - Revenimento; - Solubilização; - Alivio de Tensões; - pré-aquecimento; - Pós-aquecimento.

O que é Pré-aquecimento quando deve ser usado?

O pré-aquecimento tem como objetivo diminuir a velocidade de resfriamento de uma junta soldada, tornando menores as tensões residuais. Em metais com alta condutibilidade térmica, facilita as operações de soldagem.

O que são as tensões internas?

As tensões internas da estrutura do aço decorrem de várias causas. Durante o processo de solidificação, a região da superfície do aço se resfria com velocidade diferente da região do núcleo. Essa diferença dá origem a grãos com formas também diferentes entre si, o que provoca tensões na estrutura do aço.

O que é o Pré-aquecimento?

O pré-aquecimento é o processo de elevação da temperatura do material antes de continuar o processamento. Isso pode ser feito para remover água do material (processamento de alumínio) ou para evitar grandes gradientes de temperatura entre o forno e o material.

O que é soldabilidade?

Qualidade do que é soldável ou se pode soldar (ex.: este aço tem boa soldabilidade).

O que é tensão no aço?

Quando uma barra de aço é submetida a um esforço axial de tração (N), ela fica sujeita a uma tensão (σ), que é a razão entre a força (N) e a área da seção transversal da peça.

Quando é recomendável o tratamento térmico de alívio de tensão em peças de ligas ferrosas?

Recomenda-se, assim, que as peças sejam resfriadas no forno de aquecimento até a temperatura atingir 290°C , quando, então, podem ser resfriadas ao ar. Com peças de forma complexa, é recomendável que o resfriamento no interior do forno seja feito até a temperatura atingir 90°C (322).

Para que serve a normalização do aço?

A normalização de aços é um processo térmico que tem a finalidade de alterar as propriedades fisicas do metal, a fim de melhor a capacidade de usinagem e aumentar a resistência mecânica. Esse procedimento tem como função principal homogeneizar e refinar a granulação da microestrutura do aço.

Qual o tratamento térmico mais aplicado nos aços?

O tratamento térmico de normalização consiste no aquecimento do aço até 60ºC acima do limite superior da zona crítica (A3 ou Acm), sempre garantindo austenitização total do material. Em seguida é retirado do forno e deixado resfriar ao ar natural. A estrutura resultante é de pequenos grãos de ferrita e perlita fina.

Que tipos de tratamentos térmicos podem ser realizados nos aços ligados e para quê?

Basicamente, os aços são tratados para três finalidades: 1- Amolecer: melhora a tenacidade e reduzir a dureza; 2- Modificar as suas propriedades: assim sua vida útil é maximizada; 3- Endurecer: aumentando a sua resistência mecânica.

Como são feitos os tratamentos térmicos de normalização e têmpera dos aços?

A normalização consiste no aquecimento das peças seguido de resfriamento ao ar, o que resulta em uma granulação mais refinada e uniforme. Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça.

Artigo anterior
Qual é a função do labirinto?
Artigo seguinte
Qual valor da hora aula particular?