O que é uma ave Chester?

Perguntado por: Ângela Érica Araújo Sousa Branco  |  Última atualização: 15. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (44 avaliações)

Chester e peru são animais de espécies diferentes: enquanto o chester é uma ave que se assemelha a um frango, mas bem maior e com mais peito, o peru é uma ave mais robusta. Até mesmo na textura da carne se diferem. A do peru é mais rígida e seca, enquanto o chester tem mais suculência.

Que bicho é o chester?

O que é o Chester? O Chester é uma marca registrada, e não uma espécie. A ave tem origem em uma linhagem de frango que foi trazida da Escócia para o Brasil em 1980. Poucos anos depois, ele passou a ser comercializado no país como concorrente do peru de Natal da Sadia –hoje, Sadia e Perdigão pertencem à BRF.

Qual a diferença de um frango e um chester?

Trata-se de uma raça de frango selecionada geneticamente a fim de obter uma carne mais suculenta e graúda. "A partir de uma alimentação mais especial e de um abate um pouco mais tardio, o chester tem suas coxas e peito mais desenvolvido, tendo quase o dobro do peso de um frango comum", diz Rafael.

Que tipo de ave que é o chester?

O Chester®, na verdade, é uma marca registrada (por isso esse "R" ao lado do nome). Trata-se de um frango maior que o convencional. É diferente do peru, que também é uma ave, mas de outra espécie. A ave foi lançada oficialmente no mercado brasileiro em 1982.

Qual a ave que é o chester?

Apesar de ser um dos clássicos nas ceias de Natal no Brasil, o Chester, que é uma marca registrada, não tem uma história tão conhecida. Para início de conversa, é preciso esclarecer que não se trata de uma ave modificada geneticamente, mas uma linhagem do frango comum (Gallus gallus domesticus).

Você já viu um chester vivo? O que é um Chester? Saiba tudo!!

25 questões relacionadas encontradas

Porque o frango se chama chester?

A nomenclatura “Chester”, por exemplo, vem da palavra inglesa “chest”, que significa peito. Pertence à marca Perdigão, que foi a criadora da ave natalina em 1979, para competir com o peru de Natal de outras marcas.

Qual a diferença de ave natalina e chester?

“A genética dos frangos para a venda no supermercado é a mesma das aves natalinas. Porém, o chester é um pouco diferente por utilizar uma linhagem de maior desenvolvimento de peito do que a genética convencional”, explica Elsio Figueiredo, pesquisador da Embrapa. O sistema de produção é basicamente o mesmo.

Como é o chester vivo?

Além de ser maior que o frango convencional, a ave não recebe hormônios, conforme proibição da legislação brasileira. Sua carne é reconhecida por sua maciez, sabor suave em comparação com outras aves natalinas, e uma concentração notável de 70% de carne nas partes nobres, peito e coxas.

Qual a diferença entre o Chester e Fiesta?

Já o Chester, o Supreme e o Fiesta são variações do próprio frango. Há concentração maior de carne nas coxas e no peito dos animais, que pode chegar a 30% a mais de em comparação com a espécie original. As mudanças físicas nas aves tendem a atrair os consumidores, que buscam mais carne para comer.

Como é chester vivo?

Ave com mais peito, parte mais nobre do animal.

De acordo com a Perdigão, foram feitos vários cruzamentos entre frangos com características específicas até se chegar a uma linhagem maior, com mais peito. O Chester tem 70% da carne concentrada no peito e nas coxas, segundo a fabricante.

O que é o Chester Perdigão?

Então, podemos dizer que todo chester é uma espécie de frango, mas que o contrário não se aplica. Essa espécie da ave possui cerca de 70% da carne concentrada no peito e nas coxas, o que a faz ser duas vezes maior que um frango comum, segundo a Perdigão.

Qual é a melhor ave para o Natal?

Qual a ave mais macia para o natal? Peito de peru traz a parte mais nobre do peru natalino.

Qual animal é o Fiesta?

Além do tradicional peru, também são facilmente encontradas aves com nome diferentes, como Chester e Fiesta. O que muita gente não sabe é que essas aves especiais, como são chamados os exemplares dessa categoria, também são frangos. Ok, talvez o melhor termo seja “superfrangos”, mas ainda são aves da mesma espécie.

Como é criado a ave Chester?

Criado em segredo, rumores em torno da ave deram margem ao surgimento de diferentes teorias da conspiração. Ao contrário do que pensam, o Chester existe e é o melhoramento genético de um frango. O Chester é uma marca registrada, e não uma espécie. O nome vem da palavra "chest", que é a tradução de "peito".

O que significa a palavra Chester em inglês?

Em 1982, após três anos de desenvolvimento, surgiu no mercado o Chester – marca registrada que vem do inglês chest (“peito”). Anos depois, apareceu o “Chester da Sadia”, o Fiesta, outro superfrango.

O que é uma ave Fiesta?

O Fiesta Seara é uma ave com maior concentração de carnes nobres, como peito e coxas. Tem um tempero especial para proporcionar uma carne macia, suculenta e saborosa, prontinha para ser assada.

O que é mais gostoso Chester ou peru?

Não sabe qual dos dois comprar? Simples: se a diferença entre as carnes não te ajudou a decidir, vá pela quantidade de pessoas que estarão presentes na Ceia de Natal. O peru, que é uma ave menor, é satisfatório para até seis pessoas. Agora, se sua família é grande, opte pelo chester, que é mais suculento e farto.

O que é melhor peru ou chester?

O Chester também apresenta uma carne mais macia e suculenta, diferente do peru, que possui mais rigidez e secura. Outra diferença está no tamanho da ave: geralmente o peru é maior que o super frango, ou seja, o peru serve mais pessoas.

Qual o nome da ave natalina?

Para dar início ao assunto vale mencionar que o peru é uma ave nativa da América do Norte, e foi domesticado há mais de 2 séculos no México. Muito presente no Thanksgiving Day, ou o dia de Ação de Graças e por influência dos Estados Unidos, o peru também passou a estar presentes na ceia natalina do brasileiro.

Que animal é o peru?

Peru é o nome comum dado às aves galiformes do gênero Meleagris. Uma espécie, Meleagris gallopavo, conhecida vulgarmente como peru-selvagem, é nativa das florestas da América do Norte.

Quem criou o chester?

Coube a um executivo da Perdigão, Saul Brandalise Jr., a missão de criar uma alternativa para o peru de Natal da concorrente, um sucesso de vendas. O Chester foi criado por meio de melhoramento genético.

O que é o peru de Natal?

O que significa peru de Natal? Servir peru na ceia de Natal é um símbolo de fartura e de agradecimento. É um animal que tem uma grande quantidade de carne, o suficiente para alimentar bem a família toda.

Que tipo de carne e o tender?

De acordo com o chef e apresentador, tender é o pernil (parte traseira) do porco maturado com sal ou temperos e defumado.

Que tipo de ave e o peru?

O peru-selvagem (Meleagris gallopavo) é uma ave nativa da América do Norte e o membro mais pesado dos Galliformes. É a mesma espécie que o peru-doméstico, o qual é o resultado da domesticação da subespécie de peru-selvagem do sul do México.

Qual é o valor de um chester?

R$ 39,99/Kg

O Chester é uma ave da mesma espécie que o frango convencional. Possui carne nobre, macia e suculenta, temperada exclusivamente para a sua ceia e com 70% da carne concentrada no peito e nas coxas. Com aproximadamente até 4Kg, uma peça serve até 08 pessoas.

Artigo anterior
Quais são os principais sintomas da discalculia?
Artigo seguinte
Quantos anos tem Dorinha do Val?