O que é o TWI?

Perguntado por: Núria Victória Vaz Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

O Principal indicativo de verificação das condições do Pneu é o TWI (Tread Wear Indicator), em tradução livre “Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”. É um marcador que os fabricantes colocam para indicar o desgaste da borracha do pneu da moto.

O que é o TWI do pneu?

Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro.

Qual a função do TWI?

O TWI é um recurso desenvolvido pelos fabricantes, que visa facilitar a vida dos proprietários de veículo na hora de verificar o estado dos pneus.

Qual o limite do TWI?

O Indicador TWI é um recurso presente em todo pneu novo e de qualidade. Ele é uma pequena elevação de borracha localizada dentro dos sulcos da banda de rodagem do pneu. Sua função é marcar o limite de 1,6 milímetros de profundidade definido por lei como o máximo que um pneu pode ter antes de ser considerado careca.

Qual altura do TWI?

Por padrão, o TWI é um ressalto com 1,6 mm de altura. Por conta disso, é normal que, em pneus em boas condições, ele seja mais baixo que as demais superfícies da banda de rodagem, de modo que não chega a tocar o asfalto.

Quando Trocar os Pneus - Entenda o TWI

15 questões relacionadas encontradas

Como medir o TWI?

Como medir o TWI? O TWI é medido com um aparelho chamado profundímetro, mas na falta do equipamento o motorista pode usar a própria chave do carro. Basta encostar a ponta no fundo do sulco, colocar a unha na marca da banda de rodagem e, depois, medir essa distância na ponta da chave com uma régua.

Qual a profundidade mínima dos sulcos do pneu?

“Recomendamos uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa ser utilizado com segurança e, em caso de pista molhada, tenha a capacidade de drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo.

Qual o limite de uso dos pneus?

O desgaste máximo permitido por lei do pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca”. A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal.

Qual nível do pneu?

Para isso, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), presente na banda de rodagem de todos os pneus. Os sulcos da banda de rodagem não podem ser menores que 1,6 milímetros de altura. Pneus com sulcos abaixo deste padrão-limite oferecem sérios riscos de segurança.

Qual a quilometragem média de um pneu?

Na verdade há estatísticas em escala europeia que indicam que a média é entre 25.000 e 50.000 km para motoristas que geralmente dirigem de forma normal, com picos que podem alcançar 75.000 km no caso de uma condução mais relaxada, mas esse número pode cair para abaixo de 10.000 km se o motorista não abrir mão de tirar ...

Qual o valor da multa por transitar com pneu careca?

Amigo, acredite: a multa (e os pontos na carteira) representam o menor dos problemas que um pneu gasto demais pode representar para você. Ser flagrado pela fiscalização pilotando uma moto com pneu careca é uma infração grave, que rende 5 pontos em sua CNH e multa no valor de R$ 195,23.

Como medir o desgaste dos pneus?

A forma mais simples e comum de medir os sulcos dos pneus é realizar a leitura do pneu pelo indicador de desgaste. Ele consiste em um bloco de borracha de 1,6 mm de espessura embutido no fundo dos canais longitudinais. Para encontrar a posição do indicador de desgaste na peça, deve-se procurar na lateral do pneu.

Qual tipo de pneu é indicado para todo terreno?

Pneus AT – All Terrain

Este tipo de pneu é feito para todos os tipos de terreno, gerando um desempenho equilibrado em cada um deles, sendo adequado para trajetos que existem variações no terreno, como trechos de asfalto com trechos de estrada de terra.

Onde encontrar o TWI no pneu?

Pode encontrar a resposta olhando para a sua própria viatura. Na banda de rolamento do pneu, há um indicador do desgaste, uma espécie de ponte entre os sulcos. É o TWI (Treat Wear Indicator) . Se o TWI está a uma altura muito próxima da do piso, então está na hora de trocar o pneu.

Quando o pneu está ruim?

Para saber se o pneu está em boas condições de transitar, é importante observar um dos indicadores de desgaste, como o Tread Wear Indicator. O TWI é a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e indica o limite de desgaste do pneu — que deve ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.

Como chama a marcação do pneu?

Altura x Largura

A relação entre altura e a largura do pneu é em porcentagem. As marcações /50, /60, /70 mostram que a altura do pneu equivale a uma determinada % da largura do mesmo. Por exemplo: a inscrição 250/50 “16 indica que a altura tem 50% da largura do pneu.

Onde colocar os pneus novos na frente ou atrás?

1. Pneus novos devem ser colocados na traseira. Ao contrário do que muitos pensam, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. Por um simples motivo: se ocorrer perda de aderência ou algum outro problema com um dos pneus dianteiros, o motorista tem o volante para controlar o carro.

Como avaliar o estado dos pneus?

A leitura desses valores é feita da seguinte forma:
  1. P: indicado para veículos de passeio;
  2. 175: largura, em milímetros;
  3. 70: altura da lateral, sendo 70% do tamanho da largura, ou seja, 122,5 mm;
  4. R: mostra que o pneu é radial;
  5. 13: indica o tamanho da roda que deve ser usada.

Qual o limite do sulco do pneu?

O que diz a legislação é que o pneu deve ter um sulco de no mínimo 1,6 milímetro. Esse mínimo é o que indica o TWI, o Tread Wear Indicator, um tijolinho de borracha que fica lá no fundo do sulco.

Qual a finalidade dos sulcos dos pneus cuja profundidade mínima é de 1 6 mm?

Importância dos sulcos do pneu

Já quando os sulcos atingem o limite legal de 1,6 mm, essa capacidade cai para 55%, o que impacta diretamente a dirigibilidade e a segurança.

O que acontece com a baixa calibragem dos pneus?

A baixa pressão nos pneus também pode deixá-los mais sensíveis a danos na lateral por impacto, o que formam bolhas no local. Além disso, pode provocar trincas e amassados nas rodas. Tudo isso são fatores que levam a desconfortos de rodagem e diminuem a vida útil do sistema.

Porque pneus carecas dificultam o freio?

Compromete o tempo de resposta ao frear

Uma das principais consequências de pneus carecas é a perda da aderência ao solo, propriedade fundamental para garantir a segurança na hora da frenagem. O desgaste reduz o atrito e faz com que o veículo percorra uma distância muito maior antes de conseguir parar totalmente.

Como usar o Profundimetro?

O uso do profundímetro é muito simples: você simplesmente o introduz no sulco e dai mostra-se com quantos milímetros está o sulco; e chegando no ponto de remoção você deve retirar o pneu e não adiar esse momento.

Como saber a vida do pneu?

Coloque a moeda no sulco do pneu. Se o anel dourado da moeda desaparecer, o motorista pode rodar sem problemas. Caso contrário, os pneus devem ser trocados imediatamente. Já com o palito de fósforo, vale saber que a parte de pólvora corresponde a 1,6 milímetro, basta colocá-lo no sulco para medir.

Qual a diferença entre pneu AT e MT?

A grande vantagem é sua alta durabilidade e a diferença dos pneus AT, são suas laterais menores, gerando uma sensação de ser mais confortável. Os sucos são menores o que proporciona menos ruído no asfalto.

Artigo anterior
Como um brasileiro pode estudar na UCLA?
Artigo seguinte
Quais são os principais problemas da região Nordeste?