Quais são os principais sintomas da discalculia?
Perguntado por: Erica Diana Esteves | Última atualização: 15. Mai 2025Pontuação: 4.7/5 (10 avaliações)
- Dificuldade para contar, especialmente de trás para a frente;
- Atraso na aprendizagem para somar números;
- Dificuldade para saber qual o número maior, quando comparado números simples como 4 e 6;
- Não consegue criar estratégias para fazer contas, como contar nos dedos, por exemplo;
Quais são os sintomas da discalculia?
Dificuldade para aprender a contar; Dificuldade para reconhecer padrões simples; Dificuldade para entender o significado dos numerais (como associar o numeral 3 a um conjunto de três objetos ou à palavra oral três); Dificuldade para entender o conceito de enumeração (associar um número a uma quantidade de objetos).
Quais são as principais características da discalculia?
Crianças portadoras de discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros.
Quais são os 6 tipos de discalculia?
Embora as categorias variem, podem ser definidas em seis tipos: verbal, léxica, operacional, gráfica, practognóstica e ideognóstica. A discalculia verbal envolve a dificuldade para manejar os símbolos e operações quando eles aparecem verbalmente, ou seja, de forma falada.
São sintomas da discalculia exceto?
Esforço excessivo de precisão e lentidão. São sintomas da discalculia, EXCETO: Resposta Marcada : Podem apresentar mais problemas comportamentais, como dificuldades com regras e limites.
DISCALCULIA - O que é? Saiba AGORA como identificar os sintomas e conheça os tratamentos
Qual é a principal causa da discalculia?
Embora ainda não seja conhecida sua causa específica, a discalculia está muitas vezes associada a outros problemas de concentração e compreensão, como o transtorno do deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou dislexia, por exemplo.
Quais são os três graus da discalculia?
a) Leve - O discalcúlico reage favoravelmente à intervenção. b) Médio - Configura o quadro da maioria dos que apresentam dificuldades específicas em matemática. c) Limite - Quando apresenta lesão neurológica, gerando algum déficit intelectual.
Qual exame detecta discalculia?
Olá, para receber o diagnóstico de Discalculia é necessário fazer uma avaliação neuropsicológica, que é composta por entrevistas e uma bateria de testes psicológicos. Com o resultado da avaliação, caso o diagnóstico de confirme, você poderá realizar uma reabilitação e superar as suas dificuldades.
Como é feito o diagnóstico da discalculia?
- Leitura de palavras incorreta, ou lenta e esforçada.
- Dificuldade em compreender o significado do que é lido.
- Dificuldades na ortografia.
- Dificuldades na expressão escrita.
- Dificuldades em dominar o sentido de número, os factos numéricos ou o cálculo mental.
Como é uma criança com discalculia?
Crianças com discalculia apresentam dificuldade em entender conceitos relacionados a números, usar símbolos ou funções necessárias para o sucesso em matemática. Trata-se de um distúrbio de aprendizagem comum que afeta a habilidade das crianças de fazer cálculos matemáticos.
Quem dá o laudo de discalculia?
Dessa forma, existem alguns sinais manifestados pela criança que podem ser indícios de um quadro de discalculia. Contudo, é importante ressaltar que o diagnóstico deve ser feito apenas por profissionais de saúde que acompanham o caso, pois eles terão a bagagem teórica e técnica adequadas para fazer essa validação.
Quem tem TDAH têm discalculia?
A discalculia está presente em cerca de 11% das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Da mesma forma, o distúrbio também é comum em outros transtornos de aprendizagem, como dislexia e disgrafia.
Como a discalculia afeta o cérebro?
Essa dificuldade de aprendizagem relaciona-se a dificuldade nas habilidades matemáticas. Os aprendizes com discalculia podem ter dificuldade para compreender conceitos numéricos simples, não possuem compreensão intuitiva de números e têm problemas para aprender fatos e procedimentos numéricos.
Como é tratada a discalculia?
Tratamento para a discalculia. Como outros distúrbios de aprendizagem, a discalculia não tem cura e não pode ser tratada com medicamentos. Os objetivos do tratamento são preencher o maior número possível de lacunas e desenvolver mecanismos de enfrentamento que possam ser usados ao longo da vida.
O que fazer quando a pessoa têm discalculia?
- Fale ou escreva. ...
- Desenhe. ...
- Divida as tarefas em etapas. ...
- Use objetos. ...
- Revise. ...
- Aulas de reforço. ...
- Ferramentas e tecnologia. ...
- Adaptações em sala de aula.
Tem remédio para discalculia?
Como não existe remédio para discalculia, o tratamento se baseia em um acompanhamento pedagógico diferenciado, capaz de amenizar a luta com a matemática. “Se a autoestima estiver abalada, aí vale buscar apoio psicológico também”, indica Bastos.
Como ajudar uma criança com discalculia?
Relacionar a matemática com os aspectos práticos da vida diária ajuda os alunos com discalculia a entender os conceitos e a enxergar as relações entre os números. Usar objetos que os alunos podem manipular, como copos de medição e réguas, ajuda a tornar os conceitos matemáticos menos abstratos.
Qual é o CID da discalculia?
Discalculia (Transtorno Específico da Aprendizagem na Matemática DSM V 315.1 (CID 10 F81. 2 – 2014). Questões emocionais também precisam ser cuidadas por profissionais competentes na área.
Qual a diferença de dislexia e discalculia?
A dislexia interfere no aprendizado da leitura, a discalculia gera dificuldades com números, e a disortografia causa problemas com a escrita.
Qual o atendimento educacional adequado para alunos que sofrem com discalculia?
Por meio da utilização de jogos, brincadeiras e matemática pode-se criar situações de aprendizagem que beneficiem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução de problemas e busca de soluções impulsionando à compreensão e à familiarização com a linguagem matemática.
Como saber se o aluno tem discalculia?
- Dificuldade em reconhecer quantidades sem precisar contá-las;
- Problemas em se lembrar de conceitos aritméticos básicos como a soma ou a multiplicação;
- Problemas em correlacionar números e símbolos com quantidades;
- Dificuldade de resolver qualquer problema que envolva números mentalmente;
São áreas do cérebro afetadas pela discalculia?
Daudt (2008) afirma que na área da neuropsicologia as áreas afetadas são: Áreas terciárias do hemisfério esquerdo que dificultam a leitura e compreensão dos problemas verbais, compreensão de conceitos matemáticos; lobos frontais, dificultando a realização de cálculos mentais rápidos, habilidade de solução de problemas ...
O que é discalculia verbal?
Discalculia de Tipo Verbal:
A criança tem dificuldades em compreender os conceitos matemáticos quando estes são apresentados oralmente, em nomear as quantidades e os números, e em utilizar o vocabulário e os símbolos matemáticos.
Quem têm discalculia pode reprovar?
Comumente, são alunos que não apresentam tarefas feitas, não participam das aulas e dessa forma, são consequentemente crianças inibidas. A reprovação desses alunos no final do ano é impossível de ser evitada, caso não verificado o problema anteriormente.
Quais são os 18 sintomas de TDA?
- Não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido.
- Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas, conversas e leituras.
- Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.
- Não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos.
Como consultar o Auxílio Brasil pelo meu CPF?
O que é uma ave Chester?