Quais são os principais problemas da região Nordeste?

Perguntado por: Cátia Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (61 avaliações)

Um dos principais problemas do Nordeste é a desigualdade socioeconômica, motivada pela distribuição de renda desigual. Outros agravantes são as altas taxas de mortalidade infantil e o reduzido serviço de saneamento ambiental.

Quais os principais problemas encontrados na região Nordeste?

A região Nordeste do Brasil mantém, em termos médios, problemas sociais históricos: defasagem e pouca diversificação da agricultura e indústria, grandes latifundiários, concentração de renda, agravados no sertão nordestino pelo fenômeno natural de secas constantes (ver: Polígono das secas).

Quais são os principais problemas da região Norte?

No que tange aos aspectos negativos, os estados do Norte apresentam alguns problemas sociais, tais como, insuficiência de saneamento ambiental, analfabetismo (atingindo 10% da população) e mortalidade infantil (23,5 a cada mil nascidos vivos).

Quais são os principais impactos ambientais da região Nordeste?

O desmatamento e as queimadas da vegetação ocasionam uma serie de consequências negativas, como a perda da biodiversidade, degradação do solo, processos erosivos, escoamento superficial, diminuição da água para recargas dos aquíferos, entre outras consequências.

Quais são os principais problemas enfrentados pelo povo nordestino nos tempos atuais?

Segundo o mapeamento, feito com dados de 2015, pobreza e violência são os aspectos mais vulneráveis de ambas regiões que, juntas, abrigam 74 milhões de habitantes. Em 2015, 30,4% dos moradores do Norte e 33,1% dos nordestinos estavam abaixo da linha de pobreza contra a média nacional de 17,6%.

Problemas da Região Nordeste

27 questões relacionadas encontradas

Como os nordestinos enfrentam a seca nos dias atuais?

A maioria dos rios do Sertão e Agreste é caracterizada pelo regime pluvial temporário, isso significa que nos períodos sem chuva eles secam, no entanto, logo que chove se enchem novamente. Nas regiões citadas é comum a construção de barragens e açudes como meio de armazenar água para suportar períodos de seca.

Quais são os principais problemas sociais?

Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais do Brasil.
  • Educação. ...
  • Violência e Criminalidade. ...
  • Saúde.

Quais são os principais impactos ambientais?

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Quais são as principais causas da desertificação no Nordeste?

Hoje, a situação se alastrou para 70% do Nordeste. As causas são velhas conhecidas do brasileiro: o desmatamento da caatinga e do cerrado, uso intensivo do solo, a ocupação humana irregular, as práticas inadequadas de irrigação, a fertilização química do solo e a mineração excessiva.

Qual a principal causa do desmatamento no Nordeste?

“A agropecuária, principalmente na borda oeste da região, na fronteira agrícola do oeste da Bahia e parte do MATOPIBA (Maranhão, Piauí e Bahia), foi a principal responsável pela aceleração do desmatamento”, comenta Rocha. Entre os Estados, o Maranhão foi o que mais desmatou no Nordeste: 167.366 hectares.

Qual é um dos principais problemas enfrentados pela população da Região Norte?

Um dos principais problemas enfrentados pela população é o desprovimento dos serviços de saneamento básico e coleta de lixo, praticamente todos os estados apresentam índices muito baixos de saneamento básico.

Quais são os principais problemas da região Sudeste?

A maioria da população vive em grandes centros urbanos, o que faz acentuar os problemas sociais, econômicos e ambientais. Percebe-se nessa região, por exemplo, grandes problemas relacionados a engarrafamento, poluição, violência e moradia. A falta de emprego também é um fator negativo.

Quais são os principais problemas da região sul?

Os maiores problemas da Região Sul do Brasil são comuns a todo o país: a acentuada desigualdade na distribuição de renda reflete em todas as regiões, no contraste entre a riqueza de poucos e a pobreza de muitos.

Qual é o principal problema do sertão?

O sertão é profundamente marcado pela questão da seca e da fome, o que costuma ser generalizado para todo o nordeste. Vende-se muito a imagem de que os grandes índices de miséria na região se devem à questão da seca.

Quais são as principais características da região Nordeste?

A região Nordeste do Brasil apresenta particularidades que a diferencia de outras regiões. Apresenta clima em sua maioria tipo semiárido, em que apresenta como principais características: solos rasos e pedregosos, estacionalidade climática acentuada, elevada taxa de evapotranspiração e relevo variável (ARAÚJO, 2011).

O que falar da região Nordeste?

Possui quase 50 milhões de habitantes e é a região geográfica do Brasil com o maior número de estados. É composta de nove estados, sendo que todos são banhados pelo oceano Atlântico. O Nordeste é bastante conhecido pelo calor e também pelas praias, que correspondem a uma extensão de 3.338 km.

Como o Nordeste é afetado pela desertificação?

Estudos realizados pelo PNCD e por outras entidades mostram que as principais causas da desertificação no Nordeste são o desmatamento desenfreado para utilização das terras na agropecuária, além da mineração excessiva e a salinização provocada pela utilização de técnicas equivocadas de irrigação do solo nas regiões ...

Quais são as causas de desertificação?

QUAIS SÃO AS CAUSAS DESTE FENÔMENO? Alguns dos fatores que contribuem para isto são: uso inadequado de recursos florestais, em especial dos biomas cerrado e caatinga, práticas agropecuárias e manejo do solo de forma intensa e predatória, desmatamento e aspectos climáticos, como severas secas.

Quais são as causas do processo de desertificação?

CAUSAS DA DESERTIFICAÇÃO

As más práticas agrícolas, desde colheitas sem rotação até solos desprotegidos ou o uso de fertilizantes e pesticidas químicos, etc. A excessiva exploração dos recursos naturais como consequência, por exemplo, de uma gestão irresponsável da vegetação ou da água.

O que são os impactos ambientais?

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Quantos tipos de impactos ambientais existem?

Tipos de impactos ambientais
  • Positivo: quando a ação resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parâmetro ambiental;
  • Negativo: quando a ação resulta em danos à qualidade de um fator ou parâmetro ambiental;
  • Direto: quando resulta de uma simples relação de causa e efeito;

O que é o impacto ambiental?

Segundo a resolução Conama Nº001 de janeiro de 1986, o impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o ...

Qual é o maior problema do Brasil?

Segundo a pesquisa, 19,3% apontaram pobreza e desigualdade social como maior problema do Brasil hoje em dia; 16,7% citaram a inflação; 9,8% apontaram impostos altos e Estado ineficiente; 6,8% elegeram o desemprego; e 6,5% apontaram o ritmo de crescimento econômico como principal questão.

O que um problema social causa?

Um problema social é um fenómeno, uma situação ou uma condição que, na perspetiva de determinados grupos dentro de uma sociedade, não funciona como deveria funcionar.

Artigo anterior
O que é o TWI?
Artigo seguinte
O que é o direito de primogenitura?