Quais são os principais grupos de contas do balanço?

Perguntado por: Henrique Neto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Quais são os grupos de contas?

“As contas patrimoniais representam os elementos que compõem o Patrimônio e são divididas em dois grandes grupos – Ativo e Passivo - são utilizadas para o registro de elementos representativos de bens, direitos e obrigações, bem como aqueles que compõem o patrimônio líquido”.

Como se dividem as contas do balanço?

O Balanço Patrimonial, como já dito, é formado por duas colunas: na esquerda, os ativos, ou bens e direitos da empresa; na direita, os passivos e o patrimônio líquido, ou as obrigações.

Quais são os 4 grupos que compõem um plano de contas?

Como sua principal finalidade é orientar a escrituração do fato gerador, essa classificação pode ser elencada conforme as necessidades e particularidades de cada empresa. Os princípios do plano de contas são 4 grandes grupos: ativo, passivo, receita e despesa.

Quais são os principais grupos de contas que devem compor um plano de contas?

Esses quatro grupos principais do plano de contas possuem subdivisões:
  • Ativos. O grupo dos ativos vai se subdividir em outros grupos menores: circulante, não circulante, realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. ...
  • Passivos. ...
  • Receitas. ...
  • Despesas.

Os Grupos de Contas do Balanço Patrimonial

30 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de plano de contas?

Quais são os tipos de planos de contas? O plano de contas é separado em três tipos: o gerencial, contábil e o referencial. Essa divisão foi feita para garantir mais organização de informações, que são as despesas, as receitas, os ativos e os passivos.

Quais são os planos de contas?

Segundo estas organizações, o plano de contas contábeis e referenciais, precisam ser divididos em cinco grandes grupos, são eles:
  • Receitas. ...
  • Custos. ...
  • Despesas. ...
  • Passivo. ...
  • Ativo. ...
  • Plano de contas contábil. ...
  • Plano de contas referencial. ...
  • Plano de contas gerencial.

Qual a ordem do plano de contas?

O plano de contas coloca ordem nas receitas e despesas da sua empresa. Veja como estruturar o seu e tomar decisões melhores.
...
O importante é respeitar a estrutura básica do balanço patrimonial, que tem a seguinte ordem:
  • Ativo.
  • Passivo.
  • Custos.
  • Despesas.
  • Receitas.

Qual a estrutura de um plano de contas?

A estrutura do plano de contas, como você já sabe, tem 5 níveis principais: Ativos, Passivos, Custos, Despesas e Receitas. Essas categorias terão, portanto, um código de identificação com apenas um numeral, como, por exemplo: Ativos. Passivos.

Como classificar plano de contas?

Os 4 grupos principais do plano de contas contábil
  1. Ativos — recursos e bens em posse da empresa, como caixa, conta bancária e bens móveis;
  2. Passivos — obrigações da empresa como contas a pagar e impostos;
  3. Receitas — compreende os lançamentos de resultado, ou seja, todo o movimento da empresa;
  4. Despesas e custos;

Qual a ordem das contas no Balanço Patrimonial?

A organização do balanço patrimonial é sempre feita em ordem decrescente de liquidez. Ou seja, as contas que possuem um prazo mais imediato para serem ou resgatadas (no caso dos ativos) ou pagas (no caso dos passivos e do patrimônio líquido) são elencadas no topo do balanço.

O que são contas de balanço?

Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.

Qual a ordem das contas do passivo?

Estas contas devem ser organizadas no passivo de acordo com a ordem decrescente de sua exigibilidade, ou seja, devem ser ordenadas de acordo com o seu prazo de realização (ou cumprimento da obrigação), sendo alocadas primeiramente as obrigações com os vencimentos mais próximos até chegar às obrigações com os ...

Quais são os grupos ativos?

Os ativos não circulantes podem ser dividido em quatro grupos:
  • Realizável a longo prazo.
  • Investimentos.
  • Imobilizado.
  • Intangível.

Quais são os grupos de contas que compõem o passivo?

Dentro da estrutura do Balanço Patrimonial o grupo de Passivo possui dois grupos (além do Patrimônio Líquido), segue:
  • Passivo Circulante.
  • Passivo Não Circulante.

Quantos e quais são os grupos do ativo?

Mas para isso temos que saber que o Ativo é dividido em 3 grandes grupos que são:
  • º - ATIVO CIRCULANTE.
  • º - ATIVO REALIZAVEL A LONGO PRAZO.
  • º - ATIVO PERMANENTE.

Como elaborar um plano de contas contábil?

Como organizar um plano de contas?
  1. Organize os documentos da empresa. O controle das informações financeiras é fundamental no processo de criação do plano contábil. ...
  2. Separe os grupos. ...
  3. Crie níveis e subdivisões.

Quais são os elementos que compõem as contas contábeis?

Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio.

O que é um plano de contas de contas?

Plano de contas é um conjunto de contas que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa. Portanto, o objetivo é nortear os trabalhos contábeis de registro das operações.

Qual a ordenação para elaboração do plano de contas contábeis?

O Plano de Contas apresentado pode, por exemplo, ser codificado da seguinte maneira: inicia-se com a unidade "1" para todas as contas do Ativo; com a unidade "2" para todas as contas do Passivo; com a unidade "3" para todas as contas do Patrimônio Líquido; com a unidade "4\'\' para todas as contas de Receita e Deduções ...

O que é um plano de contas e qual a sua função?

O plano de contas é uma ferramenta que reúne as despesas e as receitas (ganhos) de uma empresa. Pode ser algo simples, como uma planilha orçamentária, em que você separa as informações manualmente, descrevendo o tipo de ganho e os tipos de despesas do negócio.

O que é um plano de contas e qual a sua importância?

Plano de contas é o conjunto de contas que norteia os trabalhos contábeis de uma empresa. Ele é a estrutura sobre a qual se constrói o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, dois dos instrumentos mais importantes da contabilidade.

O que é um plano de contas simplificado?

Ele é um plano mais simplificado, o que facilita a compreensão das finanças da empresa. O objetivo do plano de contas gerencial é ajudar o gestor a visualizar os resultados financeiros da organização, através da fácil compreensão dos registros de movimentação, focadas apenas no conceito gerencial.

Como se divide o passivo?

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

Qual o critério de classificação das contas do passivo?

Portanto, no Passivo Circulante as contas deverão ser classificadas quando satisfazer os seguintes critérios: for liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade; estiver mantido essencialmente para a finalidade de ser negociado; e, for liquidado no período de até 12 meses após a data do balanço.

Artigo anterior
O que significa lógica de argumentação?
Artigo seguinte
Quais são as principais idéias de Comenius?